Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

Revised Common Lectionary (Complementary)

Daily Bible readings that follow the church liturgical year, with thematically matched Old and New Testament readings.
Duration: 1245 days
Nova Traduҫão na Linguagem de Hoje 2000 (NTLH)
Version
Salmos 51

Arrependimento e perdão

Salmo de Davi. Ao regente do coro. Escrito depois que o profeta Natã falou com Davi a respeito do pecado que este havia cometido com Bate-Seba.

51 Por causa do teu amor, ó Deus,
    tem misericórdia de mim.
Por causa da tua grande compaixão
apaga os meus pecados.
Purifica-me de todas as minhas
    maldades
e lava-me do meu pecado.

Pois eu conheço bem os meus erros,
e o meu pecado está sempre
    diante de mim.
Contra ti eu pequei —
    somente contra ti —
e fiz o que detestas.
Tu tens razão quando me julgas
e estás certo quando me condenas.
De fato, tenho sido mau
    desde que nasci;
tenho sido pecador desde o dia
    em que fui concebido.

O que tu queres é um coração sincero;
enche o meu coração
    com a tua sabedoria.
Tira de mim o meu pecado,
    e ficarei limpo;
lava-me, e ficarei mais branco
    do que a neve.
Faze-me ouvir outra vez os sons
    de alegria e de felicidade;
e, ainda que tenhas me esmagado
    e quebrado,
eu serei feliz de novo.
Não olhes para os meus pecados
e apaga todas as minhas maldades.
10 Ó Deus, cria em mim um coração puro
e dá-me uma vontade nova e firme!
11 Não me expulses da tua presença,
nem tires de mim
    o teu santo Espírito.
12 Dá-me novamente a alegria
    da tua salvação
e conserva em mim o desejo
    de ser obediente.
13 Então ensinarei aos desobedientes
    as tuas leis,
e eles voltarão a ti.

14 Ó Deus, meu Salvador,
    livra-me da morte,
e com alegria eu anunciarei
    a tua salvação!
15 Ó Senhor, põe as palavras certas
    na minha boca,
e eu te louvarei!

16 Tu não queres que eu
    te ofereça sacrifícios;
tu não gostas que animais
    sejam queimados como oferta a ti.
17 Ó Deus, o meu sacrifício
    é um espírito humilde;
tu não rejeitarás um coração humilde
    e arrependido.

18 Ó Deus, com a tua bondade,
    ajuda Jerusalém
e constrói de novo as suas muralhas!
19 Então terás prazer em receber
    os sacrifícios certos
e os animais que são
    totalmente queimados.
E touros novos serão oferecidos
    no teu altar.

Jonas 3

Jonas em Nínive

Pela segunda vez, o Senhor Deus disse a Jonas:

— Apronte-se, vá à grande cidade de Nínive e anuncie ao povo de lá a mensagem que eu vou dar a você.

Jonas se aprontou e foi a Nínive, como o Senhor Deus havia ordenado. Nínive era tão grande, que uma pessoa levava três dias para atravessá-la a pé. Jonas entrou na cidade, andou um dia inteiro e então começou a anunciar:

— Dentro de quarenta dias, Nínive será destruída!

Então os moradores de Nínive creram em Deus e resolveram que cada um devia jejuar. E todos, desde os mais importantes até os mais humildes, vestiram roupa feita de pano grosseiro a fim de mostrar que estavam arrependidos.

Quando o rei de Nínive soube disso, levantou-se do trono, tirou o manto, vestiu uma roupa feita de pano grosseiro e sentou-se sobre cinzas. Mandou também anunciar ao povo da cidade o seguinte: “Esta é uma ordem do rei e dos seus ministros. Ninguém pode comer nada. Todas as pessoas e também os animais, o gado e as ovelhas estão proibidos de comer e beber. Que todas as pessoas e animais vistam roupas feitas de pano grosseiro! Que cada pessoa ore a Deus com fervor e abandone os seus maus caminhos e as suas maldades! Talvez assim Deus mude de ideia. Talvez o seu furor passe, e assim não morreremos!”

10 Deus viu o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos. Então mudou de ideia e não castigou a cidade como tinha dito que faria.

Romanos 1:1-7

A boa notícia para todos

Eu, Paulo, servo de Cristo Jesus, escrevo esta carta. Deus me chamou e me separou para ser seu apóstolo, a fim de que eu anuncie a boa notícia do evangelho de Deus.

Há muito tempo essa boa notícia foi prometida por Deus, por meio dos seus profetas, e escrita nas Escrituras Sagradas. 3-4 Ela fala a respeito do Filho de Deus, o nosso Senhor Jesus Cristo, o qual, como ser humano, foi descendente do rei Davi. E, quanto à sua santidade divina, a sua ressurreição provou, com grande poder, que ele é o Filho de Deus. Por meio de Cristo, Deus me deu a honra de ser apóstolo no serviço de Cristo para levar pessoas de todas as nações a crerem em Cristo e a serem obedientes a ele. Entre essas pessoas estão vocês que moram em Roma, a quem Deus tem chamado para pertencerem a Jesus Cristo.

Por isso eu escrevo a todos vocês que estão em Roma, todos vocês a quem Deus ama e a quem tem chamado para serem o seu próprio povo.

Que a graça e a paz de Deus, o nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês!

Nova Traduҫão na Linguagem de Hoje 2000 (NTLH)

Copyright 2000 Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservados / All rights reserved.