Revised Common Lectionary (Complementary)
Tet
65 O SENHOR tratou o seu servo com bondade,
cumpriu a sua promessa.
66 Dê-me sabedoria e conhecimento,
pois confio nos seus mandamentos.
67 Antes de sofrer, vivia no pecado,
mas agora obedeço à sua palavra.
68 O Senhor é bom e faz o bem,
ensine-me os seus decretos.
69 Os arrogantes falam mal de mim, mentem,
mas eu continuo a cumprir as suas instruções com todo o meu coração.
70 Eles têm o coração endurecido,
mas eu tenho prazer na sua lei.
71 Foi bom para mim ter sofrido,
porque assim aprendi os seus decretos.
72 A lei que o Senhor deu vale mais para mim
do que todo o ouro e a prata do mundo.
27 —Se qualquer pessoa da comunidade pecar sem querer, fazendo o que o SENHOR tinha mandado que não fosse feito, ela será culpada. 28 Assim que souber que cometeu pecado, deverá oferecer uma cabra sem defeito pelo seu pecado. 29 Ela colocará a mão sobre a cabeça da cabra e a empurrará para baixo. Então matará a cabra no lugar onde se matam os animais dos sacrifícios queimados. 30 E o sacerdote molhará o seu dedo com um pouco do sangue da cabra e o colocará nas pontas do altar dos sacrifícios queimados. Ele derramará o resto do sangue sobre a base do altar. 31 O sacerdote também tirará toda a gordura da cabra da mesma forma como tirou a gordura dos sacrifícios de comunhão e a queimará no altar como um aroma agradável ao SENHOR. Assim o sacerdote fará purificação por essa pessoa e ela será perdoada.
O sacrifício de restituição
14 O SENHOR disse a Moisés:
15 —Quando alguém, sem querer, for culpado de ficar com as coisas consagradas ao SENHOR, ele deverá levar um carneiro sem qualquer defeito ao SENHOR como sacrifício de restituição, ou o equivalente em moedas de prata, segundo o peso oficial da moeda no santuário. 16 Para pagar pelo pecado que cometeu por ter ficado com as coisas consagradas, ele deverá levar ao sacerdote a oferta que tinha prometido e acrescentar mais vinte por cento. O sacerdote fará a purificação da pessoa com o carneiro do sacrifício de restituição e ela será perdoada.
Vivam para servir a Deus
11 Queridos amigos, peço a vocês, como estrangeiros que são numa terra estranha, que se afastem dos maus desejos do corpo que estão sempre em guerra contra a alma. 12 Mantenham exemplar o procedimento de vocês entre os pagãos, mesmo que eles os acusem de fazer o mal. Assim eles, ao observarem as boas obras de vocês, poderão dar glória a Deus no dia em que ele voltar.
Obedeçam às autoridades
13 Vocês devem se submeter a toda autoridade humana[a] por causa do Senhor. Submetam-se ao rei, que é a autoridade mais alta, 14 e submetam-se também aos governadores, os quais são enviados pelo rei para castigar os que fazem o mal e para honrar os que fazem o bem. 15 Pois a vontade de Deus é que, ao fazerem o bem, vocês acabem com a conversa ignorante dos tolos. 16 Vivam como pessoas livres, mas não deixem que esta liberdade se torne um pretexto para fazer o mal. Ao contrário, vivam como servos de Deus. 17 Respeitem todas as pessoas, amem aos irmãos, temam a Deus e honrem ao rei.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International