Revised Common Lectionary (Complementary)
Amar e obedecer a Deus
6 —Estes são os mandamentos, leis e decretos que o SENHOR, seu Deus, ordenou que eu lhes ensinasse. Sejam obedientes a todos eles, na terra para onde vão entrar e possuir. 2 Cumpram sempre os decretos e as leis que dou a vocês, aos seus filhos e aos seus netos. Assim mostrarão respeito pelo SENHOR, seu Deus, e viverão durante muitos anos. 3 Ouça e obedeça, ó povo de Israel. Assim tudo correrá bem com vocês e serão um povo muito numeroso. Foi essa a promessa que o SENHOR, Deus dos seus antepassados, fez a vocês. Ele prometeu dar a vocês uma terra boa para semear e criar gado.
4 —Ouça, ó Israel, o SENHOR é o nosso Deus. O SENHOR é só um[a].
5 —Amem o SENHOR, seu Deus, com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças.
6 —Lembrem-se sempre destes mandamentos que hoje dou a vocês. 7 Repitam-nos muitas vezes aos seus filhos. Falem sobre eles quando estiverem em casa, sentados, ou quando estiverem andando pelos caminhos, antes de dormirem e quando se levantarem. 8 Escrevam-nos e prendam-nos nos seus braços e nas suas testas para que se lembrem deles. 9 Escrevam-nos nas portas das suas casas e nas entradas das suas cidades.
A palavra de Deus
Alef[a]
119 Felizes são os que andam no caminho certo,
que vivem de acordo com a lei do SENHOR.
2 Felizes são os que cumprem as suas regras,
os que procuram Deus com todo o coração.
3 Felizes os que não praticam o mal,
que andam nos caminhos de Deus.
4 O Senhor mesmo deu as suas instruções
e nos disse para cumpri-las fielmente.
5 Que o meu desejo
seja obedecer sempre às suas ordens.
6 Então não ficarei envergonhado,
quando estudar todos os seus mandamentos.
7 Então eu lhe darei graças com um coração sincero,
ao aprender os seus justos ensinamentos.
8 Nunca me abandone,
pois sempre irei cumprir as suas ordens.
A adoração baseada na nova aliança
11 Cristo, porém, já veio como Sumo Sacerdote das coisas boas que já estão aqui. Cristo, todavia, não faz seu serviço num lugar como o tabernáculo em que os outros sacerdotes trabalham. O tabernáculo onde Cristo faz seu serviço é maior e mais perfeito, pois não foi construído por mãos humanas, ou seja, não é deste mundo. 12 Cristo entrou no Lugar Santíssimo só uma vez, o que foi em si suficiente para todas as épocas. Ele entrou no Lugar Santíssimo usando o seu próprio sangue, e não o sangue de bodes e de bezerros. Ele entrou lá e nos libertou do pecado para todo o sempre. 13 O sangue de bodes e de touros e a cinza da novilha eram espalhados sobre as pessoas impuras e as purificavam em seu exterior. 14 O sangue de Cristo, porém, purifica a nossa consciência das manchas causadas pelos atos que nos conduzem à morte. Dessa forma, podemos servir ao Deus vivo. Pois foi o próprio Cristo que se ofereceu a si mesmo como um sacrifício perfeito a Deus por meio do Espírito eterno.
O mandamento mais importante
(Mt 22.34-40; Lc 10.25-28)
28 Um dos professores da lei aproximando-se de Jesus, ouviu a discussão e, como tivesse gostado da resposta que Jesus havia dado, lhe perguntou:
—Qual é o mandamento mais importante?
29 Jesus respondeu:
—O mandamento mais importante é o primeiro: “Ouça, Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30 Ame o Senhor seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de toda a sua força”(A).[a] 31 O segundo mandamento é este: “Ame o seu próximo[b] como você ama a você mesmo”(B). Não há nenhum outro mandamento que seja maior do que estes. 32 O mestre da lei lhe disse:
—O senhor tem razão, Mestre! Está certo quando diz que Deus é único e que não existe outro a não ser ele. 33 O senhor também está certo quando diz que devemos amá-lo de todo o nosso coração, com todo o nosso entendimento e com toda a nossa força, e que também devemos amar o nosso próximo assim como amamos a nós mesmos, pois tudo isso é superior a quaisquer ofertas de animais queimados ou sacrifícios.
34 Quando Jesus ouviu aquela resposta sábia do mestre da lei, lhe disse:
—Você não está longe do reino de Deus. Depois disto, ninguém se atreveu a fazer-lhe mais perguntas.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International