Revised Common Lectionary (Complementary)
Tudo tem o seu tempo certo
3 Existe um momento certo para tudo; tudo o que acontece debaixo do céu acontece de acordo com um plano.
2 Existe um momento certo para nascer
e outro para morrer;
um momento certo para plantar
e outro para arrancar as plantas.
3 Existe um momento certo para matar
e outro para curar;
um momento certo para destruir
e outro para construir.
4 Existe um momento certo para chorar
e outro para rir;
um momento certo para estar triste
e outro para pular de alegria.
5 Existe um momento certo para espalhar pedras
e outro para ajuntá-las;
um momento certo para abraçar
e outro para deixar de abraçar.
6 Existe um momento certo para procurar
e outro para deixar de procurar.
Existe um momento certo para guardar
e outro para descartar.
7 Existe um momento certo para rasgar
e outro para costurar;
um momento certo para ficar em silêncio
e outro para falar.
8 Existe um momento certo para amar
e outro para odiar;
um momento certo para fazer guerra
e outro para fazer paz.
Deus controla o mundo
9 Qual a vantagem que o trabalhador consegue a mais trabalhando tanto? 10 Tenho visto todo o duro trabalho que Deus deu aos homens para mantê-los ocupados. 11 Tudo acontece no seu devido tempo. Mesmo assim, Deus pôs na mente humana a habilidade de entender o passo do tempo, embora ninguém consiga entender completamente a obra de Deus desde o começo até o fim.
12 Aprendi que a única boa escolha que a gente pode fazer é ser feliz e desfrutar enquanto viver, 13 pois Deus quer que todos comam, bebam e desfrutem do seu trabalho. Poder desfrutar deste tipo de vida é um dom de Deus.
Deus e os seres humanos
Ao diretor do coro. Com a gitite. Salmo de Davi.
8 Ó SENHOR, nosso Deus,
magnífico é o seu nome em toda a terra!
Mais alta do que os céus é a sua glória!
2 Fez com que as crianças e os pequeninos
lhe cantassem louvores.
Cantaram por causa dos seus adversários,
para porem fim ao inimigo vingador.
3 Quando olho para os céus, para a sua criação,
e vejo a lua e as estrelas que o Senhor colocou nos seus lugares,
4 fico pensando: “Ó Deus! O que é o homem
para que o Senhor se lembre dele?
Ou o filho do homem
para que o Senhor se interesse por ele?”
5 O Senhor o fez um pouco abaixo dos seres celestiais[a]
e o cobriu de glória e honra.
6 O Senhor lhe deu autoridade sobre toda a sua criação
e colocou todas as coisas sob o seu poder:
7 todas as ovelhas, os bois
e os animais selvagens,
8 as aves do céu, os peixes do mar
e tudo o que passa pelas correntes dos mares.
9 SENHOR, nosso Deus,
magnífico é o seu nome em toda a terra!
[b]
O novo céu e a nova terra
21 Depois vi um novo céu e uma nova terra[a]. O primeiro céu e a primeira terra tinham desaparecido e o mar já não existia mais. 2 Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém[b], que descia do céu, da parte de Deus. Ela estava vestida como uma noiva enfeitada para o seu marido. 3 Então ouvi uma voz forte que vinha do trono, dizendo:
—Agora, a morada de Deus vai ser com os homens. Deus habitará com eles e eles serão povos de Deus. Então, o próprio Deus estará com eles e Ele lhes será por Deus. 4 Deus enxugará todas as lágrimas de seus olhos e a morte já não existirá mais. Não haverá mais luto, nem choro e nem dor, porque as coisas velhas já passaram.
5 E aquele que estava sentado no trono disse:
—Olhem, Eu estou fazendo tudo novo!
E acrescentou:
—Escreva isto, porque estas palavras são verdadeiras e dignas de confiança.
6 E Ele ainda me disse:
—Tudo está feito! Eu sou o Alfa e o Ômega[c], o Princípio e o Fim. A todos os que têm sede eu darei de beber, de graça, da fonte da água da vida.
O julgamento final
31 —Quando o Filho do Homem vier, com todo o seu poder e com todos os seus anjos, ele se sentará no seu glorioso trono. 32 Então, todos os povos da terra se reunirão diante dele e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33 Ele colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34 Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: “Venham, vocês que são abençoados por meu Pai! Venham e recebam o reino que está preparado para vocês desde a criação do mundo. Este reino é a recompensa de vocês, 35 pois eu tive fome e me deram o que comer, tive sede e me deram o que beber, fui estrangeiro e me receberam em suas casas, 36 não tinha o que vestir e me deram roupas, estive doente e cuidaram de mim, estive na prisão e foram me visitar”.
37 —Então, os bons perguntarão: “Senhor, quando foi que nós o vimos com fome e lhe demos o que comer, ou o vimos com sede e lhe demos o que beber? 38 Quando foi ainda que, como estrangeiro, nós o recebemos em nossas casas, ou que o vimos sem ter o que vestir e lhe demos roupas, 39 ou mesmo que, estando doente ou preso, nós o visitamos?”
40 —O rei, porém, lhes responderá: “Digo a verdade a vocês: Todas as vezes que vocês fizeram essas coisas ao mais simples dos meus irmãos, na realidade foi a mim que fizeram”.
41 —E o rei, então, dirá àqueles que estão à sua esquerda: “Saiam daqui! Vocês estão debaixo da maldição de Deus! Vocês irão para o fogo eterno, o qual foi preparado por Deus para o diabo e seus anjos. 42 Esse é o castigo que merecem, pois eu tive fome, mas mesmo assim vocês não me deram o que comer; tive sede, mas mesmo assim não me deram o que beber; 43 fui estrangeiro, mas mesmo assim não me receberam nas suas casas; não tinha o que vestir, mas mesmo assim não me deram roupas; estive doente e preso, mas mesmo assim não foram me visitar”.
44 —Mas eles também lhe perguntarão: “Senhor, quando foi que nós o vimos com fome, ou com sede, ou como estrangeiro, ou sem ter o que vestir, ou mesmo doente ou preso e não o ajudamos?”
45 —Mas o Rei, então, lhes responderá: “Digo a verdade a vocês: Todas as vezes que deixaram de fazer qualquer uma dessas coisas ao mais simples dos meus irmãos, na realidade foi a mim que vocês deixaram de fazê-la”.
46 —Estes, portanto, irão para o castigo eterno; mas os bons, irão para a vida eterna.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International