Revised Common Lectionary (Complementary)
O SENHOR é a minha fortaleza
Ao diretor do coro. Cântico de Davi, servo do SENHOR. Davi cantou ao SENHOR esta canção quando o SENHOR o livrou de Saul e de todos os seus inimigos.
18 SENHOR, eu o amo.
O Senhor é a minha força!
2 O SENHOR é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador.
O meu Deus é o meu refúgio, a minha proteção;
o meu escudo, a minha poderosa salvação
e o meu esconderijo mais alto.
3 O SENHOR é digno de louvor!
Pedi a sua ajuda, e ele me livrou dos meus inimigos.
20 O SENHOR me recompensou justamente,
porque me comportei com justiça.
Ele me recompensou
porque não fiz nada errado.
21 Tenho o cuidado de viver como o SENHOR quer que eu viva.
Por isso, eu não fiz nada que pudesse me separar de Deus.
22 Tenho sempre em mente os seus ensinamentos
e nunca me desvio das suas leis.
23 Fui sempre honesto com ele
e tenho me afastado do mal.
24 Por isso, o SENHOR me recompensará conforme a minha justiça.
Ele fará isso desde que eu não pratique o mal.
25 Deus é fiel com os que lhe são fiéis;
sincero com os que lhe são sinceros.
26 O Senhor é bom e puro com aquele que é bom e puro;
mas o Senhor mostra ser mais esperto do que as pessoas ardilosas.
27 O Senhor salva os humildes
e humilha os arrogantes.
28 O SENHOR ilumina o meu caminho;
o Senhor, meu Deus, é a minha luz na escuridão.
29 Meu Deus, com a sua ajuda poderei correr com os soldados.
Com a sua ajuda saltarei as muralhas dos meus inimigos.
30 O caminho de Deus é perfeito;
as promessas do SENHOR são dignas de confiança.
Ele protege os que procuram a sua ajuda e proteção.
31 O SENHOR é o único Deus;
o nosso Deus é a única rocha.
32 Ele é quem me fortalece
e aperfeiçoa o meu caminho.
3 Samuel disse a eles:
—Se em realidade querem voltar para o SENHOR de todo o coração, então livrem-se dos seus deuses estrangeiros e dos ídolos de Astarote. Dediquem-se completamente ao SENHOR. Só a ele devem servir! Então ele os salvará dos filisteus.
4 Então os israelitas se livraram das suas estátuas de Baal e Astarote e serviram somente ao SENHOR. 5 Samuel disse:
—Reúnam todo o povo de Israel em Mispá para que eu ore por vocês.
6 O povo se reuniu em Mispá, conseguiram água e a derramaram perante o SENHOR. Deste modo começaram um período de jejum. Não comeram nenhuma comida nesse dia e confessaram seus pecados, dizendo:
—Pecamos contra o SENHOR.
E Samuel serviu como líder de Israel em Mispá.
7 Os filisteus ouviram que os israelitas estavam se reunindo em Mispá e os governantes dos filisteus foram lutar contra eles. Ao ouvirem que os filisteus vinham, os israelitas se atemorizaram 8 e disseram a Samuel:
—Não deixe de pedir ao SENHOR por nós! Peça que nos salve dos filisteus!
9 Então Samuel pegou um cordeiro e o ofereceu como sacrifício que deve ser queimado completamente ao SENHOR. Depois suplicou ao SENHOR em favor de Israel e o SENHOR respondeu a sua oração.
10 Enquanto Samuel estava oferecendo o sacrifício que deveria queimar completamente, os filisteus atacaram Israel, mas o SENHOR enviou fortes trovões contra os filisteus, confundindo a todos e causando grande temor entre eles. Então os israelitas derrotaram os filisteus. 11 Os homens de Israel saíram de Mispá e perseguiram os filisteus até um lugar abaixo de Bete-Car, matando-os pelo caminho. 12 Depois disso Samuel pegou uma pedra, a pôs entre Mispá e Sem[a], e lhe deu o nome de “A pedra da ajuda”[b] porque disse:
—O SENHOR nos ajudou até agora.
13 Os filisteus foram derrotados e não invadiram mais o território de Israel. O SENHOR esteve contra os filisteus durante toda a vida de Samuel.
Vocês também são pecadores
2 Se você, meu amigo, pensa que pode julgar os outros, está enganado. Porque quando você julga os outros está se condenando, pois você que está julgando pratica as mesmas coisas que condena. 2 É Deus quem julga aqueles que praticam o mal; e nós sabemos que o seu julgamento é correto. 3 E você, meu amigo, que julga os que fazem o mal, mas faz o mesmo que eles, pensa que vai escapar do julgamento de Deus? 4 Ou será que você despreza a grande bondade de Deus, a sua tolerância e a sua paciência? Por acaso não sabe que a bondade dele devia levar você a mudar de atitude e de vida? 5 Mas você é duro de coração e não quer mudar de atitude. Assim vai fazer com que o seu castigo seja cada vez pior; o castigo que o espera naquele dia de fúria, em que Deus revelará os seus julgamentos justos. 6 “Ele retribuirá a todas as pessoas de acordo com o procedimento de cada um”.(A) 7 Algumas pessoas nunca se cansam de fazer o bem. Elas vivem para a glória e honra de Deus e para uma vida que não pode ser destruída. Deus dará vida eterna a elas. 8 Mas outras pessoas são egoistas. Elas rejeitam o que é certo e escolhem fazer o que é errado. Deus as punirá com toda a sua ira. 9 Haverá aflições e sofrimentos para todos os que fazem o mal; primeiro para os judeus e depois para todos os que não são judeus. 10 Mas haverá glória, honra e paz para todos os que fazem o bem; primeiro para os judeus e depois para todos os que não são judeus. 11 Porque Deus trata a todos da mesma maneira.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International