Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

Revised Common Lectionary (Complementary)

Daily Bible readings that follow the church liturgical year, with thematically matched Old and New Testament readings.
Duration: 1245 days
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
2 Samuel 11:26-12:10

26 Quando Bate-Seba ouviu falar que Urias, seu marido, tinha morrido, chorou por ele. 27 Depois do luto, Davi mandou que a trouxessem ao palácio. Davi se casou com ela e ela lhe deu um filho, mas o SENHOR não gostou daquilo que Davi tinha feito.

Natã repreende Davi

12 O SENHOR mandou o profeta Natã ir falar com Davi. Ele foi e lhe disse:

—Havia dois homens que moravam numa cidade. Um era rico e o outro, pobre. O rico tinha muitas ovelhas e vacas. Mas o pobre não tinha nada, a não ser uma pequena ovelha que tinha comprado e criado. A ovelhinha cresceu com ele e com os seus filhos na sua própria casa. Ela comia da sua comida, bebia do seu copo e dormia nos seus braços. A ovelha era como uma filha para o pobre. Um dia apareceu um viajante na casa do homem rico. O rico quis preparar algo para o visitante comer, mas não quis matar nenhuma das suas ovelhas nem das suas vacas. Então matou a ovelhinha do pobre.

Davi ficou muito furioso com o homem rico e disse a Natã:

—Juro pelo SENHOR, que o homem que fez isso merece morrer! Terá que pagar quatro vezes[a] o valor da ovelhinha, porque fez tal coisa e não teve compaixão do pobre.

Então Natã disse a Davi:

—Esse homem é você! O SENHOR, o Deus de Israel, diz: “Eu o escolhi[b] para ser rei de Israel. Livrei você do poder de Saul. Dei a você a família do seu senhor, entreguei as mulheres dele nos seus braços. Fiz de você rei sobre Israel e Judá. E se ainda você quisesse mais, eu lhe daria mais. Então, por que você desprezou o mandamento do SENHOR? Por que fez mal a Urias, o heteu? Por que você deixou que os amonitas o matassem? É como se você mesmo o tivesse matado. 10 Por isso, também haverá sempre guerra entre a sua família! Você me desprezou quando tratou a esposa de Urias, o heteu, como se fosse sua esposa.

2 Samuel 12:13-15

13 Então Davi disse a Natã:

—Pequei contra o SENHOR!

Natã disse a Davi:

—O SENHOR perdoa a você este pecado. Não morrerá. 14 Mas, já que você desprezou o SENHOR,[a] o seu filho morrerá.

A morte do filho de Davi e Bate-Seba

15 Depois disso Natã voltou para casa. Então o SENHOR fez com que o filho que Davi teve com a esposa de Urias ficasse muito doente.

Salmos 32

Confissão e perdão

Salmo de Davi. Poema de Sabedoria[a].

32 Feliz é a pessoa que foi perdoada pelo mal que fez,
    e que os seus pecados foram apagados.
Feliz é a pessoa que o SENHOR considera inocente,
    a pessoa em quem não há maldade.

Enquanto eu não confessei os meus pecados,
    o meu corpo ficava fraco e cheio de dores.
O Senhor me castigava de dia e de noite,
    e eu estava abatido como terra seca no verão. Selah

Então, SENHOR, confessei os meus pecados e não escondi os meus erros,
    confessei as minhas culpas, e o Senhor me perdoou. Selah

Por isso, todos os seus fiéis seguidores devem orar ao Senhor.
    E quando estiverem em grandes dificuldades, nenhum mal lhes acontecerá.
O Senhor é o meu refúgio,
    me protege do perigo.
À minha volta, todos cantam com alegria
    pela sua salvação. Selah

“Vou ensinar a você e lhe mostrar o caminho que deve seguir.
    Olharei por você e serei o seu conselheiro.
Não seja como o cavalo ou o burro,
    que não têm entendimento,
e precisam ser controlados com freios e rédeas,
    para não fugirem de você”.

10 Os maus sofrem muitas coisas,
    mas o amor fiel do SENHOR protege aqueles que confiam nele.
11 Por isso, alegrem-se e sejam felizes no SENHOR.
    Cantem com alegria todos vocês que são sinceros e honestos.

