Revised Common Lectionary (Complementary)
Promessas do rei
Salmo de Davi.
101 Cantarei do amor e da justiça.
É para o SENHOR que eu quero cantar.
2 Farei de tudo para viver sem pecar.
Quando virá se encontrar comigo?
Andarei com o coração puro
dentro do meu palácio.
3 Não fixarei o meu olhar naquilo que não presta[a],
detesto quem faz isso.
Não me agarrarei a essas coisas.
4 Não tomarei parte em nada desonesto;
não farei nada de errado.
5 Não deixarei ninguém falar mal dos outros pelas costas.
Não suportarei os orgulhosos e os arrogantes.
6 Procurarei as pessoas que são fiéis a Deus,
e elas viverão ao meu lado.
Só terei ao meu serviço pessoas sinceras.
7 Quem engana os outros não entrará no meu palácio.
O mentiroso não permanecerá diante de mim.
8 Todos as manhãs destruirei os ímpios da terra,
expulsarei da cidade do SENHOR todos os que praticam o mal.
A queda de Samaria
9 Salmaneser, rei da Assíria, foi lutar contra Samaria e o seu exército cercou a cidade. Isso aconteceu no quarto ano do reinado de Ezequias, rei de Judá. Também era em Israel o ano sétimo do reinado de Oseias, filho de Elá. 10 Ao final do terceiro ano, Salmaneser conquistou Samaria e tomou posse da cidade durante o sexto ano do reinado de Ezequias, que era ao mesmo tempo o nono do reinado de Oseias em Israel. 11 O rei de Assíria tomou prisioneiros aos israelitas, os levou a Assíria e os deportou a Hala, no rio Habor, o rio de Gozã, e às cidades dos medos. 12 Isso aconteceu assim porque os israelitas não obedeceram ao SENHOR, seu Deus, nem mantiveram a sua aliança. Também não cumpriram com tudo o que mandou Moisés, servo do SENHOR; nem deram atenção ao que lhes ensinou nem o puseram em prática.
A Assíria se prepara para conquistar Judá
13 Durante o ano catorze do reinado de Ezequias, Senaqueribe, rei da Assíria, saiu para atacar todas as cidades fortificadas de Judá e as conquistou. 14 Então Ezequias, rei de Judá, mandou esta mensagem ao rei de Assíria que estava em Láquis: “Cometi um grave erro, retire-se e pagarei o tributo que me pedir”.
Então o rei de Assíria exigiu a Ezequias, rei de Judá, que pagasse 9.900 quilos[a] de prata e 990 quilos de ouro. 15 Ezequias entregou toda a prata que estava no templo do SENHOR e na tesouraria real. 16 Naquele tempo Ezequias tirou o ouro que cobria as portas do templo do SENHOR e as colunas das portas, que ele mesmo tinha colocado ali, e o entregou ao rei da Assíria.
O rei de Assíria envia um representante a Jerusalém
17 O rei da Assíria enviou os seus três comandantes mais importantes com um grande exército para atacar ao rei Ezequias em Jerusalém. Saindo de Láquis eles foram a Jerusalém e tomaram as suas posições junto ao aqueduto, perto do açude superior que está a caminho do Campo do Lavandeiro. 18 Então chamaram o rei e saíram ao seu encontro Eliaquim, filho de Hilquias, que era o administrador do palácio real, o escrivão Sebna e o secretário Joá, filho de Asafe.
O bom servo de Cristo Jesus
6 Ao ensinar estas coisas aos irmãos, você será um bom servo de Cristo Jesus, criado e alimentado nas palavras da fé e do bom ensinamento que você tem seguido. 7 Mas rejeite as lendas mundanas, que não têm valor algum. Exercite-se pessoalmente na devoção a Deus. 8 Pois o exercício físico, na verdade, tem algum valor, mas a devoção a Deus tem valor para tudo, porque promete bênçãos para a vida presente e para a vida futura. 9 Isto é verdade e merece toda a confiança. 10 É para esse fim que nós trabalhamos duramente e nos esforçamos: porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador de todos, especialmente daqueles que têm fé.
11 Ordene e ensine estas coisas. 12 Que ninguém o despreze por você ser jovem. Pelo contrário, mostre-se um exemplo para os que acreditam em Cristo, por meio daquilo que fala, de seu comportamento, de seu amor, de sua fé e da pureza de sua vida. 13 Até eu chegar, continue a dedicar-se à leitura das Escrituras em público, à pregação e ao ensino. 14 Não continue a descuidar do dom que há em você, o qual lhe foi dado como resultado de uma profecia quando o grupo de presbíteros pôs as mãos sobre você. 15 Continue dando total atenção a estas coisas. Entregue-se completamente a elas, para que todos possam ver o seu progresso. 16 Tenha cuidado com a sua própria vida e com aquilo que ensina. Continue nestes deveres, porque assim você salvará tanto a si mesmo como aos seus ouvintes.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International