Revised Common Lectionary (Complementary)
O futuro rei
9 Fique alegre, Sião!
Grite de alegria, Jerusalém!
Olhe, seu rei se aproxima;
ele é justo e vitorioso.
No entanto, ele também é humilde,
anda montado num jumento.
10 O rei destruirá[a] as carruagens de Efraim
e os cavalos de Jerusalém.
Destruirá as armas de guerra
e anunciará a paz para as nações.
Ele governará de mar a mar,
desde o rio Eufrates até os lugares mais afastados da terra.
O Senhor salvará o seu povo
11 “Jerusalém, a nossa aliança foi selada com sangue.
Por isso tirarei os seus prisioneiros desse poço seco.[b]
12 Prisioneiros, retornem ao seu lar;
agora vocês têm uma esperança.
Hoje anuncio que retornarei a vocês.
8 O SENHOR é bondoso e compassivo,
paciente e cheio de amor fiel.
9 O SENHOR é bom para com todos,
ele mostra a sua compaixão por toda a criação.
10 Que toda a criação lhe agradeça, ó SENHOR,
que os seus fiéis o louvem.
11 Que eles anunciem a glória do seu reino
e falem dos seus feitos poderosos.
12 Assim os seres humanos ficarão conhecendo os seus feitos poderosos
e o esplendor glorioso do seu reino.
13 O seu reino é eterno
e o seu poder permanece por todas as gerações.
O SENHOR cumpre todas as suas promessas,
e tudo o que ele faz é bom.[a]
14 O SENHOR ajuda os que estão quase caindo
e levanta os que caem.
15 Eu não entendo aquilo que faço, porque não faço as coisas boas que quero fazer. Ao contrário, faço as coisas más que odeio fazer. 16 Se faço as coisas más que não quero fazer, concordo que a lei é boa. 17 Mas não sou eu que, de fato, faço o mal. É o pecado que vive em mim que o faz. 18 Sim, eu sei que nada de bom vive em mim, isto é, naquela parte de mim que é humana e pecadora. Eu quero fazer o que é bom, mas não faço. 19 Eu não faço as coisas boas que quero fazer. Ao contrário, faço as coisas más que não quero fazer. 20 E, se faço as coisas más que não quero fazer, já não sou eu quem as faz, mas o pecado que vive em mim.
21 Aprendi então esta regra: quando quero fazer o bem, o mal está presente em mim. 22 No meu ser interior, estou de acordo com a lei de Deus. 23 Mas vejo outra lei trabalhando no meu corpo. Ela batalha contra a lei que meu ser interior aprova. Essa outra lei que trabalha no meu corpo é a lei do pecado e ela me faz seu prisioneiro. 24 Que homem tão miserável que sou! Quem poderá me salvar deste corpo que me conduz para a morte? 25 Dou graças a Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.
Assim, em minha mente, sou escravo da lei de Deus, mas naquela parte de mim que é humana e pecadora, sou escravo da lei do pecado.
16 —Com o que eu poderia comparar esta gente de hoje? São como grupos de crianças que, sentadas na praça, gritam umas às outras:
17 “Nós tocamos músicas alegres
e vocês não dançaram;
cantamos músicas tristes
e vocês não choraram!”
18 Isto ocorreu também com João Batista. Ele jejuava e não bebia vinho e, mesmo assim, as pessoas diziam: “Ele tem demônio!” 19 Depois veio o Filho do Homem. Ele come, bebe vinho e as pessoas dizem: “Olhem para este homem! Não passa de um comilão e beberrão! Ele é amigo de cobradores de impostos e pecadores”. A sabedoria, entretanto, encontra sua razão de ser em suas obras.
Jesus oferece descanso a quem o aceitar
(Lc 10.21-22)
25 Naquela ocasião Jesus disse:
—Pai, Senhor do céu e da terra! Eu lhe agradeço por ter escondido estas coisas dos sábios e dos entendidos e por tê-las mostrado aos que são simples como as crianças. 26 Sim, Pai, pois esta era a sua vontade.
27 —Todas as coisas foram dadas a mim pelo meu Pai. Ninguém conhece o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar. 28 Venham a mim todos vocês que estão cansados ou sobrecarregados e eu lhes darei descanso. 29 Aceitem o meu ensino[a] e aprendam de mim, pois eu sou paciente e tenho espírito humilde. Dessa forma vocês encontrarão descanso para as suas almas. 30 Eu digo isso pois o meu ensino é agradável e a carga que lhes dou para carregar é leve.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International