Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

Revised Common Lectionary (Complementary)

Daily Bible readings that follow the church liturgical year, with thematically matched Old and New Testament readings.
Duration: 1245 days
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Salmos 85:8-13

Estarei atento ao que Deus, o SENHOR, diz.
    Ele promete paz para o seu povo, para os seus fiéis,
    se eles não voltarem para a vida sem sentido que viviam antes[a].
Deus está pronto para salvar aqueles que o respeitam;
    a sua glória habitará de novo[b] em nossa terra.

10 Então o amor de Deus se encontrará com os seus fiéis,
    a justiça e a paz os cumprimentarão com um beijo.
11 A lealdade brotará dos fiéis da terra,
    e do céu, Deus lhes mostrará a sua justiça.
12 O SENHOR nos dará o que é bom,
    e a nossa terra produzirá bons frutos.
13 A justiça irá adiante de Deus,
    para lhe preparar o caminho.

1 Reis 18:1-16

Elias e os profetas de Baal

18 Depois de passar muito tempo, no terceiro ano, o SENHOR disse a Elias:

—Vá e apresente-se ao rei Acabe, porque logo mandarei chuva.

Portanto Elias foi ver a Acabe.

A fome que se padecia em Samaria era muito grave. Portanto, o rei Acabe mandou chamar a Obadias, o administrador do palácio do rei. Obadias era um verdadeiro seguidor do SENHOR. No momento que Jezabel decidiu acabar com os profetas do SENHOR, Obadias pegou cem profetas e os escondeu em duas cavernas, cinquenta em cada uma, e lhes dava água e alimentos. O rei Acabe disse a Obadias:

—Venha comigo, visitaremos[a] cada fonte e rio do país para ver se podemos encontrar suficiente pasto para manter vivos os cavalos e as mulas, e assim não ter que matá-los.

Cada um escolheu a parte do país que percorreria. Acabe saiu por um lado e Obadias pelo outro. Enquanto Obadias fazia o percurso, encontrou-se com Elias, se ajoelhou rosto em terra perante Elias e disse:

—É você mesmo, meu senhor Elias?

Elias respondeu:

—Sim, sou eu. Vá e diga ao seu senhor que Elias está aqui.

Então Obadias disse:

—Se eu dizer a Acabe que sei onde você está, ele me matará! Não fiz nunca mal a você, por que você quer que eu morra? 10 Tão certo como vive o SENHOR, seu Deus, que o rei tem procurado por você em todas partes. Ao procurar num país, se o governador daquele país dizia que você não estava ali; então Acabe obrigava o governador a jurar que você não estava ali. 11 E agora o senhor quer que eu fale ao rei que você está aqui. 12 Se eu fizer isso, então o Espírito do SENHOR o levará a outro lugar, virá aqui o rei Acabe, e ao não o encontrar me matará. Isso não vai ser justo porque eu tenho seguido o SENHOR desde menino. 13 Você ficou sabendo o que fiz quando Jezabel matava os profetas do SENHOR e como eu escondi cem profetas do SENHOR em cavernas, cinquenta numa caverna e cinquenta em outra. Eu lhes levava comida e água. 14 Agora você diz: “Vá e diga a seu SENHOR que Elias está aqui”. Ele vai me matar.

15 Elias respondeu:

—Tão certo como vive o SENHOR Todo-Poderoso, em cuja presença tenho estado, eu lhe digo que hoje verei o rei.

16 Obadias foi se encontrar com o rei Acabe e disse onde estava Elias. O rei Acabe foi se encontrar com Elias,

Atos 17:10-15

Paulo e Silas na cidade de Bereia

10 Assim que anoiteceu, os irmãos fizeram com que Paulo e Silas partissem para a cidade de Bereia. Ao chegarem lá, eles foram para a sinagoga dos judeus. 11 As pessoas daquela cidade eram mais nobres do que as de Tessalônica, pois receberam a mensagem com grande entusiasmo. Eles examinavam as Escrituras todos os dias para ver se o que Paulo dizia era realmente verdadeiro. 12 Com isso muitos deles acreditaram, juntamente com muitas mulheres gregas importantes e muitos homens gregos. 13 Quando os judeus de Tessalônica souberam que Paulo estava em Bereia proclamando a mensagem de Deus, foram até lá para promover desordens entre o povo e para agitá-lo contra Paulo. 14 Os irmãos, então, imediatamente, mandaram Paulo para o litoral, mas Silas e Timóteo ficaram em Bereia. 15 Aqueles que acompanhavam Paulo o levaram até a cidade de Atenas. Depois eles partiram levando instruções para que Silas e Timóteo fossem encontrá-lo em Atenas o mais depressa possível.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International