Revised Common Lectionary (Complementary)
Salmo de David.
110 Disse o Senhor ao meu Senhor[a]:
“Senta-te à minha direita,
até que ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés.”
2 O Senhor estabeleceu a base do teu poder em Sião,
para que domines no meio dos teus inimigos.
3 Quando exerceres o teu domínio,
o teu povo virá de coração, vestindo roupas santas.
A tua força será renovada diariamente,
como o orvalho da madrugada.
4 O Senhor jurou e nunca há de alterar o seu intento:
“Tu és sacerdote para sempre,
à semelhança de Melquisedeque.”
5 O Senhor, ao teu lado,
derrubará muitos reis,
quando executar o rigor da sua justiça!
6 Castigará nações que ficarão cheias de mortos;
ferirá cabeças que se levantam altivamente.
7 Ele se refrescará nas fontes do caminho;
por isso, prosseguirá de fronte erguida.
O perigo de rejeitar a sabedoria
20 A sabedoria clama, em voz bem alta, pelas ruas da cidade e nos cruzamentos; 21 sobre os muros eleva a sua voz, diante das portas da cidade, na frente de todos: 22 “Ó gente insensata! Até quando continuarão a viver contentes com a loucura? Até quando continuarão a desprezar a sabedoria e a contestar a evidência dos factos? 23 Venham ouvir e convençam-se com os meus argumentos. Derramarei sobre vocês um espírito de sabedoria e dar-vos-ei a conhecer a minha mensagem.
24 Tantas vezes vos chamei e não quiseram vir; insisti convosco, estendendo a mão, mas ninguém me deu atenção. 25 Rejeitaram os meus conselhos; não fizeram caso da minha repreensão. 26 Por isso, quando se encontrarem em dificuldades, será a minha vez de me rir e de me divertir com os vossos medos. 27 Quando esses medos vos sobrevierem, como uma tenebrosa tempestade, quando estiverem submergidos pela angústia e pelo pânico, 28 então, ao gritarem pela minha ajuda, não responderei; embora me procurem ansiosamente, não me acharão. 29 Porque preferiram desprezar a sabedoria e rejeitaram o temor do Senhor. 30 Voltaram-me as costas e desprezaram o meu juízo. 31 Essa é a razão por que terão de vir a comer o fruto amargo da vossa própria conduta e terão de fartar-se com as consequências desastrosas das vossas opções. 32 Porque é pela sua imprudência que a gente insensata morrerá; a segurança dos doidos matá-los-á. 33 Mas todos os que me derem ouvidos viverão em paz e segurança, e sem medo.”
Sujeição a Deus
4 Donde vêm as guerras e os conflitos entre vocês? Não vêm justamente das paixões que no vosso ser se confrontam? 2 Cobiçam, mas não alcançam. Matam e desejam o que os outros têm, mas que não conseguem obtê-lo. Daí as lutas e as guerras. Não têm porque não pedem a Deus. 3 Ou então, quando pedem, não recebem, porque fazem-no com más intenções; pedem com o fim de satisfazer os vossos apetites.
4 Vocês são desleais como adúlteros! Não veem que gostar do mundo é estar contra Deus? Quem quiser ser amigo do mundo torna-se inimigo de Deus. 5 Ou julgam sem razão aquela escritura que diz que o espírito que ele colocou dentro de nós tem ciúmes? 6 Por isso, tanto maior é o seu auxílio. E também está escrito que “Deus opõe-se aos orgulhosos, mas favorece os humildes.”[a]
7 Sujeitem-se pois a Deus, resistam ao Diabo e ele fugirá de vocês. 8 Cheguem-se a Deus e ele se chegará a vocês. Lavem as mãos da maldade, pecadores! E aqueles cuja vida não está decididamente com Deus, revejam os vossos intentos. 9 Pensem na vossa miséria moral e lamentem o que fizeram, arrependidos. Que o vosso riso se transforme em tristeza e a vossa alegria em choro. 10 Humilhem-se perante o Senhor que ele vos elevará.
O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.