Revised Common Lectionary (Complementary)
10 “Eu pensei: ‘Entrarei pelas portas do mundo dos mortos quando for velho.
Mas o resto dos meus dias foram cortados’.
11 Também pensei: ‘Não tornarei a ver o SENHOR DEUS
no mundo dos vivos,
não vou voltar a ver ninguém
que vive neste mundo.
12 Tiraram a minha vida,
como se fosse a tenda de um pastor.
A minha vida foi enrolada, como uma peça de tecido que o tecelão enrola.
Ele cortou a minha vida como o tecelão corta um fio.
Dia e noite ele foi acabando comigo’.
13 “Toda a noite eu pedi ajuda.
Mas ele partiu todos os meus ossos como um leão,
dia e noite ele foi acabando comigo.
14 Pio como uma andorinha,
e gemo como uma pomba.
Os meus olhos estão cansados de tanto olhar para o céu.
Meu Deus, estou muito aflito, ajude-me.
15 Mas, que posso eu dizer?
Foi ele que decidiu e que fez.
Andarei devagar todos os dias da minha vida
por causa da aflição da minha alma.
16 “Senhor, é para estas coisas que as pessoas vivem,
e que o meu espírito vive também.
Dê-me saúde, deixe-me viver!
17 Foi para o meu bem
que sofri tanto.
Mas você salvou a minha vida da cova,
porque atirou para trás de você todos os meus pecados.
18 No mundo dos mortos ninguém pode agradecer o Senhor;
os mortos não podem louvá-lo.
Os que vão para o sepulcro
já não estão esperando o Senhor ser fiel ao que diz.
19 São os que estão vivos, somente os vivos,
que podem agradecer o Senhor,
como eu faço hoje.
Os pais ensinam aos seus filhos
como o Senhor é fiel.
20 O SENHOR me salvou.
Por isso cantaremos com instrumentos de música,
no templo do SENHOR,
todos os dias da nossa vida”.
A destruição de Ai
8 O SENHOR disse a Josué:
—Não tenha medo nem desanime. Leve com você todo o exército e avance contra Ai. Pois eu já lhe entreguei o rei de Ai, o seu povo, a sua cidade e toda a sua terra. 2 Fará com Ai e com seu rei o mesmo que você fez com Jericó e com seu rei. Mas desta vez poderá ficar com a sua riqueza e os seus animais como despojo. Prepare uma emboscada atrás da cidade.
3 Então Josué se preparou com todo o exército para atacar Ai. Ele escolheu 30.000 dos seus melhores soldados e mandou que avançassem durante a noite, 4 com as seguintes ordens:
—Ouçam! Escondam-se atrás da cidade, mas não muito longe dela, e estejam prontos para atacá-la. 5 Eu e todos os que forem comigo nos aproximaremos da cidade. Quando eles saírem para nos atacar, nós fugiremos deles, como da primeira vez. 6 Então eles nos perseguirão porque vão pensar: “Eles estão fugindo de nós como fizeram antes”. E nós os afastaremos da cidade. 7 Então vocês sairão do lugar onde estão escondidos e entrarão na cidade. O SENHOR, seu Deus, já lhes deu a vitória, a cidade está nas suas mãos. 8 Depois de entrarem, queimem toda a cidade, pois assim o SENHOR ordenou. Façam isso, estas são as minhas ordens.
9 Eles foram se esconder atrás da cidade como Josué tinha lhes mandado. Esconderam-se entre Betel e Ai, ao oeste da cidade. Josué passou a noite com o seu povo. 10 Na manhã seguinte, ele se levantou cedo e reuniu os seus homens e avançou na frente do exército, com os líderes de Israel, contra Ai. 11 Todos os soldados que estavam com ele avançaram e se aproximaram da entrada da cidade. Acamparam ao norte de Ai, no outro lado do vale. 12 Josué colocou de emboscada 5.000 homens entre Betel e Ai, ao oeste da cidade. 13 Assim organizaram o acampamento principal ao norte da cidade e os outros soldados se esconderam ao oeste da cidade. Nessa noite Josué avançou para o vale.
14 Quando o rei de Ai viu isso, ele e todos os seus homens saíram depressa, de manhã cedo, para lutar contra Israel no vale do Jordão. Mas ele não sabia que havia homens escondidos atrás da cidade. 15 Josué e o seu exército fingiram que estavam derrotados e fugiram em direção ao deserto. 16 Então todos os homens que estavam na cidade foram chamados para os perseguirem. 17 Não ficou nenhum homem em Ai nem em Betel. Todos saíram em perseguição dos israelitas e deixaram a cidade aberta. 18 O SENHOR disse então a Josué:
—Aponte a lança que tem na mão para o lado de Ai, porque lhe entreguei a cidade.
Josué assim fez e apontou a sua lança para a cidade. 19 Assim que Josué apontou a lança, os homens que estavam escondidos atrás da cidade correram e entraram nela. Facilmente a conquistaram e colocaram fogo nela. 20 Os homens de Ai olharam para trás e viram a fumaça da cidade subindo para o céu. Então viram que não podiam escapar, pois os israelitas que antes fugiam deles tinham-se voltado e agora os perseguiam. 21 Pois quando Josué e todo Israel viram que os israelitas que estavam escondidos tinham capturado a cidade e que a cidade estava ardendo, deixaram de fugir e passaram a atacar os homens de Ai. 22 Ao mesmo tempo, os israelitas que tinham entrado na cidade saíram contra o inimigo, que ficou cercado por todos os lados. Israel continuou o ataque até que todos foram mortos, ninguém escapou. 23 Mas o rei de Ai foi capturado e levado a Josué.
3 Portanto, pensem em Jesus, que suportou tão grande oposição dos pecadores contra si mesmo, para que assim vocês não fiquem nem cansados nem desanimados.
Deus é como um pai que castiga seus filhos
4 Na luta de vocês contra o pecado, vocês ainda não tiveram que combater até a morte. 5 Será que vocês já se esqueceram das palavras de encorajamento que lhes foram dirigidas como a filhos? As Escrituras dizem:
“Meu filho, não despreze a correção que vem do Senhor,
nem fique desanimado quando você for reprovado por ele;
6 pois o Senhor repreende quem ele ama
e castiga quem ele aceita como filho”.(A)
7 Suportem o sofrimento como se fosse o castigo dado por um pai, porque o sofrimento de vocês mostra que Deus os está tratando como seus filhos. Será que existe algum filho que nunca foi corrigido por seu pai? Claro que não! 8 Se vocês não forem disciplinados assim como todos os filhos de Deus o são, então vocês não são filhos verdadeiros, mas sim filhos ilegítimos. 9 Além disso, todos nós tínhamos os nossos pais humanos, os quais nos disciplinavam e nós os respeitávamos. Assim, devemos obedecer muito mais ao Pai celestial e, então, viveremos! 10 Nossos pais nos disciplinaram por pouco tempo, da maneira que eles achavam que era melhor. Deus, porém, nos disciplina para o nosso bem, a fim de podermos participar da sua santidade. 11 De fato, toda disciplina no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza. Mais tarde, entretanto, depois de termos aprendido mediante a disciplina, temos uma vida de justiça e de paz.
Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem
12 Portanto, restabeleçam as suas mãos cansadas, fortaleçam os seus joelhos fracos 13 e andem por caminhos retos. Dessa forma, aquele que é manco não terá mais fraqueza em seus pés, mas sim, ficará curado.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International