Revised Common Lectionary (Complementary)
15 Os olhos do Senhor vigiam os que se conduzem com justiça;
os seus ouvidos estão atentos quando chamam por ele.
16 O Senhor vira a cara aos que praticam o mal;
está disposto a apagar da Terra a lembrança deles.
17 Os que são justos clamam ao Senhor
que atende e os livra de todas as suas aflições.
18 O Senhor está perto dos que têm o coração ferido;
liberta os que têm o espírito carregado de angústia.
19 Muitas são as aflições que o justo tem na vida,
mas o Senhor o livra de todas.
20 Até o seu corpo está guardado por Deus;
nenhum dos seus ossos será quebrado.
21 A calamidade atingirá certamente os maus;
os que aborrecem os justos serão condenados.
22 O Senhor liberta a alma dos que o servem;
nenhum daqueles que nele se refugiam será condenado.
As tribos orientais regressam a Gileade
22 Josué convocou as tropas das tribos de Rúben, Gad e da meia tribo de Manassés. 2 E falou-lhes deste modo: “Vocês fizeram tudo conforme Moisés, o servo do Senhor, vos ordenou e obedeceram a cada mandamento que vos foi transmitido, a cada ordem dada pelo Senhor, vosso Deus. 3 Não abandonaram as tribos vossas irmãs, mesmo tendo esta campanha durado tanto tempo. 4 O Senhor, vosso Deus, deu repouso a vossos irmãos, como lhes tinha prometido. Por isso, regressem aos vossos lares, à terra que vos foi dada pelo servo do Senhor, Moisés, no lado de lá do Jordão. 5 Não deixem de obedecer o mandamento e a Lei que Moisés, o servo do Senhor, vos mandou. Amem o Senhor, vosso Deus, e sigam o seu plano para as vossas vidas. Cheguem-se a ele e sirvam-no com zelo e entusiasmo.”
6 Desta forma, Josué abençoou-os e mandou-os embora. 7 (Eles regressaram à terra que Moisés lhes tinha atribuído; no que respeita à meia tribo de Manassés, a terra de Basã; a outra meia tribo recebeu igualmente terra, mas do lado ocidental do Jordão.) Josué, ao mandar regressar aquelas tropas, abençoou-as; 8 disse-lhes também que repartissem os bens que tinham obtido do despojo dos combates com os seus irmãos que tinham ficado do outro lado; bens esses que consistiam em gado, prata, ouro, bronze, ferro e vestuário.
9 Assim, as tropas de Rúben, de Gad e da meia tribo de Manassés deixaram o exército de Israel em Silo, em Canaã, e atravessaram de novo o Jordão, de volta aos seus lares, à terra de Gileade.
5 Quanto à época e ao momento em que isto acontecerá, irmãos, não preciso de vos escrever a esse respeito. 2 Porque sabem bem que esse grande dia virá inesperadamente, como um ladrão na noite. 3 Na verdade, quando as pessoas disserem “Agora há paz e segurança!”, então virá, de súbito, a catástrofe. Será como quando uma grávida começa sentindo as dores do parto. Não poderão escapar, de forma alguma.
4 Mas vocês, irmãos, já não vivem mais nas trevas, para que venham a ser surpreendidos por esse momento como por um ladrão. 5 Pois são todos filhos da luz, filhos do dia. Não pertencemos ao domínio da noite e das trevas. 6 Estejamos então vigilantes e não adormecidos como o resto das gentes. Estejamos alerta e sejamos sóbrios. 7 Em geral, é de noite que as pessoas dormem e também que se embebedam. 8 Mas nós vivemos na luz do dia e é por isso que devemos ser moderados, revestindo-nos da couraça da fé e do amor, tendo como capacete a esperança da salvação. 9 Porque Deus não nos destina à condenação, mas à posse da salvação, através de nosso Senhor Jesus Cristo; 10 o qual morreu por nós para que, quer estejamos vivos, quer estejamos já mortos, quando ele vier, possamos viver juntamente com ele. 11 Por isso, animem-se uns aos outros, contribuindo mutuamente para o fortalecimento da fé, como têm vindo a fazer.
O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.