Revised Common Lectionary (Complementary)
Feliz é o justo
112 Aleluia!
Feliz é aquele que teme o SENHOR
e que gosta de fazer o que ele manda!
2 Os seus filhos serão poderosos na terra.
Ele abençoará os justos.
3 Haverá riqueza na sua casa
e as suas boas ações durarão para sempre.
4 Para os bons haverá luz no meio da escuridão,
para quem é misericordioso, compassivo e justo.
5 Feliz é quem empresta com generosidade
e é justo nos seus negócios.
6 O justo nunca cairá,
ele será lembrado para sempre.
7 Não terá medo das más notícias,
porque o seu coração está firme, confiando no SENHOR.
8 O seu coração está seguro, por isso não sente medo
e vencerá os seus inimigos.
9 O justo semeia, dá generosamente
aos pobres,
e o bem que ele faz dura para sempre.
Ele será vitorioso e honrado.
10 Ao ver isso, o mau fica furioso, e cheio de raiva ele morre.
Os maus nunca conseguirão o que eles mais desejam.
Leis sobre o divórcio
24 —Um homem pode se casar com uma mulher e deixar de gostar dela, porque encontra nela algo indecente. Nesse caso, ele deverá entregar à mulher uma certidão de divórcio e mandá-la embora da sua casa. 2 E ela, depois de sair da casa do primeiro marido, poderá se casar com outro homem. 3 Esse homem poderá também não gostar dela e lhe dar uma certidão de divórcio e mandá-la embora, ou ele pode morrer. 4 Nesse caso, o primeiro marido que se divorciou dela, não poderá casar-se novamente com ela, pois para ele, ela é impura. Isso seria algo que ofenderia o SENHOR, seu Deus. Não contaminem a terra que o SENHOR, seu Deus, lhes dá por herança.
Leis diversas
5 —Um homem que tenha se casado há pouco tempo, não será obrigado a ir para o exército ou a prestar qualquer outro serviço. Durante um ano ele estará livre para ficar em casa e fazer feliz a sua mulher.
10 Agora, para aqueles que são casados, eu dou este mandamento (aliás não sou eu que dou, mas o Senhor): a esposa não deve se separar do seu marido. 11 Porém se ela se separar, que não se case outra vez, ou então que faça as pazes com seu marido. E o marido também não deve se divorciar de sua esposa.
12 Para os demais digo isto (sou eu que digo e não o Senhor): se algum irmão tem uma esposa que não acredita em Cristo, e ela concorda em viver com ele, o irmão não deve se divorciar dela. 13 E se uma mulher tem um marido que não acredita em Cristo, e ele concorda em viver com ela, a irmã não deve se divorciar dele. 14 Porque o marido que não acredita em Cristo é consagrado no convívio com a esposa e a esposa que não acredita em Cristo é consagrada no convívio com o marido. Se não fosse assim, seus filhos seriam impuros; mas agora eles são puros.
15 Mas se a pessoa que não acredita em Cristo quiser se separar, então que se separe. Nestes casos o irmão ou a irmã está livre, pois Deus nos chamou para vivermos em paz. 16 Pois, como é que você, esposa, sabe se vai salvar o seu marido? E você, marido, como é que você sabe se vai salvar a sua esposa?
© 1999, 2014, 2017 Bible League International