Revised Common Lectionary (Complementary)
23 Quando a nossa vida agrada ao SENHOR,
ele nos mostra o caminho para não cairmos.
24 Se tropeçarmos, não cairemos,
porque o SENHOR estará ao nosso lado para nos dar a mão.
25 Já vivi muitos anos, mas nunca vi o justo desamparado,
nem os seus filhos pedindo comida.
26 O justo está sempre disposto a dar, sem esperar nada em troca,
e os seus filhos são uma bênção.
27 Afaste-se do mal, faça o bem
e viverá em paz na terra, para sempre.
28 Pois o SENHOR ama os que fazem o bem,
e nunca abandona os fiéis.
Os fiéis serão sempre protegidos,
mas os filhos dos maus serão expulsos das suas terras.
29 Os justos herdarão a terra
e viverão nela para sempre.
30 O justo fala com sabedoria
e as suas decisões são justas.
31 O justo traz no coração a lei de Deus,
e caminha com segurança.
32 Mas o mau está sempre à espreita
para matar o bom.
33 No entanto, o SENHOR não abandona o bom nas mãos do mau,
ele não deixa que o justo seja condenado.
34 Confiem na ajuda do SENHOR
e continuem fazendo o que ele quer.
Deus protege os justos e lhes dará a terra,
mas os maus serão destruídos.
35 Uma vez conheci um homem poderoso e cruel.
Como a uma árvore grande e forte,
parecia que tudo ia bem com ele.
36 Mas um dia deixei de vê-lo,
ele desapareceu, nunca mais o encontrei.
37 Sigam o exemplo dos bons e das pessoas honestas,
e terão um futuro cheio de paz.
38 Mas os criminosos serão destruídos.
A sua descendência deixará de existir.
39 O SENHOR salva os justos,
lhes dá força nos momentos difíceis.
40 O SENHOR ajuda os justos e os salva do perigo.
Deus protege os bons dos maus,
porque eles confiam nele.
Israel pede um rei
8 Quando Samuel envelheceu, nomeou seus filhos como líderes de Israel. 2 Seu filho mais velho se chamava Joel, e o segundo, Abias. Ambos lideravam em Berseba. 3 Os filhos de Samuel não levavam a mesma vida de seu pai, mas queriam ganhar dinheiro, por isso começaram a aceitar subornos. Eles recebiam dinheiro em segredo e nos tribunais mudavam de opinião, pervertendo a justiça. 4 De maneira que todos os líderes de Israel se reuniram e foram a Ramá para falar com Samuel, 5 e disseram:
—Você está velho e os seus filhos não levam a mesma vida que você levava, não são como você. Por isso escolha agora um rei para que nos governe, assim como acontece nas outras nações.
6 Samuel não gostou nada que o povo pedisse um rei, e orou ao SENHOR. 7 O SENHOR disse:
—Faça o que o povo lhe pede. Não estão rejeitando a você, mas a mim! Não me querem como rei deles! 8 Estão fazendo o mesmo de sempre. Eu os tirei do Egito, mas eles me abandonaram e serviram outros deuses. Agora estão fazendo a mesma coisa com você. 9 Portanto, escute-os, mas que eles estejam cientes do que um rei fará com eles! Diga a eles como um rei governa seu povo.
10 Samuel falou ao povo o que o SENHOR disse:
11 —O rei fará o seguinte com vocês: tomará seus filhos e os obrigará a servir como soldados para que fiquem encarregados dos carros militares e da cavalaria. Vocês se tornarão seus guardas para abrir caminho para o carro real.
12 —O rei os obrigará a se tornarem soldados e oficiais, e nomeará quem será encarregado de 1.000 soldados e quem será encarregado de 50 soldados.
—O rei obrigará vocês a semear e colher, e a fabricar armas de batalha e acessórios para seus carros.
13 —O rei também tomará suas filhas para que lhe façam perfumes, comidas e pães.
14 —O rei tomará posse dos seus melhores campos, vinhas e olivais. Tomará tudo isso e o dará aos seus oficiais. 15 Pegará a décima parte dos seus grãos e uvas e a dará aos seus oficiais e servos.
16 —O rei pegará para si os servos e as servas de vocês. Ele se apoderará do seu melhor gado[a] e dos seus burros para que trabalhem para ele. 17 Também tomará a décima parte dos seus rebanhos.
—E vocês mesmos se transformarão em seus escravos. 18 Quando chegar esse tempo, vocês chorarão por causa do rei que escolheram, porém o SENHOR não lhes responderá.
6 Por isso, vamos seguir em frente para chegarmos a ser adultos, e colocar de lado as primeiras noções da mensagem de Cristo. Não vamos lançar de novo as bases dessa mensagem, que são: o arrependimento de obras que levam à morte, a fé em Deus, 2 o ensino a respeito de batismos[a], a imposição de mãos, a ressurreição dos mortos e o julgamento eterno. 3 Nós temos que ir em frente e alcançar a maturidade. E, se Deus quiser, nós faremos isso.
4-6 É impossível, pois, trazer de volta ao arrependimento aqueles que uma vez foram iluminados, que provaram o dom celestial, que se tornaram participantes do Espírito Santo, que provaram a boa mensagem de Deus e os poderes do mundo que ainda virá, e depois desistiram da fé. Sim, é impossível trazê-los de volta ao arrependimento, uma vez que eles mesmos estão novamente crucificando ao Filho de Deus e zombando dele publicamente.
7 Essas pessoas são como a terra que recebe a chuva cada vez que cai sobre ela. Se ela produz plantas úteis para os que trabalham nela, recebe bênçãos de Deus. 8 Mas se, ao contrário, produz espinhos e ervas inúteis, ela não serve para nada. Está em perigo de ser amaldiçoada e acabará por ser queimada.
As melhores coisas pertencem à salvação
9 Queridos irmãos, embora falemos desta maneira, estamos certos quanto a vocês. Temos certeza de que poderemos ver, da parte de vocês, coisas melhores que os levem à salvação. 10 Deus não é injusto. Ele não se esquecerá do trabalho de vocês ou do amor que mostraram em nome dele, pois ajudaram e ainda ajudam o seu povo. 11 O nosso desejo é que cada um de vocês continue mostrando a mesma dedicação até o fim. Assim certamente receberão tudo o que esperam. 12 Nós não queremos que vocês se tornem preguiçosos. O que nós queremos é que imitem aqueles que, pela fé e pela paciência, recebem a herança que Deus prometeu.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International