Revised Common Lectionary (Complementary)
Livro 1
(Salmos 1–41)
A verdadeira felicidade
1 Feliz é a pessoa que não segue o conselho dos maus,
nem vive como os pecadores,
nem faz parte dos que zombam do que é bom.
2 Pelo contrário, ela tem prazer nos ensinamentos do SENHOR
e medita nesses ensinamentos dia e noite.
3 Essa pessoa é como uma árvore plantada junto a um rio:
dá o seu fruto no momento certo
e as suas folhas nunca caem.
Tudo o que essa pessoa faz tem êxito.
4 Mas os maus não são assim,
eles são como a palha que o vento leva para longe.
5 Os maus serão condenados,
os pecadores não farão parte do grupo dos justos[a].
6 Pois o SENHOR guia os justos,
mas a maneira de viver dos maus os leva para a destruição.
O fruto ruim e o bom
24 Depois que Nabucodonosor, rei da Babilônia, deportou de Jerusalém a Jeconías[a], filho de Jeoaquim, rei de Judá, junto com os chefes de Judá, os artesãos e os chaveiros de Jerusalém, o SENHOR me mostrou dois cestos de figos que estavam diante do templo do SENHOR. 2 Dentro de um cesto tinha figos muito bons, do tipo que logo amadurece; dentro do outro tinha figos muito ruins, tão ruins que não podiam ser comidos.
3 Então o SENHOR me disse:
—O que vê, Jeremias?
E eu disse:
—Vejo figos. Os figos bons são excelentes, mas os ruins são tão ruins que não podem ser comidos.
4 Então a mensagem do SENHOR veio até mim:
5 —Eu, o SENHOR, Deus de Israel, digo ao povo de Judá, que enviei banido daqui ao país dos babilônios, que o tratarei como a estes figos bons. 6 Eu os protegerei e os trarei de volta para esta terra. Eu os restaurarei e não os destruirei. Eu os plantarei e não os arrancarei mais. 7 Eu lhes darei inteligência para que me conheçam porque eu sou o SENHOR. Eles serão meu povo e eu serei seu Deus, pois voltarão comigo com todo o coração.
8 —Mas como aos figos ruins, tão ruins que não podem ser comidos, diz o SENHOR, assim tratarei a Zedequias, rei de Judá, aos seus chefes, ao resto do povo de Jerusalém, aos que ficaram no país e aos que vivem no Egito. 9 Eu os tornarei motivo que cause temor e rejeição a todas as nações da terra. Eu os tornarei em modelo de repreensão, provérbio, zombaria e maldição em todos os lugares para onde os dispersei. 10 Eu enviarei a guerra, a fome e a doença contra eles até serem apagados da terra que dei a eles e aos seus antepassados.
A oferta para os cristãos da Judeia
16 Quanto à coleta para o povo de Deus, façam vocês também como eu ordenei às igrejas da Galácia: 2 todo domingo, cada um de vocês deve separar e guardar quanto dinheiro puder, de acordo com a sua prosperidade. Vão ajuntando, para que não se façam coletas quando eu chegar. 3 Depois que eu chegar, enviarei para Jerusalém as pessoas que vocês escolherem, com cartas de apresentação. Elas levarão a oferta de vocês para lá. 4 Se for conveniente que eu também vá, elas irão comigo.
Os planos de Paulo
5 Eu visitarei vocês quando passar pela Macedônia, pois realmente planejo passar por lá. 6 E pode ser até que eu fique com vocês algum tempo, ou passe aí o inverno. Assim vocês poderão me enviar nas viagens que eu tenha que fazer. 7 Não vou visitá-los agora pois em breve eu teria que deixá-los, e espero passar mais tempo com vocês, se o Senhor permitir. 8 Ficarei em Éfeso até a Festa de Pentecostes, 9 pois para mim abriu-se uma grande porta, uma ótima oportunidade para um proveitoso trabalho, ainda que muitas pessoas estejam contra mim.
10 E, se Timóteo chegar, façam com que ele se sinta à vontade entre vocês, pois ele trabalha para o Senhor, assim como eu. 11 Que ninguém o despreze. Vocês devem ajudá-lo a continuar sua viagem em paz, para que ele e os outros irmãos possam vir até a mim, pois eu os estou esperando.
12 Quanto ao irmão Apolo, eu o encorajei muito a visitá-los em companhia dos outros irmãos. Mas de modo nenhum ele quis ir agora. Quando houver uma boa oportunidade, ele irá.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International