Revised Common Lectionary (Complementary)
Hê
33 SENHOR, ensine-me a andar nos seus decretos
e viverei sempre neles.
34 Dê-me entendimento para obedecer à sua lei
e para a cumprir de todo o coração.
35 Guie-me no caminho dos seus mandamentos,
porque é neles que encontro a felicidade.
36 Dê-me o desejo de ser obediente aos seus mandamentos,
em vez de querer ajuntar riquezas.
37 Tire da minha mente os pensamentos inúteis[a],
ajude-me a viver nos seus caminhos.
38 Cumpra a promessa que fez ao seu servo,
a promessa que faz aos que lhe obedecem.
39 Afaste de mim as ofensas que me fazem ter medo,
porque as suas ordens são boas.
40 Quero obedecer às suas instruções;
porque o Senhor é justo, deixe-me viver.
A morte da esposa de Ezequiel
15 Depois o SENHOR me disse:
16 —Olhe, homem mortal, num abrir e fechar de olhos tirarei de você a luz da sua vida, mas não lamente nem chore por ela. Não derrame lágrima alguma. 17 Gema em silêncio, como se estivesse morto. Não demonstre que está de luto. Coloque o seu turbante e seus sapatos como de costume. Não cubra com véu o bigode nem coma a comida que trouxerem para consolar você.
18 Minha esposa morreu de noite, e de manhã avisei ao povo. Na manhã seguinte fiz o que me foi ordenado. 19 O povo me perguntou se eu ia dizer o que significava tudo isso. 20 Eu lhes respondi o que o SENHOR queria 21 que eu falasse ao povo de Israel:
—Vou destruir o meu lugar sagrado, o orgulho dos seus cânticos, a luz das suas vidas, a paixão das suas almas. Os filhos e filhas que foram abandonados por vocês morrerão pela espada. 22 E vocês farão o mesmo que Ezequiel. Não cobrirão com véu seus bigodes nem comerão a comida que é trazida para consolar os parentes. 23 Em vez disso, usarão seus turbantes e seus sapatos como de costume. Não lamentarão nem chorarão, mas apodrecerão de culpa gemindo mutuamente. 24 Ezequiel será um sinal para vocês. Quando isso acontecer, vocês farão tudo o que ele tiver feito, e então aprenderão que eu sou o Senhor DEUS.
25 —Homem mortal, vai chegar o dia em que irei tirar deles a sua fortaleza, seu contentamento maravilhoso, o desejo do seu olhar, o orgulho da sua alma, e os seus filhos e as suas filhas. 26 No dia que isso acontecer, um fugitivo virá avisar você. 27 Nesse mesmo dia, a sua língua ficará livre, como a língua daquele fugitivo, e você então poderá falar. Você será um sinal, e então aprenderão que eu sou o SENHOR.
15 E como alguém pode proclamá-lo se não for enviado? Como está escrito: “Como é linda a chegada daqueles que proclamam Boas Novas!”(A) 16 Mas nem todos os judeus aceitaram as Boas Novas. Isaías disse: “Senhor, quem acreditou na nossa mensagem?”(B) 17 E assim, a fé vem ao ouvir a mensagem; e essa mensagem é proclamada por ordem de Cristo[a]. 18 Mas eu pergunto: “As pessoas não ouviram essa mensagem?” Claro que ouviram! As Escrituras dizem:
“A voz deles foi ouvida em toda a terra,
e as suas palavras percorreram o mundo”.(C)
19 Pergunto de novo: “Será que o povo de Israel não compreendeu?” Claro que compreendeu! Primeiro, Moisés disse isto por parte de Deus:
“Farei com que vocês tenham inveja
por meio daqueles que não são uma nação;
e eu os deixarei furiosos
por meio de uma nação que não tem conhecimento”.(D)
20 Depois também Isaías, por parte de Deus, falou a respeito dos que não eram do povo de Israel. Ele disse com grande coragem:
“Fui achado por aqueles que não me procuravam
e apareci aos que não perguntavam por mim”.(E)
21 Mas, a respeito do povo de Israel, ele disse:
“Eu tenho esperado por este povo o dia inteiro,
mas ele se recusa a me obedecer e a me seguir”.(F)
© 1999, 2014, 2017 Bible League International