Revised Common Lectionary (Complementary)
O arrependimento de Davi
Ao diretor do coro. Salmo de Davi, quando o profeta Natã o repreendeu por ter cometido adultério com Betsabé.
51 Tenha compaixão de mim, ó meu Deus, pelo seu amor fiel;
pela sua grande misericórdia, apague os meus pecados.
2 Lave-me de toda a minha culpa
e limpe todo o meu pecado.
3 Eu reconheço os meus erros,
e nunca esqueço os meus pecados.
4 Pequei contra o Senhor, fiz o mal que detesta.
Por isso, a sua sentença é justa, e tem razão quando me condena.
5 De fato, sou mau desde que nasci,
sou pecador desde que fui concebido.
6 O Senhor ama o coração sincero,
e me ensina a ter sabedoria.
7 Limpe-me do meu pecado[a], e ficarei puro;
lave-me, e ficarei mais branco do que a neve.
8 Fale para mim palavras de alegria e felicidade,
e os ossos que esmagou se alegrarão de novo.
9 Não olhe para os meus pecados
e apague toda a minha maldade.
10 Deus, crie em mim um coração puro;
renove em mim um espírito fiel.
11 Não me expulse do seu lado;
não tire de mim o seu santo Espírito.
12 Dê-me novamente a alegria de estar salvo;
e fortaleça-me com um espírito obediente.
13 Então ensinarei as suas leis aos desobedientes,
e os pecadores voltarão ao Senhor.
14 Livre-me da culpa de ter derramado sangue,
ó Deus, Deus da minha salvação, e proclamarei a sua justiça.
15 SENHOR, dê-me as palavras,
e a minha boca o louvará.
16 O Senhor não quer ofertas, senão eu as traria;
não tem prazer nos sacrifícios queimados.
17 Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito de humildade;
um coração humilde e arrependido, nunca rejeitará, ó Deus.
18 Trate Sião com bondade e ajude-a,
construa de novo as muralhas de Jerusalém.
19 Então o Senhor aceitará com prazer os sacrifícios certos,
as ofertas e os sacrifícios queimados.
Então serão oferecidos novilhos no seu altar.
58 —Obedeçam, com cuidado, todas as palavras desta lei que estão escritas neste livro. Respeitem o nome glorioso e terrível do SENHOR, seu Deus. 59 Senão, o SENHOR castigará vocês com desgraças horríveis e prolongadas e com doenças dolorosas e sem cura. 60 Ele fará cair sobre vocês todas as doenças que enviou contra o Egito, que deixaram vocês com tanto medo, e elas não os deixarão. 61 Além disso, o SENHOR enviará contra vocês muitas outras desgraças e doenças que não estão escritas neste Livro da Lei, até que sejam destruídos. 62 E apesar de serem tão numerosos como as estrelas do céu, ficarão reduzidos a um pequeno número, porque não obedeceram ao que o SENHOR, seu Deus, disse para vocês.
63 —E da mesma maneira como o SENHOR teve alegria em lhes fazer bem e em torná-los mais numerosos, assim também terá alegria em arruinar e destruir vocês, até serem expulsos da terra que vão ocupar. 64 O SENHOR espalhará vocês por todas as nações, de um lado da terra ao outro. E ali irão servir outros deuses feitos de madeira e de pedra, que nem vocês nem os seus antepassados conheciam.
65 —Nessas nações não terão paz nem um lugar onde possam descansar. Ali o SENHOR também fará com que o coração de vocês esteja sempre cheio de preocupações; os seus olhos, cansados de esperar; e a alma de vocês, cheia de tristeza. 66 A vida de vocês estará sempre em perigo, andarão assustados de dia e de noite, e não saberão se vão viver ou morrer. 67 Terão tanto medo e verão tantas coisas más que de manhã irão falar: “Quem dera que já fosse noite!” e à noite dirão: “Quem dera que já fosse dia!” 68 O SENHOR enviará vocês de novo para o Egito em barcos, ou pelo caminho que disse que nunca mais voltariam a ver. Ali vocês tentarão vender a si mesmos como escravos aos seus inimigos, mas ninguém irá comprar vocês.
A aliança em Moabe
29 Além da aliança que o SENHOR tinha feito com o povo de Israel no monte Horebe, o SENHOR também fez esta aliança com eles na terra de Moabe.
17 —O tempo de se cumprir a promessa que Deus havia feito a Abraão estava próximo, e o nosso povo havia se multiplicado muito no Egito. 18 Então, subiu ao trono do Egito um outro rei que nada sabia a respeito de José. 19 Com grande astúcia, enganou e maltratou o nosso povo, forçando os pais a abandonar os seus filhos para que eles não vivessem. 20 Naquele tempo nasceu Moisés. Ele era uma criança muito bonita e, durante três meses, foi mantido na casa de seus pais. 21 Depois disso ele foi abandonado, mas a filha de Faraó o recolheu e o criou como se fosse seu próprio filho. 22 Moisés foi educado em toda a sabedoria dos egípcios e era poderoso em palavras e ações.
23 —Quando Moisés estava com quarenta anos, decidiu visitar os seus irmãos, os israelitas. 24 Ao ver um deles sendo maltratado, defendeu e vingou o israelita oprimido, matando o egípcio. 25 Ele pensava que seus irmãos iriam entender que Deus o estava usando para libertá-los, mas eles não entenderam assim. 26 No dia seguinte, Moisés encontrou alguns homens brigando e, querendo apartar a briga, disse: “Ei, homens! Vocês são irmãos! Por que estão ferindo um ao outro?” 27 Mas o homem que estava maltratando o outro empurrou Moisés para trás e lhe disse: “Quem foi que o fez nosso chefe e juiz? 28 Por acaso você quer me matar assim como matou o egípcio ontem?”(A) 29 Quando Moisés ouviu aquilo, fugiu e foi viver como estrangeiro na terra de Midiã, onde teve dois filhos.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International