Revised Common Lectionary (Complementary)
23 Quando a nossa vida agrada ao SENHOR,
ele nos mostra o caminho para não cairmos.
24 Se tropeçarmos, não cairemos,
porque o SENHOR estará ao nosso lado para nos dar a mão.
25 Já vivi muitos anos, mas nunca vi o justo desamparado,
nem os seus filhos pedindo comida.
26 O justo está sempre disposto a dar, sem esperar nada em troca,
e os seus filhos são uma bênção.
27 Afaste-se do mal, faça o bem
e viverá em paz na terra, para sempre.
28 Pois o SENHOR ama os que fazem o bem,
e nunca abandona os fiéis.
Os fiéis serão sempre protegidos,
mas os filhos dos maus serão expulsos das suas terras.
29 Os justos herdarão a terra
e viverão nela para sempre.
30 O justo fala com sabedoria
e as suas decisões são justas.
31 O justo traz no coração a lei de Deus,
e caminha com segurança.
32 Mas o mau está sempre à espreita
para matar o bom.
33 No entanto, o SENHOR não abandona o bom nas mãos do mau,
ele não deixa que o justo seja condenado.
34 Confiem na ajuda do SENHOR
e continuem fazendo o que ele quer.
Deus protege os justos e lhes dará a terra,
mas os maus serão destruídos.
35 Uma vez conheci um homem poderoso e cruel.
Como a uma árvore grande e forte,
parecia que tudo ia bem com ele.
36 Mas um dia deixei de vê-lo,
ele desapareceu, nunca mais o encontrei.
37 Sigam o exemplo dos bons e das pessoas honestas,
e terão um futuro cheio de paz.
38 Mas os criminosos serão destruídos.
A sua descendência deixará de existir.
39 O SENHOR salva os justos,
lhes dá força nos momentos difíceis.
40 O SENHOR ajuda os justos e os salva do perigo.
Deus protege os bons dos maus,
porque eles confiam nele.
Samuel se despede perante o povo
12 Samuel falou a todo Israel:
—Fiz tudo o que queriam que fizesse. Escolhi um rei para 2 guiá-los. Já estou velho e cheio de cabelos brancos, mas os meus filhos estão aqui com vocês. Tenho sido seu líder desde jovem, 3 aqui estou. Se fiz alguma coisa má, podem me acusar perante o SENHOR e diante do seu rei escolhido[a]. Alguma vez roubei o boi ou o jumento de alguém? Alguma vez fiz mal a alguém? Alguma vez tomei dinheiro para favorecer a alguém quando eu julgava? Se fiz alguma dessas coisas, a corrigirei.
4 Os israelitas responderam:
—Não! Nunca nos fez nada de mal; não nos enganou nem nos roubou.
5 Samuel disse aos israelitas:
—O SENHOR e o seu rei escolhido são testemunhas do que disseram. Sabem que não encontraram nada de mal em mim.
E o povo respondeu:
—Sim! Ele é testemunha.
6 Então Samuel disse ao povo:
—O SENHOR viu o que aconteceu. Foi ele quem escolheu Moisés e Arão e quem tirou os nossos antepassados[b] do Egito. 7 Agora eu os acuso perante o SENHOR. Defendam-se como puderem perante o SENHOR,[c] que vou lhes contar[d] o que o SENHOR fez para salvar vocês e seus antepassados. 8 Jacó foi para o Egito. Depois os egípcios fizeram a vida dos seus descendentes impossível. Estando eles desesperados, pediram ajuda ao SENHOR, e o SENHOR lhes enviou Moisés e Arão. Eles tiraram seus antepassados do Egito e os trouxeram para morar aqui. 9 Mas como os seus antepassados se esqueceram do SENHOR, seu Deus, o SENHOR permitiu que se tornassem escravos de Sísera, que era o comandante do exército de Hazor. Também permitiu que se tornassem escravos dos filisteus e do rei de Moabe. Todos eles lutaram contra os seus antepassados. 10 Mas os seus antepassados clamaram ao SENHOR: “Somos pecadores. Abandonamos o SENHOR para servir os falsos deuses Baal e Astarote. Livre-nos agora dos nossos inimigos e o serviremos”.
