Revised Common Lectionary (Complementary)
O amor fiel de Deus
Ao diretor do coro. De Davi, servo do Senhor.
36 Há uma voz no fundo do coração do perverso
que lhe diz para fazer o que é errado.
Ele não teme,
nem respeita a Deus.
2 Mentem a si mesmos já que não veem as suas faltas,
e por isso não se sentem mal com o que fazem.
3 As suas palavras são só maldades e traições;
deixaram de ser sensatos e de fazer o bem.
4 Quando se vão deitar,
planejam o mal que querem fazer.
No dia seguinte se levantam prontos para fazer o mal
e não param de fazê-lo.
5 Mas o seu amor, SENHOR, chega até ao céu,
a sua fidelidade, até às nuvens.
6 A sua justiça é grande como as mais altas montanhas;
as suas decisões, profundas como o oceano.
O SENHOR protege os seres humanos e os animais.
7 Não há nada mais precioso do que o seu amor.
Os seres humanos procuram proteção
debaixo das suas asas.
8 Eles se alegram com tudo o que há de bom na sua casa,
e deixa que eles bebam do seu rio maravilhoso.
9 O Senhor é a fonte que dá vida
e a luz que nos ilumina.
10 Mostre o seu amor aos que o conhecem
e a sua justiça aos que são sinceros.
11 SENHOR, não me deixe cair na armadilha dos orgulhosos,
nem permita que me façam fugir deles.
12 Daqui posso ver que os maus estão caídos,
lançados ao chão, nunca mais poderão se levantar.
[a]
Jacó deixa que Benjamim vá ao Egito
43 A fome no país era cada vez mais grave. 2 Quando acabaram de comer todo o trigo que tinham trazido do Egito, Jacó disse aos seus filhos:
—Voltem ao Egito e comprem mais comida para todos nós.
3 Mas Judá lhe disse:
—O governador daquele país nos deu este aviso: “Não voltem à minha presença sem o seu irmão”. 4 Portanto, só podemos ir comprar mais trigo se deixar o nosso irmão ir conosco. 5 Mas se ele não for, nós não poderemos ir lá. Aquele homem nos avisou para não regressarmos sem ele.
6 Então Israel disse:
—Por que falaram a esse homem que tinham outro irmão? Por que me fizeram tanto mal?
7 Eles responderam:
—Foi aquele homem que nos interrogou sobre a nossa vida e a nossa família. Ele perguntou: “O pai de vocês ainda está vivo? Vocês têm mais algum irmão?” Nós só respondemos às suas perguntas. Como é que poderíamos saber que ele nos ia dizer para trazermos o nosso irmão?
8 Então Judá disse ao seu pai, Israel:
—Mande Benjamim comigo e deixe-nos partir imediatamente, para podermos sobreviver: você, nós, e os nossos filhos. 9 Eu mesmo garanto a segurança dele. Pode me fazer responsável pelo que lhe acontecer. Se eu não o trouxer de volta, pode me culpar enquanto eu viver. 10 Se você não nos tivesse atrasado, já teríamos feito a viagem duas vezes.
11 Então Israel, o pai, lhes disse:
—Se é assim que tem que ser, então façam o seguinte: coloquem nos sacos alguns dos melhores produtos que há na nossa terra. Vocês deverão oferecer tudo isso de presente a esse homem. Levem bálsamo, mel, perfumes, mirra, pistácios e amêndoas. 12 Levem o dobro do dinheiro, e levem de volta o dinheiro que encontraram nos seus sacos. Pode ter sido um engano. 13 Levem também o seu irmão e vão imediatamente falar com esse homem. 14 Que o Deus Todo-Poderoso permita que esse homem seja bom com vocês e os deixe regressar com Simeão e Benjamim. E se eu tiver que ficar sem filhos, não há mais nada que eu possa fazer.
15 Então os homens levaram os presentes, o dobro do dinheiro e Benjamim. Eles partiram para Egito e se apresentaram diante de José.
A escolha de sete ajudantes
6 Naqueles dias, ao se multiplicar o número dos discípulos, houve queixas daqueles judeus que falavam grego contra os judeus que falavam aramaico, pois as suas viúvas não estavam recebendo a sua parte da distribuição diária. 2 Os doze apóstolos reuniram todo o grupo de discípulos e disseram:
—Não está certo deixarmos de ensinar a mensagem de Deus para fazermos a distribuição diária. 3 Irmãos! Escolham entre vocês sete homens de confiança e que estejam cheios do Espírito e de sabedoria para que nós os encarreguemos deste serviço. 4 Dessa forma poderemos nos dedicar à oração e ao ensino da mensagem de Deus.
5 A sugestão agradou a toda a comunidade e eles escolheram: Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo; Filipe[a], Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, que era de Antioquia e tinha se tornado judeu. 6 Os discípulos apresentaram estes homens aos apóstolos, e estes oraram e impuseram as suas mãos sobre eles. 7 A mensagem do Senhor se espalhava. O número de discípulos em Jerusalém se multiplicava e também um grande número de sacerdotes judeus aceitava a fé.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International