Revised Common Lectionary (Complementary)
A promessa de Deus
Salmo de Davi.
110 O SENHOR disse ao meu Senhor:
“Sente-se à minha direita,
até eu pôr os seus inimigos
debaixo dos seus pés”.
2 O SENHOR fará com que o poder do seu reino se estenda desde Sião
até que domine todos os seus inimigos.
3 No dia de batalha,
o seu povo o seguirá de boa vontade.
Brilhando com santidade,
você se reunirá com os seus jovens de manhã cedo.
Eles estarão à sua volta como o orvalho da manhã.
4 O SENHOR jurou
e não voltará atrás:
“Você é sacerdote para sempre,
de acordo com a ordem do sacerdócio de Melquisedeque”.
5 O Senhor, à direita de Deus[a],
esmagará os reis no dia da sua ira.
6 Ele julgará as nações e os mortos ficarão amontoados.
Ele esmagará as suas cabeças em toda a terra.
7 No caminho beberá água de um ribeiro,
e levantará a sua cabeça.[b]
[c]
7 E o SENHOR disse:
—Eu tenho visto o sofrimento do meu povo no Egito. Eu ouvi os seus lamentos, causados pelos seus opressores, e sei quanto eles estão sofrendo. 8 Por isso, decidi descer e livrar o meu povo do poder dos egípcios. Vou tirá-lo daquela terra e levá-lo para uma terra fértil e espaçosa, uma terra boa para semear e para criar gado[a]. Vou levá-lo para a terra dos cananeus, heteus, amorreus, ferezeus, heveus e jebuseus. 9 Ouvi o lamento dos israelitas e vi a crueldade com que os egípcios os tratam. 10 Portanto, agora eu lhe envio ao faraó para libertar o meu povo, o povo de Israel, do Egito.
11 Mas Moisés disse a Deus:
—Quem sou eu para me apresentar diante do faraó e tirar os israelitas do Egito?
12 Deus lhe disse:
—Eu estarei com você. E esta será a prova de que fui eu quem o enviou: depois de ter tirado o povo do Egito, eles adorarão a Deus neste monte.
13 Então Moisés disse a Deus:
—Mas se eu falar aos israelitas: “O Deus dos seus antepassados enviou-me a vocês”, e eles me perguntarem: “Qual é o nome dele?” O que é que eu vou falar?
14 Deus disse a Moisés:
—EU SOU O QUE SOU.[b] Diga isto ao povo de Israel: “EU SOU enviou-me a vocês”.
15 E Deus disse também a Moisés:
—Diga ao povo de Israel: “YAVÉ, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, enviou-me a vocês”. Esse é o meu nome para sempre, pelo qual serei lembrado por todas as gerações.
39 Eles responderam:
—Nosso pai é Abraão.
Jesus então disse:
—Se vocês fossem realmente filhos de Abraão, fariam o que ele fez. 40 Entretanto vocês querem me matar, a mim, um homem que tem trazido a vocês a verdade que ouvi de Deus. Abraão nunca fez uma coisa dessas. 41 Vocês fazem as obras do pai de vocês.
Mas os judeus diziam:
—Nós não somos filhos ilegítimos! Nós temos um pai que é Deus.
42 Jesus disse:
—Se Deus fosse realmente o Pai de vocês, vocês me amariam. Eu vim de Deus e agora estou aqui. Não vim pela minha própria conta, mas porque Deus me enviou. 43 Vocês não compreendem o que eu ensino porque não conseguem aceitar o que eu digo. 44 O pai de vocês é o diabo. Vocês pertencem a ele e querem fazer a sua vontade. Ele foi um assassino desde o princípio. Ele é contra a verdade e nele não há verdade nenhuma. Quando mente só diz o que lhe é natural, pois é um mentiroso. Ele é o pai das mentiras. 45 Eu, porém, digo a verdade, mas vocês não acreditam em mim. 46 Pode algum de vocês me acusar de um pecado qualquer? Se digo a verdade, por que não acreditam em mim? 47 Aquele que é de Deus, aceita o que Deus diz. Mas vocês não aceitam o que Deus diz porque não pertencem a Deus.
Jesus e Abraão
48 Os judeus responderam:
—Temos ou não razão quando dizemos que você é um samaritano e que tem um demônio?
49 Jesus respondeu:
—Eu não tenho nenhum demônio. Eu honro o meu Pai, mas vocês me desonram. 50 Eu não estou tentando obter glória para mim mesmo. Há quem esteja tentando obter essa glória para mim. E ele é o Juiz. 51 Digo a verdade a vocês: Aquele que obedecer aos meus ensinamentos nunca morrerá.
52 Os judeus disseram a Jesus:
—Agora temos certeza de que você tem um demônio! Até mesmo Abraão e os profetas morreram, mas você diz: “Aquele que obedecer aos meus ensinamentos nunca morrerá”. 53 Você pensa que é superior ao nosso pai Abraão? Abraão morreu e os profetas também morreram. Quem você pensa que é?
54 Jesus respondeu:
—Se eu der glória a mim mesmo, essa glória não vale nada. Quem me dá glória é o meu Pai. Vocês dizem que ele é o Deus de vocês, 55 mas a verdade é que vocês não o conhecem. Eu o conheço. Se eu dissesse que não o conheço, então seria um mentiroso como vocês. Mas eu o conheço e obedeço a tudo o que ele diz. 56 Abraão, o pai de vocês, queria muito ver o dia da minha vinda. Ele viu e ficou muito contente.
57 Os judeus disseram:
—O que você está dizendo? Você nunca viu Abraão! Não tem nem cinquenta anos!
58 Jesus respondeu:
—Digo a verdade a vocês: Antes de Abraão nascer, Eu Sou!
59 Então os judeus pegaram pedras para atirar em Jesus, mas ele se escondeu e depois saiu do templo.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International