Revised Common Lectionary (Complementary)
Louvor a Deus
146 Aleluia!
Louvarei o SENHOR com toda a minha alma!
2 Louvarei o SENHOR toda a minha vida.
Enquanto eu viver, cantarei louvores ao SENHOR.
3 Não confiem nas pessoas importantes,
pois são apenas seres humanos, que não podem salvar ninguém.
4 Elas também morrem e voltam ao pó;
nesse mesmo dia terminam todos os seus planos.
5 Feliz é aquele que recebe ajuda do Deus de Jacó;
aquele que confia no SENHOR, seu Deus.
6 Foi ele que fez os céus, a terra, o mar
e tudo o que há neles,
ele é sempre fiel.
7 O SENHOR defende os oprimidos,
dá comida a quem tem fome
e dá liberdade aos prisioneiros.
8 O SENHOR dá vista aos cegos;
o SENHOR levanta os que caem;
o SENHOR ama os justos.
9 O SENHOR protege o estrangeiro,
cuida dos órfãos e das viúvas,
mas amarga a vida dos que praticam o mal.
10 O SENHOR reinará eternamente!
Ó Sião, o seu Deus reinará de geração em geração.
Aleluia!
O ano do perdão das dívidas
15 —No fim de cada sete anos, vocês perdoarão todas as dívidas. 2 Façam assim: quem emprestar dinheiro a outro israelita, deve lhe perdoar a dívida. Ele não deve exigir pagamento, porque o perdão é anunciado em honra ao SENHOR. 3 Ao estrangeiro vocês poderão exigir pagamento, mas deverão perdoar tudo o que o seu irmão lhes deve. 4 No entanto, não deverá haver pessoas pobres no meio de vocês, pois o SENHOR certamente abençoará muito vocês, na terra que o SENHOR, seu Deus, lhes dá como herança. 5 Mas tenham muito cuidado, obedeçam às ordens do SENHOR, seu Deus. Cumpram todos os mandamentos que hoje lhes dou 6 e o SENHOR, seu Deus, vai abençoar muito vocês, como lhes prometeu. E terão muito para emprestar a muitos povos, mas vocês não precisarão de pedir emprestado. Dominarão muitos povos, mas nenhum dominará vocês.
7 —E se houver algum israelita pobre numa das cidades da terra que o SENHOR lhes dá, ajudem-no, não sejam egoístas. 8 Pelo contrário, vocês deverão ser generosos, e emprestar-lhe tudo o que ele precisar.
9 —Tenham cuidado, não deixem de ajudar o seu próximo só porque o sétimo ano, o ano do perdão, está próximo. Isso seria uma atitude muito má. Não tratem mal o pobre, nem deixem de ajudá-lo. Senão ele poderá se queixar de vocês ao SENHOR, e vocês seriam culpados desse pecado. 10 Portanto, deem ao pobre generosamente e ajudem-no sem hesitar. Assim o SENHOR, seu Deus, abençoará vocês em todo o seu trabalho por terem feito isso. 11 Sempre haverá pessoas pobres na terra. Portanto, eu lhes ordeno que sejam generosos com os seus irmãos necessitados e com os pobres que vivem na sua terra.
15 Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança a fim de que aqueles que têm sido chamados recebam a herança eterna que Deus prometeu. Isto é possível porque Jesus morreu tanto para pagar pelos pecados que as pessoas cometeram enquanto estavam sob a velha aliança, como para livrá-los destes pecados.
16 Se uma pessoa deixa um testamento[a], é necessário que se prove que essa pessoa morreu. 17 Pois um testamento somente se torna válido depois que a pessoa que o fez tiver morrido; ele não tem efeito nenhum enquanto a pessoa que o fez ainda estiver viva. Com uma aliança acontece a mesma coisa: ela só se torna válida por meio da morte. 18 É por isso que nem mesmo a primeira aliança entrou em vigor sem sangue. 19 Em primeiro lugar, Moisés anunciou ao povo todos os mandamentos de acordo com a lei. Depois ele pegou o sangue dos bezerros e dos bodes e misturou com água. Aí ele usou uma lã tingida de vermelho e hissopo para borrifar tanto o livro como também todo o povo. 20 Então Moisés disse: “Este é o sangue que efetiva a aliança, à qual Deus ordenou que vocês obedecessem”.(A) 21 Da mesma maneira Moisés também borrifou sangue sobre o tabernáculo e sobre todos os utensílios usados na adoração. 22 De fato, de acordo com a lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue e, sem derramamento de sangue, não pode haver perdão de pecados.
O sacrifício de Cristo tira os pecados
23 Essas coisas, que eram cópias daquelas que estão no céu, deviam ser purificadas com tais sacrifícios; mas as próprias coisas do céu exigem sacrifícios bem melhores. 24 Porque Cristo não entrou num santuário feito por homens, que é a cópia do verdadeiro. Ele entrou no próprio céu, para agora comparecer diante de Deus por nós.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International