Gálatas 2:15-21

15 Nós somos judeus de nascimento. Não somos pecadores como aqueles que não são judeus. 16 Porém, nós sabemos que nenhum de nós, que somos judeus cristãos, pode ser declarado justo por fazer o que a lei manda, mas pela fé em Jesus Cristo.[a] Assim nós também colocamos a nossa confiança em Cristo Jesus, para que possamos ser declarados justos pela fé em Cristo[b] e não por fazer o que a lei manda. Ninguém pode ser declarado justo por fazer o que a lei manda. 17 Mas quando nós, judeus, procuramos ser declarados justos em Cristo, fica claro que nós também somos pecadores. Por acaso isto quer dizer que Cristo nos faz pecadores? De maneira nenhuma! 18 Pois eu estaria muito errado se voltasse a ensinar as coisas que abandonei, isto é, a lei de Moisés. 19 Eu já não vivo para a lei. Foi a lei que me matou, e eu morri para ela a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; 20 portanto, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. E essa vida que agora vivo no meu corpo, vivo pela fé no Filho de Deus,[c] que me amou e se entregou por mim. 21 Eu não rejeito esta graça de Deus pois, se pudéssemos ser declarados justos diante de Deus por meio da lei, então Cristo não precisaria ter morrido.

Lucas 7:36-8:3

Jesus na casa de Simão, o fariseu

36 Um fariseu convidou Jesus para jantar na sua casa. Jesus foi e tomou lugar à mesa. 37 Naquela cidade vivia uma mulher. Todos a consideravam uma “pecadora”. Quando ela soube que Jesus estava jantando na casa do fariseu, pegou um vaso de alabastro cheio de perfume 38 e se colocou atrás de Jesus, aos pés dele e começou a chorar. As lágrimas dela caíam sobre os pés dele, molhando-os. Ela então os enxugou com os seus cabelos e os beijava e derramava o perfume neles. 39 Quando o fariseu que o tinha convidado viu aquilo, disse para si mesmo: “Se este homem fosse mesmo um profeta, saberia que tipo de mulher é aquela que o está tocando. Ele saberia que ela é uma mulher pecadora”. 40 Jesus se dirigiu ao fariseu e lhe disse:

—Simão, quero falar com você.

Respondeu ele:

—Pois não, Mestre.

41 E Jesus lhe disse:

—Um certo credor tinha dois devedores. Um deles lhe devia quinhentas moedas de prata e o outro, cinquenta. 42 Como nenhum dos dois conseguia lhe pagar, ele cancelou os empréstimos. Agora eu lhe pergunto: Qual dos dois devedores o amará mais?

43 Simão lhe respondeu:

—Eu acho que é aquele que lhe devia mais.

Jesus então disse:

—Você está certo.

44 E, virando-se para a mulher, disse a Simão:

—Você está vendo esta mulher? Eu entrei na sua casa, mas você não me deu água para lavar os pés; ela, porém, os lavou com as suas lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. 45 Você não me cumprimentou com um beijo; ela, porém, não para de beijar meus pés desde que entrei. 46 Você não derramou óleo sobre a minha cabeça. Ela, porém, derramou perfume nos meus pés. 47 Por isso eu digo a você: Os muitos pecados dela foram perdoados; e isto é evidente, pois ela mostrou um grande amor. Mas a pessoa a quem se perdoa pouco, mostra pouco amor.

48 Então Jesus disse à mulher:

—Os teus pecados estão perdoados.

49 E aqueles que estavam comendo com ele começaram a comentar uns com os outros:

—Quem é este que até perdoa pecados?

50 Então Jesus disse à mulher:

—A sua fé a salvou. Vá em paz.

As mulheres que acompanhavam Jesus

Depois disto Jesus iniciou uma viagem por todas as cidades e vilas, proclamando e anunciando as Boas Novas do reino de Deus. Iam com ele os seus doze discípulos e algumas das mulheres que tinham sido curadas de demônios e doenças: Maria, chamada Madalena (de quem tinham saído sete demônios); Joana, mulher de Cuza (que era administrador da casa do rei Herodes); Susana e muitas outras. Estas mulheres ajudavam a Jesus e seus discípulos com o que elas possuíam.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International