Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

Revised Common Lectionary (Complementary)

Daily Bible readings that follow the church liturgical year, with thematically matched Old and New Testament readings.
Duration: 1245 days
Nova Traduҫão na Linguagem de Hoje 2000 (NTLH)
Version
Salmos 95

Canção de louvor a Deus

95 Venham todos, e louvemos
    a Deus, o Senhor!
Cantemos com alegria
    à rocha que nos salva.
Vamos comparecer diante dele
    com ações de graças,
cantando alegres hinos de louvor.
Pois o Senhor é Deus poderoso;
é Rei poderoso
    acima de todos os deuses.
Ele reina sobre o mundo inteiro,
desde as cavernas mais profundas
    até os montes mais altos.
O Senhor reina sobre o mar,
    que ele fez,
e também sobre a terra,
    que ele mesmo formou.

Venham, fiquemos de joelhos
    e adoremos o Senhor.
Vamos nos ajoelhar
    diante do nosso Criador.
Ele é o nosso Deus;
nós somos o povo que ele guia,
somos o rebanho do qual ele cuida.

Escutem hoje o que ele nos diz:
“Não sejam teimosos,
como os seus antepassados foram
    em Meribá,
quando estavam em Massá, no deserto.
Ali eles me puseram à prova
    e me desafiaram,
embora tivessem visto
    o que eu havia feito por eles.
10 Durante quarenta anos, aquele povo
    me irritou.
Então eu disse: ‘Que gente
    de coração perverso!
Eles não querem obedecer
    aos meus mandamentos!’
11 Fiquei irado e fiz este juramento:
‘Vocês nunca entrarão
    na Terra Prometida,
onde eu lhes teria dado descanso.’ ”

Êxodo 16:27-35

27 No sétimo dia algumas pessoas saíram para pegar o alimento, porém não acharam nada. 28 Então o Senhor Deus disse a Moisés:

— Até quando vocês vão desobedecer às minhas ordens e às minhas leis? 29 Lembrem que eu, o Senhor, dei a vocês um dia de descanso e foi por isso que no sexto dia eu lhes dei alimento para dois dias. No sétimo dia fiquem todos onde estiverem; ninguém deverá sair de casa.

30 Assim, o povo não trabalhou no sétimo dia.

31 Os israelitas deram àquele alimento o nome de maná. Ele era parecido com uma sementinha branca e tinha gosto de bolo de mel. 32 Moisés disse:

— O Senhor Deus mandou que fossem guardados dois litros de maná para que, no futuro, os nossos descendentes possam ver o alimento que ele nos deu para comermos no deserto, quando nos tirou do Egito.

33 Então Moisés disse a Arão:

— Pegue uma vasilha, ponha nela dois litros de maná e coloque-a na presença de Deus, o Senhor, a fim de ser guardada para os nossos descendentes.

34 Arão fez como o Senhor havia ordenado a Moisés e colocou a vasilha diante da arca da aliança para que ficasse guardada ali. 35 Durante quarenta anos os israelitas tiveram maná para comer, até que chegaram a uma terra habitada, isto é, até que chegaram à fronteira de Canaã.

João 4:1-6

Jesus e a mulher samaritana

Os fariseus ouviram dizer que Jesus estava ganhando mais discípulos e batizava mais pessoas do que João. (De fato, não era Jesus quem batizava, e sim os seus discípulos.) Quando Jesus ficou sabendo disso, saiu da Judeia e voltou para a Galileia. No caminho, ele tinha de passar pela região da Samaria.

Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou menos meio-dia quando Jesus, cansado da viagem, sentou-se perto do poço.

Nova Traduҫão na Linguagem de Hoje 2000 (NTLH)

Copyright 2000 Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservados / All rights reserved.