Revised Common Lectionary (Complementary)
Dê-nos de novo alegria
Cântico para os peregrinos.
126 Quando o SENHOR nos trouxe de volta para Sião,
era como se estivéssemos sonhando.
2 Estávamos tão alegres,
que não parávamos de rir e de cantar.
As outras nações diziam:
“O SENHOR fez coisas maravilhosas por eles”.
3 Sim, o SENHOR fez coisas maravilhosas por nós,
por isso estávamos cheios de alegria.
4 SENHOR, dê-nos de novo essa alegria;
faça que sejamos como o deserto transformado pelas chuvas.
5 Os que semeiam com lágrimas,
irão colher com cânticos de alegria.
6 Quem sai chorando para plantar a semente,
voltará com alegria quando apanhar as espigas.
Mensagem de Deus para Semaías
24 E você dirá a Semaías, o neelamita, 25 que assim diz o SENHOR Todo-Poderoso, o Deus de Israel:
—Você enviou uma carta no seu nome para todo o povo de Jerusalém e ao sacerdote Sofonias, filho de Maaseias, e a todos os outros sacerdotes, dizendo: 26 “O SENHOR lhe fez sacerdote em lugar do sacerdote Joiada para que tenha vigias no templo do SENHOR. Todo aquele que aja como louco e fale como um profeta, você deverá prendê-lo e amarrá-lo com correntes. 27 Por que não repreendeu Jeremias de Anatote, que está falando a vocês como um profeta? 28 Ele nos enviou uma mensagem para a Babilônia dizendo: Vocês viverão ali por muito tempo. Construam casas e morem nelas; plantem hortos e comam o que eles produzem”.
29 Então o sacerdote Sofonias leu esta carta para o profeta Jeremias. 30 Então veio a mensagem do SENHOR a Jeremias dizendo:
31 —Envie esta mensagem a todos os que estão no exílio dizendo que assim diz o SENHOR sobre Semaías, o neelamita: “Semaías lhes profetizou sem que eu o tivesse enviado. Ele deu a vocês falsas esperanças. 32 Por causa disso, eu, o SENHOR, castigarei a Semaías, o neelamita, e a sua descendência. Ninguém da sua família viverá para ver o bem que farei para o meu povo, porque ele fala mentiras contra mim, o SENHOR”.
Jesus cura um cego de Betsaida
22 Depois disso eles chegaram a Betsaida. Lá as pessoas levaram a ele um cego e lhe imploraram para que tocasse nele. 23 Jesus levou o cego pela mão e o guiou para fora da vila. Depois, lhe cuspiu nos olhos e, colocando as mãos sobre ele, lhe perguntou:
—Você está vendo alguma coisa?
24 Ele olhou e respondeu:
—Sim, estou vendo pessoas; e elas se parecem com árvores, mas estão andando.
25 Jesus colocou novamente as mãos nos olhos do homem. E quando o homem abriu de novo os olhos, sua visão foi restabelecida e podia ver tudo claramente. 26 Depois disto Jesus mandou que fosse para casa, dizendo:
—Não vá para a vila.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International