Revised Common Lectionary (Complementary)
O amor fiel de Deus
Ao diretor do coro. De Davi, servo do Senhor.
36 Há uma voz no fundo do coração do perverso
que lhe diz para fazer o que é errado.
Ele não teme,
nem respeita a Deus.
2 Mentem a si mesmos já que não veem as suas faltas,
e por isso não se sentem mal com o que fazem.
3 As suas palavras são só maldades e traições;
deixaram de ser sensatos e de fazer o bem.
4 Quando se vão deitar,
planejam o mal que querem fazer.
No dia seguinte se levantam prontos para fazer o mal
e não param de fazê-lo.
5 Mas o seu amor, SENHOR, chega até ao céu,
a sua fidelidade, até às nuvens.
6 A sua justiça é grande como as mais altas montanhas;
as suas decisões, profundas como o oceano.
O SENHOR protege os seres humanos e os animais.
7 Não há nada mais precioso do que o seu amor.
Os seres humanos procuram proteção
debaixo das suas asas.
8 Eles se alegram com tudo o que há de bom na sua casa,
e deixa que eles bebam do seu rio maravilhoso.
9 O Senhor é a fonte que dá vida
e a luz que nos ilumina.
10 Mostre o seu amor aos que o conhecem
e a sua justiça aos que são sinceros.
11 SENHOR, não me deixe cair na armadilha dos orgulhosos,
nem permita que me façam fugir deles.
12 Daqui posso ver que os maus estão caídos,
lançados ao chão, nunca mais poderão se levantar.
[a]
José se dá a conhecer aos seus irmãos
45 José já não podia mais conter a sua emoção diante dos seus servos, por isso lhes disse:
—Saiam todos daqui!
Assim nenhum dos seus servos esteve presente quando José revelou quem ele era aos seus irmãos. 2 Chorou tão alto que todos os egípcios o ouviram, e a notícia chegou ao palácio do faraó. 3 José disse aos seus irmãos:
—Eu sou José! O meu pai ainda está vivo?
Mas os seus irmãos ficaram tão assustados por estarem na sua presença, que não conseguiam falar. 4 Então José disse aos seus irmãos:
—Por favor, aproximem-se mais de mim.
Eles se aproximaram e José revelou quem ele era:
—Eu sou o seu irmão José, aquele que vocês venderam para ser levado para o Egito. 5 Não fiquem preocupados nem se aflijam por terem me vendido, porque foi Deus que me enviou primeiro para poder salvar muitas vidas. 6 Já faz dois anos em que há fome na terra, e ainda haverá mais cinco anos sem haver colheitas. 7 Mas Deus me enviou na frente de vocês para garantir que tenham descendentes nesta terra. Ele me enviou para salvar as suas vidas de uma maneira extraordinária.[a] 8 Portanto, não foram vocês que me enviaram para aqui, foi Deus. Deus me deu o cargo de ser como um pai para o faraó: sou senhor de todo o seu palácio e governador de todo o Egito.
9 —Voltem depressa para o lugar onde está o meu pai e digam a ele que o seu filho José manda esta mensagem: “Deus me fez governador de todo o Egito. Venha depressa para aqui. 10 Você irá viver na terra de Gósen, e estará perto de mim, você, os seus filhos, os seus netos, o seu gado, os seus rebanhos e tudo o que lhe pertence. 11 Ali, eu vou tomar conta de vocês para que nem você, nem a sua família, nem ninguém que esteja com você, percam tudo o que têm, pois ainda vai haver cinco anos de fome”. 12 Agora vocês e o meu irmão Benjamim podem ver que sou eu mesmo, José, que estou falando com vocês. 13 Então contem ao meu pai toda a honra que tenho aqui no Egito e tudo o que vocês têm visto. Vão depressa e tragam o meu pai para aqui.
14 Depois José chorando abraçou ao seu irmão Benjamim. Benjamim também chorava e abraçava a José. 15 A seguir, José abraçou e beijou todos os seus irmãos e chorou enquanto os abraçava. Só depois disto é que os seus irmãos conseguiram falar com ele.
9 —Os patriarcas tinham inveja de José e o venderam como escravo para o Egito, mas Deus estava com ele. 10 Deus o livrou de todos os seus problemas e lhe deu sabedoria e habilidade diante de Faraó, rei do Egito. Faraó o nomeou governador sobre o Egito e sobre toda a sua casa. 11 Depois, uma grande fome veio sobre toda a região do Egito e de Canaã. Houve muito sofrimento e os nossos antepassados não encontravam nada para comer. 12 Quando Jacó ouviu dizer que havia trigo no Egito, enviou nossos antepassados para lá pela primeira vez. 13 Numa segunda visita, José se revelou a seus irmãos e a família de José passou a ser conhecida pelo Faraó. 14 Então José mandou buscar a seu pai Jacó e toda a sua família, num total de setenta e cinco pessoas. 15 E Jacó desceu ao Egito e foi lá que tanto ele como nossos antepassados morreram. 16 Eles foram trazidos de volta para Siquém, onde foram enterrados no túmulo que Abraão tinha comprado dos filhos de Emor por certa quantia.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International