Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

Revised Common Lectionary (Complementary)

Daily Bible readings that follow the church liturgical year, with thematically matched Old and New Testament readings.
Duration: 1245 days
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Salmos 112

Feliz é o justo

112 Aleluia!

Feliz é aquele que teme o SENHOR
    e que gosta de fazer o que ele manda!
Os seus filhos serão poderosos na terra.
    Ele abençoará os justos.
Haverá riqueza na sua casa
    e as suas boas ações durarão para sempre.
Para os bons haverá luz no meio da escuridão,
    para quem é misericordioso, compassivo e justo.
Feliz é quem empresta com generosidade
    e é justo nos seus negócios.
O justo nunca cairá,
    ele será lembrado para sempre.
Não terá medo das más notícias,
    porque o seu coração está firme, confiando no SENHOR.
O seu coração está seguro, por isso não sente medo
    e vencerá os seus inimigos.
O justo semeia, dá generosamente
    aos pobres,
e o bem que ele faz dura para sempre.
    Ele será vitorioso e honrado.

10 Ao ver isso, o mau fica furioso, e cheio de raiva ele morre.
    Os maus nunca conseguirão o que eles mais desejam.

Jeremias 3:6-14

As duas irmãs más: Israel e Judá

Depois, durante o reinado de Josias em Judá, o SENHOR me disse:

—Você viu o que fez a infiel Israel[a]? Se prostituiu com outros deuses em todos os lugares onde tivessem os seus santuários. E eu pensei que depois de fazer tudo isso, ela voltaria para mim. Mas não voltou. Judá, a sua irmã infiel, viu tudo isso, e também viu que por todos os pecados sexuais que cometeu Israel eu a enviei para longe e me separei dela. Mesmo assim, Judá não teve temor algum e também se prostituiu. Judá contaminou toda a terra com o seu adultério, ao adorar árvores e pedras. Porém ela achou que isso era uma coisa insignificante. 10 Apesar de tudo o que acontecia, Judá voltou para mim só de aparência, não de todo o coração.

O SENHOR disse isso.

11 Depois o SENHOR me disse:

—Israel foi infiel a mim, mas ela resultou ser mais justa do que a infiel Judá. 12 Vá você ao norte e diga estas palavras:

“Volte para mim, infiel Israel,
    já não estarei aborrecido com você
porque tenho compaixão.
    Não estarei com raiva de você para sempre,
13 só reconheça o seu pecado
    e admita que você se rebelou contra o SENHOR, seu Deus;
que você se prostituiu com outros deuses debaixo de toda árvore frondosa
    e que não obedeceu à minha voz”.
    O SENHOR disse isso.

14 —Voltem para mim, filhos infiéis, porque eu sou seu dono. De vocês tirarei um de cada cidade e dois de cada clã, e os trarei de volta a Sião.

Mateus 5:27-36

Jesus ensina sobre o adultério

27 —Vocês ouviram o que foi dito: “Não cometa adultério”.(A) 28 Eu, porém, lhes digo que todo aquele que olhar para uma mulher desejando possuí-la, já cometeu adultério em seu coração. 29 Portanto, se o seu olho direito faz com que você peque, arranque-o e jogue-o fora, pois é melhor que uma parte do seu corpo seja destruída do que todo o seu corpo ser jogado no inferno. 30 Da mesma forma, se a sua mão direita faz com que você peque, corte-a e jogue-a fora, pois é melhor que uma parte do seu corpo seja destruída do que todo o seu corpo ir para o inferno.

Jesus ensina sobre o divórcio

(Mt 19.9; Mc 10.11-12; Lc 16.18)

31 —E também foi dito: “Se alguém se separar de sua esposa deve dar-lhe uma certidão de divórcio”.(B) 32 Eu, porém, lhes digo que qualquer um que se divorciar de sua esposa sem que ela seja culpada de imoralidade sexual, estará fazendo com que ela cometa adultério. E quem se casar com ela também estará cometendo adultério.

Jesus ensina sobre os juramentos

33 —Vocês também ouviram o que foi dito aos nossos antepassados: “Não quebre um juramento, mas cumpra o que você jurou ao Senhor que ia fazer”.[a] 34 Eu, porém, lhes digo: Não jurem por nada. Não jurem pelo céu, pois é o trono de Deus; 35 nem pela terra, pois é onde Deus coloca os seus pés; nem por Jerusalém, pois é a cidade do grande Rei. 36 Não jurem nem por suas próprias cabeças, pois vocês não são capazes de fazer com que um só fio de cabelo se torne branco ou preto.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International