Revised Common Lectionary (Complementary)
Cantem ao Senhor
Salmo de agradecimento.
100 Cantem com alegria ao SENHOR,
ó habitantes de toda a terra!
2 Adorem o SENHOR com alegria
e entrem na sua presença com cânticos alegres.
3 Reconheçam que o SENHOR é Deus.
Foi ele que nos criou e é a ele que pertencemos.
Nós somos o seu povo,
e ovelhas do seu rebanho.
4 Entrem pelas portas do seu templo com cânticos de agradecimento,
e nos seus pátios com cânticos de louvor.
Agradeçam-lhe e louvem o seu nome!
5 Pois o SENHOR é bom,
o seu amor dura para sempre,
e ele é fiel por todas as gerações.
Deus chama Moisés de novo
28 Quando o SENHOR falou com Moisés no Egito, 29 lhe disse:
—Eu sou o SENHOR! Diga ao faraó, rei do Egito, tudo o que lhe vou dizer.
30 Mas Moisés disse ao SENHOR:
—Visto que eu não sei falar bem, como é que o faraó vai ouvir o que eu digo?
7 Então o SENHOR respondeu a Moisés:
—Olhe, eu farei com que você seja como Deus para o faraó, e o seu irmão Aarão será como seu profeta. 2 Tudo o que eu lhe ordenar, você dirá ao seu irmão Aarão. E ele falará com o faraó para que deixe sair os israelitas do seu país. 3 Mas eu vou endurecer o coração do faraó para fazer muitos sinais e milagres no Egito. 4 O faraó não vai fazer o que vocês lhe pedirem, e eu mostrarei a minha grande justiça libertando do Egito os meus exércitos, isto é, o meu povo, os israelitas. 5 Assim os egípcios saberão que eu sou o SENHOR, quando levantar a minha mão contra o Egito e tirar de lá os israelitas.
6 Moisés e Aarão fizeram exatamente o que o SENHOR tinha lhes ordenado. 7 Moisés tinha oitenta anos e Aarão tinha oitenta e três quando foram falar com o faraó.
8 O SENHOR disse a Moisés e a Aarão:
9 —Moisés, quando o faraó lhes falar: “Façam um milagre”, você dirá a Aarão: “Pegue sua vara e atire-a ao chão, diante do faraó, e ela se transformará numa cobra”.
10 Moisés e Aarão apresentaram-se diante do faraó e fizeram o que o SENHOR tinha lhes ordenado. Aarão atirou a vara ao chão, diante do faraó e dos seus ministros, e ela se transformou numa cobra. 11 Então o faraó chamou os seus sábios e os seus feiticeiros. E também os magos do Egito fizeram a mesma coisa com as suas mágicas secretas. 12 Cada um deles atirou a sua vara ao chão, e as varas também se tornaram em cobras. Mas, quando isso aconteceu, a vara de Aarão comeu todas as outras. 13 Mesmo assim o coração do faraó continuou endurecido e não fez o que eles tinham lhe pedido, tal como o SENHOR tinha lhes dito.
A lei de Deus e a tradição dos judeus
(Mt 15.1-20)
7 Depois disto, os fariseus e alguns dos professores da lei, que tinham vindo de Jerusalém, se aproximaram de Jesus e 2 repararam que alguns dos seus discípulos estavam comendo com mãos impuras, isto é, estavam comendo sem antes terem lavado as mãos. 3 (Pois os fariseus e todos os outros judeus não comem sem antes lavar suas mãos com muito cuidado, mantendo a tradição dos antigos. 4 Quando voltam dos mercados das praças, eles não comem nada que não tenha sido muito bem lavado. E há também muitas outras tradições que eles observam, tais como a lavagem de copos, de jarros e até de panelas de metal.)[a] 5 Então os professores da lei e os fariseus perguntaram a Jesus:
—Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas ao invés disso, comem com as mãos impuras?
6 Mas Jesus lhes disse:
—Isaías tinha razão quando profetizou a respeito de vocês, hipócritas, quando escreveu:
“Este povo me honra com os seus lábios,
mas o seu coração está longe de mim.
7 O culto que eles me prestam não vale nada,
pois os ensinamentos que eles ensinam são mandamentos feitos por homens”.(A)
8 —Vocês deixam de lado o mandamento de Deus e se apegam à tradição dos homens.
9 E lhes disse ainda:
—Vocês são muito bons em deixar de lado os mandamentos de Deus e estabelecer os seus próprios ensinamentos. 10 Por exemplo: Moisés disse: “Respeitem o seu pai e a sua mãe”(B) e ainda: “Quem amaldiçoar o seu pai ou a sua mãe, será condenado à morte”.(C) 11 Mas vocês dizem que se alguém se aproximar de seu pai ou de sua mãe e disser: “Todos os recursos que eu poderia usar para ajudar a vocês são Corbã, isto é, oferta para o Senhor”, 12 então vocês o dispensam de fazer qualquer coisa para ajudar a seu pai ou a sua mãe. 13 Dessa forma vocês anulam os mandamentos de Deus pelas tradições que vocês têm transmitido. E assim como fazem isto, fazem também muitas outras coisas.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International