Revised Common Lectionary (Complementary)
2 Partindo de Refidim, chegaram ao deserto do Sinai e acamparam no deserto, diante do monte. 3 Moisés subiu ao monte e o SENHOR lhe disse:
—Diga o seguinte aos descendentes de Jacó, os israelitas: 4 “Vocês viram o que eu fiz ao povo do Egito. Viram como eu trouxe vocês até aqui, a mim, como se viessem sobre as asas de uma águia. 5 Portanto, obedeçam-me em tudo e guardem a minha aliança. Se fizerem isso, vocês serão a minha nação preferida entre todas as nações, pois todas as nações me pertencem. 6 Vocês serão o meu reino de sacerdotes, o meu povo santo”. É isso o que deve dizer aos israelitas.
7 Moisés foi, juntou os líderes do povo e lhes disse tudo o que o SENHOR tinha lhe ordenado. 8 E todo o povo respondeu ao mesmo tempo:
—Faremos tudo o que o SENHOR ordenou.
E Moisés regressou ao monte e disse ao SENHOR o que o povo tinha dito.
Cantem ao Senhor
Salmo de agradecimento.
100 Cantem com alegria ao SENHOR,
ó habitantes de toda a terra!
2 Adorem o SENHOR com alegria
e entrem na sua presença com cânticos alegres.
3 Reconheçam que o SENHOR é Deus.
Foi ele que nos criou e é a ele que pertencemos.
Nós somos o seu povo,
e ovelhas do seu rebanho.
4 Entrem pelas portas do seu templo com cânticos de agradecimento,
e nos seus pátios com cânticos de louvor.
Agradeçam-lhe e louvem o seu nome!
5 Pois o SENHOR é bom,
o seu amor dura para sempre,
e ele é fiel por todas as gerações.
Justos diante de Deus
5 Portanto, desde que pela fé fomos declarados justos perante Deus,[a] temos paz[b] com ele por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor. 2 Através dele, pela fé, também pudemos entrar na graça de Deus, na qual agora nos encontramos. Portanto nos alegramos por causa da esperança que temos de participar da glória de Deus. 3 Além disso, até nos nossos sofrimentos nos alegramos, porque sabemos que o sofrimento produz a paciência; 4 a paciência produz caráter; e o caráter produz a esperança. 5 A esperança não nos decepciona, pois Deus derramou o seu amor para encher os nossos corações por meio do Espírito Santo que nos foi dado.
6 Porque, quando não éramos capazes de nos salvar, Cristo morreu por nós, os pecadores, no momento certo. 7 Dificilmente alguém morreria para salvar a vida de uma pessoa justa; embora alguém possa ter coragem suficiente para dar a vida por uma pessoa boa. 8 Porém Deus mostrou o seu próprio amor a nós porque Cristo morreu por nós quando éramos pecadores.
Jesus tem pena do povo
35 Jesus viajava por todas as cidades e aldeias daquela região e ensinava nas suas sinagogas. Ele proclamava as Boas Novas do reino a todos e curava toda espécie de doenças e enfermidades. 36 Quando Jesus viu a multidão, teve muita pena, pois as pessoas pareciam aflitas e desamparadas, como ovelhas que não têm pastor. 37 Jesus, então, disse aos seus discípulos:
—A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38 Portanto, orem ao Senhor para que ele mande mais trabalhadores para a sua colheita, pois ele é o dono dos campos.
A missão dos doze apóstolos
(Mc 3.13-19; 6.7-13; Lc 6.12-16; 9.1-6)
10 Jesus chamou os seus doze discípulos e lhes deu poder tanto para expulsarem demônios como para curarem toda espécie de enfermidade. 2 Estes são os nomes dos doze apóstolos:
Simão, também chamado Pedro,
e André, seu irmão;
os irmãos Tiago e João, filhos de Zebedeu;
3 Filipe;
Bartolomeu;
Tomé;
Mateus, o cobrador de impostos;
Tiago, filho de Alfeu;
Tadeu;
4 Simão, que pertencia ao grupo dos zelotes;[a]
e Judas Iscariotes, que traiu Jesus.
5 Jesus enviou estes doze homens com a seguinte ordem:
—Não entrem em nenhuma cidade cujo povo não seja judeu, nem em nenhuma das cidades dos samaritanos. 6 Ao invés disso, procurem as pessoas da nação de Israel, que são como ovelhas perdidas. 7 Vão e proclamem esta mensagem: “O reino de Deus está próximo!” 8 Curem os leprosos e os outros doentes, ressuscitem os mortos e expulsem os demônios. Vocês receberam este poder de graça, portanto façam tudo isso de graça.
9 Vocês não devem levar nenhum dinheiro, nem ouro, nem prata, nem cobre; 10 e nem sacola de viagem. Também não devem levar nem roupas extras, nem sandálias, nem cajado. Digo isto porque todo trabalhador merece receber o seu alimento.
11 —Quando vocês chegarem a uma cidade ou a uma vila, procurem uma pessoa de confiança e fiquem com ela até a hora de irem embora. 12 Quando vocês entrarem numa casa, cumprimentem as pessoas. 13 Se as pessoas da casa forem dignas, que a paz que vocês desejarem a elas ao cumprimentá-las permaneça sobre elas. Mas se não forem dignas, que a sua paz volte para vocês. 14 Se alguma casa ou alguma cidade se recusar a recebê-los ou a ouvir o que vocês têm para dizer, então saiam de lá. E quando vocês estiverem indo embora, sacudam a poeira das suas sandálias.[a] 15 Digo a verdade a vocês: No Dia do Julgamento haverá mais tolerância para com o povo das cidades de Sodoma e de Gomorra do que para com as pessoas daquela cidade.
Aviso aos discípulos
(Mc 13.9-13; Lc 21.12-17)
16 —Escutem, eu estou enviando vocês como ovelhas para o meio de lobos. Sejam, portanto, espertos como cobras e simples como pombas. 17 Tenham cuidado com as pessoas, pois elas vão levá-los aos tribunais e vão chicoteá-los nas sinagogas deles. 18 Vocês serão levados para serem julgados diante de governadores e de reis por minha causa, e lá vocês terão oportunidade de testemunhar tanto aos judeus como também aos que não são judeus. 19 Quando forem presos, não se preocupem nem com “o que” vocês vão falar nem com “a maneira pela qual” vocês vão falar. Quando chegar a hora certa, lhes será dito o que vocês devem falar. 20 Lembrem-se de que não serão vocês que estarão falando, e sim o Espírito do Pai é que estará falando por intermédio de vocês.
21 —Algumas pessoas entregarão seus próprios irmãos para serem mortos e outras entregarão seus próprios filhos. Filhos se voltarão contra seus pais e os matarão. 22 Vocês serão odiados por todos por causa do meu nome, mas aquele que permanecer firme até o fim será salvo. 23 Quando vocês estiverem sendo perseguidos numa cidade, fujam para outra, pois eu lhes digo que o Filho do Homem voltará antes que vocês consigam percorrer todas as cidades de Israel.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International