Revised Common Lectionary (Complementary)
O discurso de despedida
24 Josué reuniu todas as tribos de Israel em Siquém. Convocou todos os líderes, os chefes, os juízes e os oficiais. Todos compareceram diante de Deus[a]. 2 Então Josué disse a todo o povo a mensagem do SENHOR, o Deus de Israel:
—Há muito tempo, os seus antepassados, Tera e os seus filhos, Abraão e Naor, viviam no outro lado do rio Eufrates e adoravam outros deuses.
14 Então Josué disse ao povo:
—Portanto, agora obedeçam ao SENHOR e sirvam-no com sinceridade e lealdade. Joguem fora os deuses que os seus pais serviam no outro lado do rio Eufrates e no Egito e sirvam ao SENHOR.
15 —Se não quiserem servir ao SENHOR, escolham hoje a quem vão servir: os deuses que os seus antepassados serviam no outro lado do rio Eufrates ou os deuses dos amorreus em cuja terra vocês vivem. Mas eu e a minha família serviremos ao SENHOR.
16 Então todo o povo respondeu:
—Nunca deixaremos o SENHOR para servir outros deuses! 17 Pois foi o SENHOR, nosso Deus, quem nos tirou, a nós e aos nossos antepassados, da terra do Egito onde éramos escravos. Foi ele quem realizou aqueles grandes milagres que nós vimos. Foi ele quem nos protegeu durante toda a viagem e ao passarmos pelas terras das nações. 18 Também foi o SENHOR que expulsou diante de nós todas as nações e os amorreus que viviam nesta terra. Por tudo isso, nós também serviremos ao SENHOR, porque ele é o nosso Deus.
15 O SENHOR cuida dos justos
e ouve as suas orações.
16 Mas o SENHOR se opõe aos injustos;
eles morrem e serão esquecidos imediatamente.
17 Os justos oram ao SENHOR e serão ouvidos.
Ele os salvará de todos os perigos.
18 O SENHOR está pronto para ajudar os que sofrem,
ele salva os que perderam a esperança.
19 Se alguém é justo, pode passar por muitas dificuldades,
mas o SENHOR o livra de todas elas.
20 Ele o protege completamente;
nenhum dos seus ossos será quebrado.
21 Os maus serão destruídos pela sua própria maldade,
os inimigos dos justos serão castigados.
22 O SENHOR protege a vida dos seus servos,
e os que procuram a sua proteção não serão condenados.
A armadura dos cristãos
10 Finalmente, sejam fortes no Senhor e no seu grande poder. 11 Vistam-se com a armadura que Deus lhes dá, para que possam ficar firmes contra as ciladas do diabo. 12 Pois a nossa luta não é contra seres humanos, e sim contra poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de escuridão e contra as forças espirituais do mal, nos céus. 13 Portanto, tomem toda a armadura que Deus lhes dá, para que possam resistir quando o dia mau chegar. Assim vocês permanecerão inabaláveis depois que a luta estiver terminada. 14 Estejam, pois, firmes, colocando a verdade como um cinto em volta da cintura e se vestindo da justiça como um colete de proteção. 15 Calcem, como sapatos, o entusiasmo para anunciar as Boas Novas de paz. 16 Acima de tudo, peguem a fé como um escudo, com o qual poderão apagar todas as flechas de fogo do Maligno. 17 Peguem também a salvação como um capacete e a mensagem de Deus como a espada que o Espírito Santo lhes dá. 18 Orem em todas as ocasiões com a ajuda do Espírito, com todo o tipo de oração e súplica. Para que possam fazer isto, vocês devem estar sempre vigiando com perseverança e orando por todo o povo santo de Deus.
19 Orem também por mim, para que quando eu abrir a minha boca, uma mensagem me seja dada. E assim, com coragem, eu anuncie a verdade que estava escondida, que são as Boas Novas. 20 Eu sirvo como um embaixador das Boas Novas na prisão. Por isso orem para que eu seja corajoso e as anuncie como devo anunciar.
56 Quem comer do meu corpo e beber do meu sangue permanece em mim e eu nele. 57 O Pai me enviou. O Pai vive e eu vivo por causa do Pai. Assim, quem comer a minha carne também viverá por meio de mim. 58 Eu não sou como o pão que os vossos pais comeram. Eles comeram esse pão e mesmo assim morreram. Eu sou o pão que desceu do céu e quem comer deste pão viverá para sempre. 59 Jesus disse tudo isto enquanto ensinava na sinagoga de Cafarnaum.
As palavras da vida eterna
60 Os discípulos de Jesus ouviram isto e muitos deles disseram:
—Estas palavras são muito duras. Quem é que pode aceitá-las?
61 Jesus sabia que os seus discípulos não tinham gostado do que ele tinha dito e que se queixavam uns com os outros. Então disse:
—Vocês não gostaram do que eu disse? 62 E se virem o Filho do Homem voltar para o lugar de onde ele veio? 63 É o Espírito que dá vida; o corpo não pode fazer isso. As palavras que eu disse são espírito e portanto dão vida. 64 Mas alguns de vocês não acreditam.
(Pois desde o princípio Jesus sabia quais eram os que não acreditavam e, também, quem iria traí-lo mais tarde.) 65 E ele prosseguiu:
—Foi por isso que eu disse: Aquele que o Pai não deixar vir a mim, não poderá vir.
66 Depois de Jesus dizer isto, muitos daqueles que o seguiam o abandonaram.
67 Então Jesus perguntou aos doze discípulos:
—Vocês não querem ir embora, não é verdade?
68 Simão Pedro respondeu a Jesus:
—Senhor, para quem iremos? O senhor é que tem as palavras que dão a vida eterna. 69 Nós confiamos no senhor e sabemos que é o Santo de Deus.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International