Revised Common Lectionary (Complementary)
9 Ali Elias entrou numa caverna e passou toda a noite.
Então o SENHOR disse a Elias:
—Elias, por que está aqui?
10 Ele respondeu:
—SENHOR, Deus Todo-Poderoso, eu sempre o servi da melhor maneira que pude, mas os israelitas quebraram a aliança que tinham com o Senhor. Eles destruíram os seus altares e mataram os seus profetas. Eu sou o único dos seus profetas que ficou com vida e agora eles querem me matar.
11 Então o SENHOR disse:
—Vá, e fique de pé diante do monte perante mim e eu passarei diante de você.[a]
Então passou o SENHOR e soprou um vento tão forte que quebrou uma parte do monte e quebrou grandes pedras diante do SENHOR, mas o SENHOR não estava no vento. Depois do vento, houve um terremoto, mas o SENHOR também não estava no terremoto. 12 Depois do terremoto passou um fogo mas o SENHOR também não estava no fogo. Depois do fogo, se ouviu um som muito suave. 13 Quando Elias o ouviu, cobriu o rosto com seu manto. Então saiu e ficou parado na entrada da caverna e uma voz lhe disse:
—Elias, por que está aqui?
14 Elias disse:
—SENHOR, Deus Todo-Poderoso, eu sempre o servi da melhor maneira que pude, mas os israelitas quebraram a aliança que tinham com o Senhor. Destruíram os seus altares e mataram aos seus profetas. Eu sou o único dos seus profetas que ficou com vida e agora eles querem me matar.
15 O SENHOR respondeu:
—Volte pelo caminho que leva ao deserto perto de Damasco, entre e consagre[b] a Hazael como rei da Síria. 16 Depois consagre a Jeú, filho de Ninsi, como rei de Israel, e depois consagre a Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, como o profeta que tomará seu lugar. 17 Jeú matará os que escaparem da espada de Hazael, e Eliseu matará àquele que escapar da espada de Jeú. 18 Além disso, ainda há 7.000 em Israel que não adoraram Baal nem o beijaram. Estes são os que eu deixarei com vida.
8 Estarei atento ao que Deus, o SENHOR, diz.
Ele promete paz para o seu povo, para os seus fiéis,
se eles não voltarem para a vida sem sentido que viviam antes[a].
9 Deus está pronto para salvar aqueles que o respeitam;
a sua glória habitará de novo[b] em nossa terra.
10 Então o amor de Deus se encontrará com os seus fiéis,
a justiça e a paz os cumprimentarão com um beijo.
11 A lealdade brotará dos fiéis da terra,
e do céu, Deus lhes mostrará a sua justiça.
12 O SENHOR nos dará o que é bom,
e a nossa terra produzirá bons frutos.
13 A justiça irá adiante de Deus,
para lhe preparar o caminho.
5 Moisés escreveu a respeito de como tornar-se justo por meio da lei: “Quem fizer o que a lei manda terá vida por meio dela”.(A) 6 Mas, a respeito de nos tornarmos justos pela fé, as Escrituras dizem: “Não pergunte a você mesmo: ‘Quem irá para o céu?’” (Isto é, para trazer Cristo do céu.) 7 “Nem pergunte, tampouco: ‘Quem irá descer ao abismo?’” (Isto é, para levantar Cristo da morte.) 8 Assim dizem as Escrituras: “A mensagem de Deus está perto de você; ela está na sua boca e no seu coração”.(B) Essa é a mensagem que produz fé da qual nós proclamamos. 9 Se você declarar com sua boca: “Jesus é o Senhor”, e acreditar com seu coração que Deus o ressuscitou dos mortos, você será salvo. 10 Pois com o coração a pessoa acredita e é declarada justa; e com a boca ela confessa sua fé e é salva. 11 Pois as Escrituras dizem: “Todo aquele que tem fé nele não será envergonhado”.(C) 12 Elas dizem “Todo aquele” porque não há diferença entre os judeus e os que não são judeus[a]. O mesmo Senhor é o Senhor de todos e dá das suas riquezas para todas as pessoas que lhe pedem ajuda. 13 Pois as Escrituras dizem: “Todo aquele que pedir a ajuda do Senhor será salvo”[b].(D)
14 Mas como alguém pode recorrer ao Senhor se não tiver fé nele? E como alguém pode ter fé no Senhor se não ouvir falar dele? E como ainda alguém pode ouvir falar dele se ninguém o proclamar? 15 E como alguém pode proclamá-lo se não for enviado? Como está escrito: “Como é linda a chegada daqueles que proclamam Boas Novas!”(E)
Jesus anda sobre as águas
(Mc 6.45-52; Jo 6.16-21)
22 Logo depois, Jesus mandou que seus discípulos entrassem no barco e partissem para o outro lado do lago da Galileia, enquanto ele despedia a multidão. 23 Quando a multidão foi embora, Jesus subiu sozinho para o monte a fim de orar. A noite veio e Jesus permanecia ali, sozinho. 24 O barco, no entanto, já se encontrava há vários quilômetros[a] da praia e estava sendo sacudido pelas ondas, pois o vento soprava contra ele. 25 Entre três e seis horas da madrugada, Jesus foi ao encontro deles andando em cima do lago.
26 Os discípulos, porém, quando o viram andando por sobre a água do lago, ficaram apavorados e disseram:
—É um fantasma!—e gritaram de medo. 27 E nesse instante Jesus lhes disse:
—Coragem, sou eu! Deixem de ter medo!
28 Mas Pedro lhe disse:
—Se é você mesmo, Senhor, mande que eu ande em cima da água até onde você está.
29 E Jesus lhe disse:
—Pode vir!
E Pedro, saindo do barco, andou em cima da água em direção a Jesus. 30 Porém, ao sentir o forte vento, Pedro teve medo e começou a afundar e gritou:
—Salve-me, Senhor!
31 E Jesus imediatamente estendeu a sua mão e, segurando-o, lhe disse:
—Como a sua fé é pequena! Por que é que você duvidou?
32 E ao entrarem ambos no barco o vento parou de soprar.
33 Os que estavam no barco o adoraram e disseram:
—Realmente o senhor é o Filho de Deus!
© 1999, 2014, 2017 Bible League International