Revised Common Lectionary (Complementary)
Confissão e perdão
Salmo de Davi. Poema de Sabedoria[a].
32 Feliz é a pessoa que foi perdoada pelo mal que fez,
e que os seus pecados foram apagados.
2 Feliz é a pessoa que o SENHOR considera inocente,
a pessoa em quem não há maldade.
3 Enquanto eu não confessei os meus pecados,
o meu corpo ficava fraco e cheio de dores.
4 O Senhor me castigava de dia e de noite,
e eu estava abatido como terra seca no verão. Selah
5 Então, SENHOR, confessei os meus pecados e não escondi os meus erros,
confessei as minhas culpas, e o Senhor me perdoou. Selah
6 Por isso, todos os seus fiéis seguidores devem orar ao Senhor.
E quando estiverem em grandes dificuldades, nenhum mal lhes acontecerá.
7 O Senhor é o meu refúgio,
me protege do perigo.
À minha volta, todos cantam com alegria
pela sua salvação. Selah
8 “Vou ensinar a você e lhe mostrar o caminho que deve seguir.
Olharei por você e serei o seu conselheiro.
9 Não seja como o cavalo ou o burro,
que não têm entendimento,
e precisam ser controlados com freios e rédeas,
para não fugirem de você”.
10 Os maus sofrem muitas coisas,
mas o amor fiel do SENHOR protege aqueles que confiam nele.
11 Por isso, alegrem-se e sejam felizes no SENHOR.
Cantem com alegria todos vocês que são sinceros e honestos.
A rebelião de Absalão
15 Depois disto, Absalão obteve um carro e cavalos, e também cinquenta guardas reais que corriam diante do carro. 2 Então se levantava cedo e ia ficar junto à entrada[a] da cidade e falava com as pessoas que vinham ao rei para que as suas questões fossem julgadas. E Absalão perguntava a eles: “De que cidade você é?” E a pessoa respondia: “Sou desta ou daquela tribo de Israel”. 3 Então Absalão dizia a eles: “Olhe, tem razão, a sua causa é válida. Mas o representante do rei não vai ouvir você”. 4 Depois dizia: “Quem é que vai me fazer juiz desta nação? Se eu fosse juiz poderia resolver com justiça todas as causas que me trouxessem”.
5 E se alguém se aproximava dele e se inclinava em respeito, então Absalão o abraçava e beijava. 6 Fazia isto com todas as pessoas que vinham pedir justiça ao rei. Assim Absalão ganhou o coração de todo o povo de Israel.
7 Depois de quatro[b] anos, Absalão disse ao rei:
—Por favor, ó rei, deixe-me ir a Hebrom para cumprir uma promessa que fiz ao SENHOR. 8 Quando ainda estava em Gesur, de Arã, prometi ao SENHOR que se ele me deixasse regressar a Jerusalém, eu iria fazer um sacrifício ao SENHOR em Hebrom[c].
9 O rei Davi disse:
—Vá em paz.
E Absalão foi para Hebrom. 10 Mas, de Hebrom, Absalão mandou secretamente mensageiros a todas as tribos de Israel para lhes dizer: “Quando ouvirem o som da trombeta, então digam que Absalão tornou-se rei em Hebrom”. 11 Absalão convidou duzentos homens para que fossem com ele. Eles foram mas não sabiam dos seus planos. 12 Enquanto Absalão oferecia sacrifícios, ele mandou chamar Aitofel, um dos conselheiros de Davi, da cidade de Gilo. A revolta ganhou força e muita gente começou a apoiar Absalão.
Deus não se esqueceu do seu povo
11 Pergunto agora: “Rejeitou Deus o seu povo?” De maneira nenhuma! Eu próprio sou um israelita, da família de Abraão, da tribo de Benjamim. 2 Deus escolheu os israelitas para serem o seu povo desde o princípio do mundo e nunca os rejeitou. Vocês não sabem o que as Escrituras dizem a respeito de Elias quando ele orou a Deus contra o povo de Israel? Elias disse: 3 “Meu Deus! Eles mataram os seus profetas e destruíram os seus altares. Eu sou o único dos seus profetas que ficou com vida e agora eles querem me matar”.(A) 4 Mas o que Deus disse a Elias? Ele disse: “Guardei para mim sete mil homens, que não adoraram Baal”.(B) 5 Do mesmo modo, também agora há algumas pessoas que Deus escolheu por causa da sua graça. 6 E se Deus as escolheu por causa da sua graça, então não foi por causa de alguma coisa que elas tenham feito. Mas, se elas tivessem sido escolhidas por causa daquilo que fizeram, então não se poderia falar que se trata da graça de Deus.
7 Foi isto o que aconteceu: o povo de Israel não encontrou o que estava procurando; somente aqueles que Deus escolheu é que encontraram. Os outros ficaram de coração duro e se recusaram a ouvir a Deus. 8 Como dizem as Escrituras:
“Deus fez com que as pessoas não compreendessem.(C)
Deus fechou-lhes os olhos para que elas não vissem,
e os ouvidos para que não ouvissem.
E ainda hoje é assim”.(D)
9 E Davi diz:
“Que as suas festas se tornem em laços e armadilhas,
onde eles sejam apanhados e castigados.
10 Que os seus olhos sejam fechados para que não vejam,
e que eles sejam atormentados para sempre”.(E)
© 1999, 2014, 2017 Bible League International