Revised Common Lectionary (Complementary)
Confiança em Deus
Cântico para os peregrinos.
130 Peço que me ajude, ó SENHOR,
do fundo do meu desespero.
2 Escute a minha voz, ó Senhor,
ouça o meu pedido de socorro.
3 SENHOR, se fizer uma lista dos nossos pecados,
ninguém será salvo.
4 Mas o Senhor nos perdoa,
para que tenhamos reverência diante do Senhor.
5 Toda a minha esperança está no SENHOR.
Confio na sua palavra.
6 Espero ansiosamente pelo Senhor,
mais do que os guardas esperam pelo amanhecer.
7 Israel, confie no SENHOR.
Só o SENHOR é fiel. Confie no seu amor e salvação.
8 Ele salvará Israel
de todos os seus pecados.
13 Portanto, uma grande multidão se reuniu em Jerusalém no segundo mês para celebrar a festa dos Pães sem Fermento. 14 Tiraram de Jerusalém todos os altares e lugares onde se queimava incenso e jogaram tudo no ribeiro de Cedrom. 15 No dia catorze do segundo mês mataram os cordeiros da Páscoa. Os sacerdotes e os levitas, envergonhados, se purificaram e levaram ao templo do SENHOR os animais para os sacrifícios que devem ser queimados completamente. 16 Depois se colocaram em seus postos, como de costume, de acordo com a lei de Moisés, homem de Deus. Os sacerdotes espalhavam o sangue que os levitas lhes entregavam. 17 Muita gente não pôde fazer seu próprio sacrifício porque não haviam se purificado. Por isso, com o propósito de consagrá-los ao SENHOR, os levitas tiveram que sacrificar por eles os cordeiros da Páscoa. 18 De fato, muita gente de Efraim, Manassés, Issacar e Zebulom participaram da ceia da Páscoa sem ter se purificado, e assim não agiam conforme o estabelecido. Por isso Ezequias orou assim por eles:
—Senhor, sabendo que é bom, peço que apague o pecado de todo aquele que decidiu de coração segui-lo, 19 SENHOR, Deus dos nossos antepassados, embora não estejam purificados como exigem as normas de purificação do templo.
20 O SENHOR ouviu a oração de Ezequias e perdoou o povo. 21 Os israelitas que se encontravam em Jerusalém celebraram com grande alegria durante sete dias a festa dos Pães sem Fermento. Os levitas e sacerdotes adoravam o SENHOR cada dia com todas as suas forças. Acompanhavam seus louvores com o forte som de instrumentos em honra ao SENHOR. 22 Ezequias saudou a todos os levitas que haviam demonstrado tamanha disposição e servir ao SENHOR.
Participaram da ceia da festa durante sete dias, apresentando ofertas para festejar e dando graças ao SENHOR, Deus dos seus antepassados. 23 Então toda a congregação decidiu prolongar a festa mais sete dias e assim o fizeram com alegria 24 porque Ezequias, rei de Judá, deu ao povo 1.000 bois e 7.000 ovelhas; também os chefes deram ao povo 1.000 bois e 10.000 ovelhas. Muitos sacerdotes se consagraram para o serviço. 25 Toda a congregação de Judá ficou muito alegre, assim como os sacerdotes, os levitas e todo o povo que tinha vindo de Israel, e também os imigrantes que moravam em Israel e os que moravam em Judá. 26 Houve grande alegria em Jerusalém porque desde os dias de Salomão, filho de Davi, rei de Israel, não se havia celebrado a Páscoa dessa maneira em Jerusalém. 27 Depois os levitas e os sacerdotes se puseram de pé e abençoaram o povo. Deus os escutou e a oração que eles fizeram chegou até o lugar santo onde vive Deus, o céu.
Jesus cura um paralítico
(Mt 9.1-8; Lc 5.17-26)
2 Alguns dias depois, Jesus voltou para a cidade de Cafarnaum e a notícia de que ele estava em casa se espalhou. 2 Então, se juntou tamanha multidão que não havia lugar para ficar nem mesmo perto da porta, do lado de fora. Jesus estava ensinando a sua mensagem a eles 3 quando quatro homens chegaram, levando um paralítico. 4 Eles não estavam conseguindo se aproximar de Jesus por causa da multidão. Então, abriram um buraco no telhado acima do lugar onde Jesus estava e, pela abertura, abaixaram até ele a maca onde o paralítico estava deitado. 5 Ao ver a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico:
—Os seus pecados estão perdoados, meu filho.
6 Alguns professores da lei, que estavam ali sentados, começaram a perguntar a si mesmos:
7 —Por que este homem está dizendo essas coisas? Ele está insultando a Deus. Só Deus pode perdoar pecados!
8 Imediatamente Jesus sabia o que eles estavam pensando e disse:
—Por que vocês estão pensando essas coisas?
9 Talvez vocês pensem que é mais fácil lhe dizer: “Os seus pecados estão perdoados”, porque isso não pode provar que eu tenho autoridade para perdoar os pecados das pessoas. Se eu, porém, lhe dizer: “Levante-se, pegue a sua maca e ande!” 10 e assim acontecer, então ficará demonstrado que o Filho do Homem tem autoridade na terra para perdoar pecados. Então Jesus disse ao paralítico:
11 —Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa.
12 E diante de todos o homem se levantou, pegou a sua maca e caminhou para fora. Todos ficaram maravilhados e começaram a adorar a Deus, dizendo:
—Nunca vimos nada parecido com isto!
© 1999, 2014, 2017 Bible League International