Revised Common Lectionary (Complementary)
Unidos como irmãos
Cântico para os peregrinos. Salmo de Davi.
133 Como é bom e agradável
quando o povo de Deus se junta, unidos como irmãos!
2 É como azeite perfumado derramado sobre a cabeça de Aarão,
que desce pela sua barba e corre pelas roupas.
3 É como o orvalho do monte Hermom quando cai sobre os montes de Sião.
É ali que o SENHOR promete dar a sua bênção, a vida eterna.
29 A seguir Jacó deu estas ordens:
—Estou quase morrendo. Enterrem-me com os meus antepassados na caverna do campo de Efrom, o heteu. 30 Essa caverna fica no campo de Macpela, perto de Mamre, na terra de Canaã. Abraão comprou essas terras de Efrom, o heteu, para fazer ali um cemitério. 31 Ali foram enterrados Abraão e a sua esposa Sara, Isaque e a sua esposa Rebeca, e ali eu enterrei a Lia. 32 Essas terras e a caverna foram compradas dos heteus.
33 Quando Jacó acabou de dar estas instruções aos seus filhos, voltou a se deitar de novo na cama e morreu, indo se juntar aos seus antepassados.
O funeral de Jacó
50 José abraçou o seu pai, chorando e beijando o rosto dele. 2 Depois José disse aos médicos que estavam ao seu serviço para embalsamarem o corpo do seu pai. 3 Levaram quarenta dias para embalsamar o corpo, que era o tempo que normalmente era preciso. Os egípcios choraram por ele durante setenta dias. 4 Passados os dias de luto, José foi falar com os funcionários do palácio do faraó. Ele lhes disse:
—Por favor, se não se importam, digam ao faraó 5 que o meu pai me fez prometer que eu o iria enterrar numa caverna na terra de Canaã. Ele mesmo preparou essa caverna para o seu enterro. Peçam a ele que me deixe ir enterrar o meu pai, depois voltarei para junto de vocês.
6 O faraó respondeu:
—Cumpra a sua promessa. Vá enterrar o seu pai.
7 Então José foi enterrar o seu pai. Acompanharam-no todos os funcionários do rei: os chefes do palácio e todos os chefes do Egito. 8 E também toda a família de Jacó: toda a família de José e as famílias dos seus irmãos. Só ficaram na terra de Gósen as crianças, as ovelhas e as vacas. 9 Também foram com ele pessoas em carruagens e a cavalo. Era um grupo muito numeroso.
10 Quando chegaram à eira de Atade, do outro lado do rio Jordão, fizeram ali um choro muito grande por Jacó. E José guardou sete dias de luto pelo seu pai. 11 Os cananeus que viviam naquele lugar viram a grande tristeza que dominava todos em Atade, e disseram:
—Os egípcios guardam um luto muito triste!
Por isso passaram a chamar àquele lugar de “Luto dos Egípcios”.[a] Esse lugar fica ao leste do rio Jordão.
12 Os filhos de Jacó fizeram tudo o que Jacó tinha lhes dito. 13 Levaram o seu corpo para a terra de Canaã e enterraram-no na caverna do campo de Macpela. Era esse o campo que ficava perto de Mamre, e que Abraão tinha comprado de Efrom, o heteu, para fazer ali um cemitério. 14 Depois do funeral do seu pai, José, os seus irmãos, e todos os que o tinham acompanhado, regressaram ao Egito.
Não faça com que outros pequem
13 Por isso, vamos parar de julgar uns aos outros. Ao contrário, tomem a decisão de não fazer nada que leve seu irmão a ser mais fraco ou a cair no pecado. 14 Eu sei, e estou convencido no Senhor Jesus, que não existe comida que não se possa comer. Mas, se alguém pensa que é pecado comer certo tipo de comida, então para ele aquilo é pecado. 15 Se você prejudicar a fé que seu irmão possui por causa de comida, você não está agindo com amor. Não destrua a fé que alguém possui por causa da sua comida, pois Cristo morreu por esse alguém. 16 Não deixe que aquilo que você pensa que é bom se torne em alguma coisa que os outros digam que é mau. 17 No reino de Deus, a comida e a bebida não são importantes. As coisas realmente importantes são: uma vida justa, paz, e alegria no Espírito Santo. 18 A pessoa que serve a Cristo, vivendo desta maneira, está agradando a Deus e é aceita pelas outras pessoas.
19 Então vamos nos esforçar para fazer as coisas que promovem a paz e que nos ajudam a fortalecer uns aos outros. 20 Não devemos destruir a obra de Deus por causa de comida. Todos os alimentos podem ser comidos, mas é errado comer alguma coisa quando isso faz um irmão pecar. 21 É melhor não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer coisa que faça meu irmão pecar.
22 Deixe entre você e Deus aquilo que você crê a respeito destas coisas. Feliz é aquele que pode fazer as coisas que pensa que são certas sem sentir culpa. 23 Mas a pessoa que come alguma coisa na dúvida se pode ou não comer é condenada, porque não acredita que aquilo que está fazendo é certo. E se uma pessoa faz qualquer coisa sem acreditar que é certo, então está pecando.
15 Nós que somos fortes na fé devemos ajudar os que são fracos. Devemos ajudá-los nas suas fraquezas e não tentar somente agradar a nós mesmos. 2 Que cada um de nós procure agradar os outros, para o bem deles, a fim de ajudá-los a crescer na fé.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International