Revised Common Lectionary (Complementary)
Pedido de ajuda
Salmo de Davi.
28 Ó SENHOR, minha rocha de proteção, eu peço a sua ajuda.
Não tampe os seus ouvidos quando eu orar.
Se não me responder,
serei como os mortos, que descem à sepultura.
2 Escute-me quando pedir que me ajude,
quando elevar as minhas mãos na direção do seu santo templo.
3 Não me castigue juntamente com os maus,
com os que praticam o mal.
Eles falam de paz ao seu próximo,
e, ao mesmo tempo, querem lhe fazer mal.
4 Dê-lhes o castigo que merecem,
castigue-os com o mal que fazem aos outros.
Faça a eles o mesmo que eles querem fazer aos outros;
dê-lhes o castigo que merecem.
5 Eles não se importam com o que o SENHOR faz,
nem com as suas obras maravilhosas,
por isso, o Senhor os destruirá,
e os destruirá para sempre.
6 Bendito seja o SENHOR
porque respondeu às minhas súplicas.
7 O SENHOR é quem me dá a força e quem me defende.
O meu coração está cheio de alegria porque ele me ajudou,
a ele canto louvores.
8 O SENHOR dá força ao seu povo
e protege o seu rei escolhido.
9 Salve o seu povo!
Abençoe os que lhe pertencem!
Como um pastor, guie-os e cuide deles para sempre!
O casamento de Sansão
14 Sansão foi à cidade de Timna e viu ali uma mulher filisteia. 2 Quando Sansão regressou para a sua casa, disse aos seus pais:
—Vi uma mulher filisteia em Timna e quero que a tragam para que seja minha esposa.
3 Os pais de Sansão responderam:
—Mas deve haver uma mulher do nosso clã ou do povo de Israel com quem você possa se casar. Por que tem que se casar com uma mulher filisteia? Os filisteus não estão circuncidados.
Sansão disse:
—Tragam-me essa mulher, que é a que me agrada.
4 Os pais de Sansão não sabiam que o SENHOR queria que isso acontecesse. Deus estava procurando uma forma de fazer alguma coisa contra os filisteus. Nesse tempo os filisteus dominavam Israel.
5 Então Sansão foi de novo a Timna com seus pais. Sansão estava nas vinhas de Timna e, de repente, um leão jovem o atacou rugindo. 6 De repente, o Espírito do SENHOR veio sobre Sansão dando-lhe grande poder. Sansão matou o leão com suas próprias mãos, sem usar nenhuma arma. Para Sansão foi tão fácil matar o leão que parecia como se tivesse matado um cabrito pequeno. Sansão não contou nada disso aos seus pais.
7 Sansão chegou à cidade e falou com a mulher que tinha lhe agradado. 8 Uns dias depois Sansão regressou para casar-se com a mulher. Pelo caminho, Sansão parou para ver o leão morto, e ficou surpreso! Havia um enxame de abelhas e mel no corpo do leão. 9 Sansão tirou o mel com as mãos e foi comendo pelo caminho. Quando chegou à sua casa, repartiu o mel com seus pais e eles também comeram, mas Sansão não lhes contou que havia tirado o mel do corpo do leão morto.
10 O pai de Sansão foi à casa da mulher filisteia e, como era costume que o noivo oferecesse uma festa, Sansão deu ali uma festa. 11 Quando os filisteus viram que Sansão estava fazendo uma festa, enviaram trinta homens para acompanhá-lo.
12 Sansão disse aos trinta homens:
—Esta festa vai durar sete dias. Eu vou lhes contar um enigma, se vocês o puderem resolver durante o tempo que dure a festa, então lhes darei trinta roupas de linho e trinta mudas de roupa. 13 Mas se não acharem a resposta, então vocês me darão trinta roupas de linho e trinta mudas de roupa.
Os homens disseram:
—Conte-nos de uma vez o enigma, queremos ouvir.
14 Sansão disse:
—Do que come saiu comida,
e do que era forte saiu doçura.
Os trinta homens tentaram encontrar a resposta durante três dias, mas não conseguiram adivinhar.
15 No quarto[a] dia, os homens disseram a esposa de Sansão:
—Por acaso nos convidou aqui para nos tornar pobres? Ajude-nos a enganar seu marido para que nos diga a resposta do enigma. Se não fizer isso queimaremos a casa do seu pai com você junto.
16 A mulher aproximou-se de seu marido e chorando disse:
—Você não me quer, me odeia. Você contou um enigma para o meu povo e não me disse a resposta.
Sansão disse:
—Não falei a resposta nem para o meu pai nem para a minha mãe, tampouco tenho que dizer a você.
17 A mulher chorou durante o resto dos dias que durou a festa e continuou incomodando seu marido para que lhe falasse a resposta. Finalmente, no sétimo dia, Sansão lhe deu a resposta. Ela saiu então e explicou a resposta para o seu povo.
18 Dessa forma, antes do entardecer do sétimo dia, os trinta homens tinham a resposta. Os homens foram onde estava Sansão e disseram:
“O que é mais doce do que o mel?
O que é mais forte do que um leão?”
Sansão disse:
“Se não tivessem arado com minha novilha,
não teriam encontrado a resposta”.
19 O Espírito do SENHOR veio com poder sobre Sansão, o qual foi a Ascalom e venceu trinta homens. Sansão pegou as roupas dos mortos e as deu aos trinta homens que tinham adivinhado o enigma. Depois foi para a casa dos seus pais. 20 Sansão não permaneceu com sua esposa, mas ela foi dada a um amigo dele.
A oração de Paulo
3 Agradeço ao meu Deus por tudo que recordo de vocês 4 e, em todas as orações que faço por vocês, eu oro com alegria. 5 Agradeço a Deus pela ajuda que me deram enquanto eu anunciava as Boas Novas, desde o primeiro dia até agora. 6 Estou bem certo de que Deus, que começou este bom trabalho entre vocês, vai continuá-lo até que ele seja terminado no dia em que Jesus Cristo voltar.
7 Aliás, é justo que eu assim pense de todos vocês, pois vocês estão no meu coração. E, não apenas enquanto eu estou na prisão, mas também quando estava defendendo e provando a verdade das Boas Novas, todos vocês participaram comigo deste privilégio que Deus me deu. 8 Pois Deus é minha testemunha da saudade que tenho de todos vocês e de como eu os amo com o amor de Cristo Jesus.
9 E também faço esta oração:
que o amor de vocês aumente mais e mais, junto com conhecimento e toda compreensão, 10 para que vocês possam sempre escolher o que é melhor. Assim vão ser puros e inculpáveis para o dia em que Cristo voltar. 11 E, por meio de Jesus Cristo, vocês farão muitas obras boas para a glória e louvor de Deus.
A situação de Paulo contribui para o progresso das Boas Novas
12 Irmãos, eu quero que vocês saibam que as coisas que aconteceram comigo têm contribuído para o progresso das Boas Novas. 13 Como resultado disso, todos os guardas do palácio e todos os outros ficaram sabendo que eu fui preso[a] por seguir a Cristo. 14 Também a maioria dos irmãos no Senhor tem sido encorajada por causa da minha prisão; eles estão ganhando cada vez mais confiança para anunciar a mensagem de Deus sem medo.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International