Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

Revised Common Lectionary (Complementary)

Daily Bible readings that follow the church liturgical year, with thematically matched Old and New Testament readings.
Duration: 1245 days
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Salmos 119:33-40

33 SENHOR, ensine-me a andar nos seus decretos
    e viverei sempre neles.
34 Dê-me entendimento para obedecer à sua lei
    e para a cumprir de todo o coração.
35 Guie-me no caminho dos seus mandamentos,
    porque é neles que encontro a felicidade.
36 Dê-me o desejo de ser obediente aos seus mandamentos,
    em vez de querer ajuntar riquezas.
37 Tire da minha mente os pensamentos inúteis[a],
    ajude-me a viver nos seus caminhos.
38 Cumpra a promessa que fez ao seu servo,
    a promessa que faz aos que lhe obedecem.
39 Afaste de mim as ofensas que me fazem ter medo,
    porque as suas ordens são boas.
40 Quero obedecer às suas instruções;
    porque o Senhor é justo, deixe-me viver.

Ezequiel 24:15-27

A morte da esposa de Ezequiel

15 Depois o SENHOR me disse:

16 —Olhe, homem mortal, num abrir e fechar de olhos tirarei de você a luz da sua vida, mas não lamente nem chore por ela. Não derrame lágrima alguma. 17 Gema em silêncio, como se estivesse morto. Não demonstre que está de luto. Coloque o seu turbante e seus sapatos como de costume. Não cubra com véu o bigode nem coma a comida que trouxerem para consolar você.

18 Minha esposa morreu de noite, e de manhã avisei ao povo. Na manhã seguinte fiz o que me foi ordenado. 19 O povo me perguntou se eu ia dizer o que significava tudo isso. 20 Eu lhes respondi o que o SENHOR queria 21 que eu falasse ao povo de Israel:

—Vou destruir o meu lugar sagrado, o orgulho dos seus cânticos, a luz das suas vidas, a paixão das suas almas. Os filhos e filhas que foram abandonados por vocês morrerão pela espada. 22 E vocês farão o mesmo que Ezequiel. Não cobrirão com véu seus bigodes nem comerão a comida que é trazida para consolar os parentes. 23 Em vez disso, usarão seus turbantes e seus sapatos como de costume. Não lamentarão nem chorarão, mas apodrecerão de culpa gemindo mutuamente. 24 Ezequiel será um sinal para vocês. Quando isso acontecer, vocês farão tudo o que ele tiver feito, e então aprenderão que eu sou o Senhor DEUS.

25 —Homem mortal, vai chegar o dia em que irei tirar deles a sua fortaleza, seu contentamento maravilhoso, o desejo do seu olhar, o orgulho da sua alma, e os seus filhos e as suas filhas. 26 No dia que isso acontecer, um fugitivo virá avisar você. 27 Nesse mesmo dia, a sua língua ficará livre, como a língua daquele fugitivo, e você então poderá falar. Você será um sinal, e então aprenderão que eu sou o SENHOR.

Romanos 10:15-21

15 E como alguém pode proclamá-lo se não for enviado? Como está escrito: “Como é linda a chegada daqueles que proclamam Boas Novas!”(A) 16 Mas nem todos os judeus aceitaram as Boas Novas. Isaías disse: “Senhor, quem acreditou na nossa mensagem?”(B) 17 E assim, a fé vem ao ouvir a mensagem; e essa mensagem é proclamada por ordem de Cristo[a]. 18 Mas eu pergunto: “As pessoas não ouviram essa mensagem?” Claro que ouviram! As Escrituras dizem:

“A voz deles foi ouvida em toda a terra,
    e as suas palavras percorreram o mundo”.(C)

19 Pergunto de novo: “Será que o povo de Israel não compreendeu?” Claro que compreendeu! Primeiro, Moisés disse isto por parte de Deus:

“Farei com que vocês tenham inveja
    por meio daqueles que não são uma nação;
e eu os deixarei furiosos
    por meio de uma nação que não tem conhecimento”.(D)

20 Depois também Isaías, por parte de Deus, falou a respeito dos que não eram do povo de Israel. Ele disse com grande coragem:

“Fui achado por aqueles que não me procuravam
    e apareci aos que não perguntavam por mim”.(E)

21 Mas, a respeito do povo de Israel, ele disse:

“Eu tenho esperado por este povo o dia inteiro,
    mas ele se recusa a me obedecer e a me seguir”.(F)

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International