Revised Common Lectionary (Complementary)
8 Então o SENHOR disse a Elias:
9 —Vá a Sarepta, em Sidom, e more ali. Naquele lugar mora uma viúva a quem eu ordenei que lhe dê comida.
10 Então Elias foi para Sarepta e, ao entrar pela porta da aldeia, viu uma viúva que estava apanhando lenha para o fogo. Elias disse:
—Pode me trazer um pouco de água para beber?
11 Enquanto ela ia procurar a água, Elias acrescentou:
—E um pedaço de pão, por favor?
12 A mulher respondeu:
—Garanto a você perante o SENHOR, seu Deus, que não tenho pão. Só tenho um pouco de farinha numa vasilha e um pouco de azeite de oliveira na jarra. Hoje vim apanhar dois gravetos, para assar em casa a última comida que tenho. Meu filho e eu pensávamos comer essa comida e depois morrer de fome.
13 Elias disse à mulher:
—Não se preocupe, vá e faça a comida que disse, mas primeiro me faça um pãozinho da farinha que tem e traga para mim. Depois cozinhe para você e seu filho. 14 O SENHOR, Deus de Israel, diz: “Aquela vasilha de farinha nunca acabará nem se esgotará o azeite e assim continuará até que o SENHOR mande chuva à terra”.
15 Então a mulher fez o que Elias tinha lhe dito e tanto ele quanto a mulher e o seu filho tiveram suficiente comida por muito tempo. 16 A vasilha de farinha e a jarra de azeite nunca ficaram vazias, assim como o SENHOR disse por meio de Elias.
Louvor a Deus
146 Aleluia!
Louvarei o SENHOR com toda a minha alma!
2 Louvarei o SENHOR toda a minha vida.
Enquanto eu viver, cantarei louvores ao SENHOR.
3 Não confiem nas pessoas importantes,
pois são apenas seres humanos, que não podem salvar ninguém.
4 Elas também morrem e voltam ao pó;
nesse mesmo dia terminam todos os seus planos.
5 Feliz é aquele que recebe ajuda do Deus de Jacó;
aquele que confia no SENHOR, seu Deus.
6 Foi ele que fez os céus, a terra, o mar
e tudo o que há neles,
ele é sempre fiel.
7 O SENHOR defende os oprimidos,
dá comida a quem tem fome
e dá liberdade aos prisioneiros.
8 O SENHOR dá vista aos cegos;
o SENHOR levanta os que caem;
o SENHOR ama os justos.
9 O SENHOR protege o estrangeiro,
cuida dos órfãos e das viúvas,
mas amarga a vida dos que praticam o mal.
10 O SENHOR reinará eternamente!
Ó Sião, o seu Deus reinará de geração em geração.
Aleluia!
24 Porque Cristo não entrou num santuário feito por homens, que é a cópia do verdadeiro. Ele entrou no próprio céu, para agora comparecer diante de Deus por nós. 25 O sumo sacerdote entra no Lugar Santíssimo uma vez por ano, e leva sangue de animal. Jesus, porém, quando entrou no céu, não o fez para oferecer a si mesmo muitas vezes, pois, 26 se fosse assim, ele teria que ter sofrido muitas vezes desde a criação do mundo. Agora, porém, que os tempos estão chegando ao fim, ele apareceu uma vez por todas, a fim de acabar com o pecado por meio do sacrifício de si mesmo. 27 Assim como cada pessoa tem que morrer uma única vez e depois ser julgada, 28 Cristo também foi oferecido uma única vez como sacrifício para tirar os pecados de muitas pessoas. Depois ele aparecerá pela segunda vez, não para tirar os pecados, mas para trazer a salvação para aqueles que estão esperando por ele.
Jesus critica os professores de lei
(Mt 23.1-36; Lc 20.45-47)
38 E enquanto ensinava, dizia:
—Tenham cuidado com os professores da lei. Eles gostam de andar com as suas roupas elegantes e de ser cumprimentados com respeito nos lugares públicos. 39 Eles também gostam de ocupar os lugares mais importantes nas sinagogas e os lugares de honra nas festas. 40 Eles exploram as viúvas, roubando delas os seus bens e, ao mesmo tempo, fazem longas orações para serem notados. Estes receberão o pior castigo.
Jesus ensina sobre o ato de dar
(Lc 21.1-4)
41 Jesus estava sentado perto da caixa de contribuições[a] do templo e observava como as pessoas punham seu dinheiro nela. Muitos ricos depositavam grandes quantias. 42 Veio, porém, uma viúva pobre e colocou duas pequenas moedas, correspondentes a um centavo. 43 Jesus, então, chamando os seus discípulos, lhes disse:
—Digo a verdade a vocês: Esta viúva pobre colocou na caixa de contribuições mais do que o fizeram todos os outros! 44 Digo isto pois todos deram o que tinham sobrando; ela, porém, na sua pobreza, deu tudo o que tinha para viver.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International