11 —Então o SENHOR enviou Jerubaal[e], Baraque[f], Jefté[g] e Samuel[h], e os livrou dos seus inimigos e viveram a salvo. 12 Assim também, quando viram que Naás, rei dos amonitas, iria atacá-los, disseram: “Queremos que um rei nos governe!” Mas o SENHOR, seu Deus, já era o seu rei. 13 Agora aqui está o rei que vocês escolheram, o SENHOR o colocou sobre vocês. 14 Devem temer e respeitar o SENHOR, servi-lo e não desobedecer aos seus mandamentos. Não se voltem contra ele. Vocês e o rei que os governa devem obedecer ao SENHOR, seu Deus, para que ele os resgate.[i] 15 Se não obedecerem ao SENHOR, ele lhes fará mal. Se rejeitarem o que o SENHOR manda com sua boca, o SENHOR se voltará contra vocês. Com mão dura destruirá vocês e seu rei![j]
16 —Agora, prestem atenção e vejam com seus próprios olhos as grandes obras que o SENHOR fará. 17 Agora é o momento da colheita do trigo.[k] Pedirei ao SENHOR que envie trovões e chuva. Então saberão que fizeram o que não é do agrado do SENHOR quando pediram um rei.
18 No mesmo dia em que Samuel orou ao SENHOR, o SENHOR enviou trovões e chuva, e o povo teve grande temor do SENHOR e de Samuel. 19 Todos diziam a Samuel:
—Peça ao SENHOR, seu Deus, por nós, os seus servos. Não nos deixe morrer! Temos pecado muito e agora pecamos novamente quando pedimos por um rei.
20 Samuel respondeu:
—Não tenham medo. É verdade que fizeram todo esse mal, mas não deixem de seguir ao SENHOR. Sirvam ao SENHOR com todo o coração. 21 Os ídolos são só estátuas que não podem ajudar em nada! Não os adorem, eles não podem ajudar nem salvar. Não são nada! 22 Assim também, o SENHOR não abandonará o seu povo. O SENHOR se agradou em fazê-los o seu povo. Portanto, por amor do seu nome, não os abandonará. 23 E quanto a mim, nunca deixarei de orar por vocês, porque se deixasse de fazê-lo, então pecaria contra o SENHOR. Continuarei ensinando a vocês o caminho reto para viverem da maneira que ele manda. 24 Mas respeitem o SENHOR e sirvam-no com todo o coração. Lembrem-se de todas as maravilhas que fez por vocês! 25 Se forem teimosos em fazer o mal, Deus lançará fora vocês e seu rei, como se joga fora a poeira quando se varre.
Jesus lava os pés dos discípulos
13 Estava próxima a festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a hora de ele ir embora deste mundo e voltar para o Pai. Ele tinha sempre amado aqueles no mundo, que eram dele, e mostrou a eles o seu amor até o limite. 2 Jesus e os seus discípulos estavam jantando. O diabo já tinha convencido Judas Iscariotes a trair Jesus. (Judas era filho de Simão.) 3 O Pai tinha dado a Jesus poder sobre todas as coisas. Jesus sabia disso. Ele também sabia que tinha vindo de Deus e que ia voltar para Deus. 4 Por isso, durante a ceia, Jesus se levantou, tirou a sua túnica e, pegando uma toalha, amarrou-a na cintura. 5 Depois, derramando água numa bacia, começou a lavar os pés[a] dos seus discípulos e a enxugá-los com a toalha que tinha na cintura. 6 Quando chegou a vez de Simão Pedro, ele disse a Jesus:
—Senhor, vai lavar os meus pés?
7 Jesus respondeu:
—Você agora não entende o que eu estou fazendo, mas vai entender mais tarde.
8 Pedro disse:
—Não! O senhor nunca vai lavar os meus pés.
Jesus então respondeu:
—Se eu não lavar os seus pés, você não terá mais nada a ver comigo.
9 Simão Pedro pediu:
—Senhor, então não lave somente os pés, mas também as mãos e a cabeça!
10 Jesus disse:
—Aquele que toma banho só precisa lavar de novo os pés, pois todo o resto do corpo está limpo. Vocês estão limpos, mas nem todos.
11 (Jesus sabia quem era aquele que iria traí-lo. Foi por isso que ele disse: “Nem todos vocês estão limpos”.)
12 Acabando de lavar os pés deles, Jesus vestiu sua túnica, voltou para a mesa e perguntou a todos:
—Vocês entenderam o que eu acabei de fazer a vocês? 13 Vocês me chamam de Mestre e Senhor e têm razão, pois eu o sou. 14 Se eu, que sou Senhor e Mestre de vocês, lavei os seus pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. 15 Eu fiz isto para servir de exemplo a vocês. Assim, como eu fiz a vocês, também façam uns aos outros. 16 Digo a verdade a vocês: o servo não é superior ao seu senhor, assim como o mensageiro não é superior a quem o enviou. 17 Se vocês entenderem estas coisas, serão felizes se as praticarem.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International