Revised Common Lectionary (Complementary)
O SENHOR está sempre comigo
Poema de Davi.
16 Proteja-me, ó meu Deus,
pois no Senhor me refugio.
2 Alguns disseram: “O SENHOR é o meu Senhor,
todo o bem que tenho vem do Senhor”.[a]
3 E ao mesmo tempo disseram aos deuses[b] do país:
“Vocês também são fortes e muito agradáveis”.
4 Os que seguem outros deuses sofrerão muito.
Eu não participarei das ofertas sangrentas que eles oferecem aos seus ídolos.
Nem sequer permitirei que os meus lábios pronunciem o nome desses deuses.
5 O SENHOR é a porção que me foi dada e o meu cálice.
O meu futuro está nas suas mãos!
6 Foi me dado um lugar maravilhoso,
a minha herança é a mais bela.
7 Louvarei o SENHOR porque ele me guia;
até de noite, ele dirige e guia os meus passos.
8 Para mim o SENHOR é sempre o primeiro;
nada pode me abalar, pois ele está ao meu lado.
9 Por isso o meu coração e a minha alma estão cheios de alegria
e o meu corpo viverá em segurança para sempre.
10 Porque não me abandonará no lugar dos mortos,
não deixará o seu santo ficar na cova[c].
11 Ensine-me o caminho que conduz à vida,
à alegria sem fim de estar na sua presença,
às delícias de estar ao seu lado direito para sempre.
4 Eu, Nabucodonosor, estava descansando tranquilamente no meu palácio, 5 quando tive um sonho que me deixou muito assustado e as ideias que passaram pela minha mente me deixaram aterrorizado. 6 Por isso ordenei que todos os sábios da Babilônia fossem trazidos para interpretar o meu sonho. 7 Quando os adivinhos, feiticeiros, magos e caldeus chegaram, contei a eles a respeito do sonho, mas eles não conseguiram me dizer qual era o seu significado. 8 Finalmente, chegou Daniel, o qual é também chamado de Beltessazar, em honra ao meu deus. O espírito dos santos deuses[a] vive nele. E isto foi o que lhe falei a respeito do meu sonho:
9 —Beltessazar, chefe dos magos, eu sei que o espírito dos santos deuses está com você e não existe segredo algum para você. Peço que me explique a respeito da minha visão e que me fale qual é o seu significado. 10 Quando estava dormindo na minha cama, comecei a ter umas visões. De repente, vi uma árvore que saía da terra e era muito alta. 11 Era tão alta e poderosa que chegava até o céu e podia ser vista desde todos os cantos da terra. 12 Suas folhas eram lindas e seus frutos eram muitos. Tinha suficiente comida para todo o mundo. Os animais selvagens procuravam refúgio debaixo da sua sombra e as aves faziam seus ninhos nos seus galhos. Todos os animais achavam o seu alimento ali.
13 —Enquanto eu ainda estava na minha cama, tendo esta visão, vi que um santo anjo desceu do céu, 14 e gritou muito forte: “Cortem essa árvore e tirem dela todos os seus galhos! Tirem dela todas as folhas e espalhem todos os seus frutos! Que os animais que estão debaixo da sua sombra e as aves que estão nos seus galhos saiam daqui! 15 Mas deixem no chão o tronco e as raízes. Que o tronco seja amarrado com cadeias de ferro e bronze, entre a erva do campo, para que seja molhado pelo orvalho e comparta com os animais selvagens a erva do campo. 16 Deixará de pensar como um ser humano e terá a mente de um animal. Tudo isso durará sete anos.[b] 17 Assim foi decretado pelos santos anjos que vigiam tudo, para que todas as criaturas saibam que o Deus Altíssimo governa sobre todos os reinos do homem. Ele dá poder para quem ele quer e, inclusive, coloca no trono o mais humilde dos homens”. 18 Esse foi o sonho que eu, o Rei Nabucodonosor, tive. Agora, Beltessazar, diga para mim qual é o seu significado. Nenhum outro sábio conseguiu me explicar a respeito disso, mas você poderá fazer isso porque o espírito dos santos deuses está com você!
Alguns conselhos pessoais
11 Mas quanto a você, homem de Deus, evite estas coisas. Procure viver da maneira certa, com dedicação a Deus, com fé, com amor, com constância e com mansidão. 12 Dê o melhor de você para ganhar a nobre corrida da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado quando fez a boa declaração a respeito de Cristo diante de muitas testemunhas. 13 Agora, diante de Deus, que dá vida a todas as coisas, e diante de Cristo Jesus, que fez a mesma boa declaração em frente de Pôncio Pilatos, eu lhe ordeno: 14 Obedeça ao mandamento que lhe foi dado e guarde-o puro e perfeito até o dia em que o nosso Senhor Jesus Cristo aparecer. 15 Quando chegar o tempo certo, isto será revelado por Deus, que é bendito, o único Soberano, o Rei dos reis e o Senhor dos senhores. 16 Ele é o único que é imortal. Ele vive na luz da qual ninguém pode se aproximar. Ninguém jamais o viu nem pode vê-lo. A ele sejam dados a honra e o poder para sempre! Amém.
17 Ordene isto aos que têm riquezas deste mundo: que não sejam orgulhosos e que não depositem a sua esperança no dinheiro, pois ele não traz segurança nenhuma. Diga-lhes para depositar a sua esperança em Deus, que nos dá tudo de que precisamos em grande quantidade, para a nossa satisfação. 18 Também ordene aos ricos que façam o bem, que sejam ricos em boas obras, que sejam generosos e que estejam prontos para repartir o que têm com os outros. 19 Assim eles estarão acumulando para si mesmos um tesouro no céu, que será um alicerce sólido para o futuro, para que possam tomar posse da verdadeira vida.
20 E você, Timóteo, guarde o que lhe foi confiado. Evite os falatórios inúteis e que desagradam a Deus e as contradições que se referem às coisas que falsamente chamam de “conhecimento”. 21 Algumas pessoas têm seguido esse “conhecimento” e se desviado da fé.
Que a graça de Deus esteja com todos vocês.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International