Revised Common Lectionary (Complementary)
12 Ensine-nos que a vida é curta,
para vivermos com sabedoria.
13 SENHOR, volte de novo para o nosso lado.
Trate os seus servos bem.
14 Encha-nos todas as manhãs com o seu amor fiel
e cantaremos de alegria toda a nossa vida.
15 Dê-nos tantos anos de alegria,
como nos deu de sofrimento.
16 Deixe que os seus servos vejam as maravilhas que faz,
e permita que os filhos deles vejam a sua glória.
17 Que o Senhor, nosso Deus, seja bom para nós,
que nos dê sucesso em tudo o que fizermos.
Sim, que nos dê sucesso em tudo!
O povo respeita a Deus
22 —Foram estas as palavras que o SENHOR falou a toda a congregação no monte. Falou com uma voz forte, do meio do fogo, da nuvem e da escuridão, e nada mais disse. Depois escreveu as palavras em duas tábuas de pedra e as deu a mim.
23 —Quando ouviram a voz que vinha do meio da escuridão, enquanto o monte ardia em chamas, vieram até mim todos os chefes das suas tribos e os seus líderes. 24 E disseram: “O SENHOR, nosso Deus, mostrou-nos a sua glória e a sua grandeza, e ouvimos a sua voz falando do meio do fogo. Agora sabemos que é possível ouvir a voz de Deus e continuar vivos. 25 Mas se continuarmos aqui, morreremos; pois este grande fogo vai nos queimar. Se continuarmos ouvindo a voz do SENHOR, morreremos. 26 Pois não há ninguém que possa ouvir a voz do Deus vivo falando do meio do fogo, como nós ouvimos, e continuar vivo. 27 Vá, aproxime-se você, Moisés, e ouça tudo o que o SENHOR, nosso Deus, falar. Depois, fale para nós tudo o que o SENHOR, nosso Deus, falar para você. Nós ouviremos e obedeceremos à palavra do SENHOR”.
28 —O SENHOR ouviu o que vocês disseram e me disse: “Ouvi o que o povo disse para você, e eles tem razão no que disseram. 29 Seria bom se eles sempre me respeitassem e obedecessem aos meus mandamentos. Pois assim eles e os seus descendentes seriam sempre felizes. 30 Fale para eles que podem regressar para as suas tendas. 31 Mas você, Moisés, fique aqui comigo e eu vou falar a você todos os mandamentos, decretos e leis que deve lhes ensinar. E eles deverão cumpri-los todos quando ocuparem a terra que eu lhes dou”.
32 —Tenham cuidado, façam sempre o que o SENHOR, seu Deus, lhes ordenou. Não se afastem nem para a direita nem para a esquerda do que ele disse. 33 Andem sempre no caminho que o SENHOR, seu Deus, lhes ordenou. Assim viverão e serão felizes durante muitos anos na terra que vão ocupar.
4 Portanto, uma vez que Deus nos prometeu que entraríamos no seu lugar de descanso, nós devemos tomar muito cuidado para que nenhum de vocês falhe em obter o que foi prometido. 2 Nós ouvimos a mensagem de salvação assim como eles, mas para eles essa mensagem não serviu para nada, pois, quando a ouviram, não a receberam com fé. 3 Nós que cremos, porém, entraremos no lugar de descanso que Deus nos prometeu, assim como ele mesmo disse:
“Eu estava zangado e fiz este juramento:
‘Eles jamais entrarão no lugar de descanso que eu lhes prometi’”.(A)
Ele disse isto apesar das suas obras já estarem terminadas desde a criação do mundo, 4 pois em algum lugar nas Escrituras foi dito o seguinte sobre o sétimo dia: “No sétimo dia Deus descansou de todas as obras que ele tinha feito”.(B) 5 E em outra passagem também foi dito: “Eles jamais entrarão no lugar de descanso que eu lhes prometi”.
6 Essas pessoas que anteriormente ouviram a mensagem de salvação não entraram naquele lugar de descanso por terem sido desobedientes. Algumas outras, porém, ainda poderão entrar. 7 Por causa disso Deus marcou um outro dia chamado “hoje” quando, muito tempo depois, por meio de Davi, disse estas palavras que já citamos anteriormente:
“Se hoje vocês ouvirem a minha voz,
não sejam teimosos como foram os seus antepassados”.(C)
8 Ora, se Josué tivesse dado esse descanso aos antepassados de vocês, Deus não teria falado mais tarde a respeito de um outro dia. 9 Assim, ainda resta para o povo de Deus um descanso como o descanso de Deus no sétimo dia.[a] 10 Porque aquele que entra nesse lugar de descanso que Deus prometeu também descansa das suas obras, assim como Deus descansou das dele. 11 Portanto, devemos fazer o possível para entrar naquele lugar de descanso, esforçando-nos para não seguir o exemplo daquelas outras pessoas que desobedeceram.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International