Revised Common Lectionary (Complementary)
Tet
65 O SENHOR tratou o seu servo com bondade,
cumpriu a sua promessa.
66 Dê-me sabedoria e conhecimento,
pois confio nos seus mandamentos.
67 Antes de sofrer, vivia no pecado,
mas agora obedeço à sua palavra.
68 O Senhor é bom e faz o bem,
ensine-me os seus decretos.
69 Os arrogantes falam mal de mim, mentem,
mas eu continuo a cumprir as suas instruções com todo o meu coração.
70 Eles têm o coração endurecido,
mas eu tenho prazer na sua lei.
71 Foi bom para mim ter sofrido,
porque assim aprendi os seus decretos.
72 A lei que o Senhor deu vale mais para mim
do que todo o ouro e a prata do mundo.
O Dia do Perdão
16 Depois dos dois filhos de Aarão terem morrido quando se aproximaram do SENHOR, o SENHOR disse a Moisés:
2 —Diga ao seu irmão Aarão que ele não deverá entrar no Lugar Santíssimo a qualquer momento. Ele não deverá passar para o outro lado da cortina, onde a tampa da purificação está sobre a arca. Se fizer isso, morrerá, pois é por cima da tampa que eu apareço numa nuvem.
3 —Para Aarão poder entrar no Lugar Santíssimo, ele terá que oferecer antes um bezerro em sacrifício pelo pecado e um carneiro em sacrifício queimado. 4 Depois terá que lavar o corpo com água e vestir as roupas sagradas: a túnica por cima e a roupa interior de linho por baixo. Apertará a túnica com o cinto de linho e porá na cabeça o turbante de linho.
5 —Da parte do povo de Israel, Aarão terá que receber dois bodes para o sacrifício pelo pecado e um carneiro para o sacrifício queimado.
20 —Quando Aarão acabar de fazer a cerimônia de purificação pelo Lugar Santíssimo, pela Tenda do Encontro e pelo altar, apresentará o bode vivo. 21 Aarão colocará as suas mãos sobre a cabeça do bode e a empurrará para baixo. Então confessará todas as maldades, as rebeliões e os pecados dos israelitas. Assim todos os pecados dos israelitas passarão para o bode. Depois Aarão enviará o bode para o deserto. O bode será levado para o deserto por um homem escolhido para isso. 22 No deserto, o homem soltará o bode. Assim o bode levará todos os pecados dos israelitas para o deserto.
23 —Depois disso Aarão entrará na Tenda do Encontro, tirará as roupas de linho que tinha vestido antes de entrar no Lugar Santíssimo e ali as deixará. 24 Lavará o seu corpo com água no santuário e vestirá a sua roupa normal. Depois oferecerá o sacrifício que deve ser todo queimado, para fazer a cerimônia de purificação pelos seus pecados e pelos pecados do povo. 25 Por fim, queimará no altar a gordura dos animais oferecidos em sacrifício pelo pecado.
26 —O homem que soltou o bode para Azazel lavará a sua roupa e o seu corpo com água, depois poderá entrar no acampamento.
27 —O bezerro e o bode que foram oferecidos como sacrifícios pelo pecado, e cujo sangue foi levado para o Lugar Santíssimo para fazer a purificação, serão levados para fora do acampamento e as suas peles, carnes e intestinos serão queimados. 28 O homem que os queimar lavará a sua roupa e o seu corpo com água, depois poderá entrar no acampamento.
Jesus amaldiçoa uma figueira
(Mc 11.12-14,20-24)
18 No dia seguinte, bem cedo, quando Jesus estava voltando para a cidade de Jerusalém, teve fome. 19 Ao ver uma figueira à beira da estrada, ele foi até lá, mas não encontrou nada, a não ser as folhas. Então, disse para a árvore:
—Que você nunca mais dê frutos!
E no mesmo instante a figueira secou completamente. 20 Quando os seus discípulos viram aquilo, ficaram maravilhados e disseram:
—Como a figueira secou depressa!
21 Jesus, porém, lhes disse:
—Digo a verdade a vocês: Se acreditarem plenamente e não duvidarem, serão capazes de fazer não somente o que eu fiz a esta figueira, mas poderão até dizer a este monte: “Levante-se e jogue-se no mar!”, 22 e isso acontecerá. Se orarem a Deus acreditando que ele irá fazer o que vocês lhe pediram, então ele o fará.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International