Revised Common Lectionary (Complementary)
Salmo e Cântico para o dia de sábado.
92 É agradável louvar-te, ó Senhor,
cantar hinos ao teu nome, ó Altíssimo!
2 Como é bom anunciar, logo de manhãzinha, o teu grande amor
e à noite afirmar a tua fidelidade.
3 Cantem louvores ao som da lira e da cítara,
e com a música suave da harpa.
4 Porque tu, Senhor, tornaste-me tão feliz
com tudo quanto tens feito;
regozijo-me intensamente com as tuas obras.
5 Como são grandes os teus atos
e como são profundos os teus pensamentos!
6 Os insensatos não os compreendem;
os loucos não compreendem.
7 Embora os perversos prosperem como ervas daninhas,
e os que praticam a iniquidade floresçam,
o seu destino é serem destruídos para sempre.
8 Mas tu, Senhor, és exaltado para sempre.
9 Os teus inimigos, Senhor, hão de morrer;
serão aniquilados todos os que praticam a maldade.
10 Aumentaste a minha força como a de um boi selvagem;
derramaste sobre mim óleo fresco e revigorante.
11 Vi cumprido o destino dos meus adversários
e executada a sentença contra os meus inimigos.
12 Quanto aos justos, esses crescerão
e se desenvolverão como palmeiras;
terão a envergadura dos cedros do Líbano.
13 Porque os que estão plantados na casa do Senhor
viverão nos átrios do nosso Deus.
14 Na velhice ainda darão frutos;
serão viçosos e saudáveis.
15 Poderão anunciar a justiça do Senhor.
Ele é a minha rocha! Nele não há injustiça!
3 Se andarem conforme as minhas leis e guardarem os meus mandamentos, pondo-os em prática, 4 então vos darei as chuvas a seu tempo, e a terra produzirá abundantes colheitas, as árvores carregar-se-ão de frutos. 5 A ceifa durará até ao tempo da vindima e a vindima até ao tempo das novas sementeiras. Comerão até se fartarem e viverão seguros da terra, 6 porque vos darei paz; poderão dormir sem temores. Afastarei os animais perigosos e as guerras. 7 Perseguirão inimigos, os quais morrerão sob as vossas armas. 8 Cinco porão em fuga uma centena e cem liquidarão dez mil! Derrotarão todos os adversários.
9 Cuidarei de vocês e vos multiplicarei; cumprirei a minha aliança convosco. 10 Hão de ter uma tal abundância de fruto da terra que nem saberão o que fazer com ele quando chegar nova ceifa! 11 Estabelecerei a minha morada no vosso meio; não vos repudiarei. 12 Andarei no vosso meio, serei o vosso Deus e vocês serão o meu povo. 13 Eu sou o Senhor, vosso Deus, que vos tirou da terra do Egito para nunca mais serem escravos. Quebrei as vossas cadeias e farei que vivam com dignidade.
O castigo por desobediência
(Dt 28.15-68)
14 Contudo, se não me ouvirem e não me obedecerem, 15 antes desprezarem e rejeitarem as minhas leis, anulando assim a minha aliança, não obedecendo às minhas leis, eis o que vos farei: 16 castigar-vos-ei com terrores repentinos e com pânico, e ainda com a tuberculose e com febres ardentes que consomem os olhos e vão destruindo a vida. Hão de semear em vão, porque serão os vossos inimigos que colherão os frutos. 17 Serei contra vocês e hão de fugir na frente dos que vos atacam; serão governados por quem vos odeia. Até fugirão sem haver ninguém que vos esteja a perseguir.
18 Se continuarem a desobedecer-me, castigar-vos-ei sete vezes mais severamente ainda, por causa dos vossos pecados. 19 Quebrarei a vossa força orgulhosa. Os céus ser-vos-ão como ferro e a terra como bronze. 20 A vossa força se consumirá em vão; porque a vossa terra não vos dará searas, nem as árvores frutos.
Viver para agradar a Deus
4 Ainda quero, irmãos, suplicar-vos e aconselhar-vos, em nome do Senhor Jesus, que conformem a vossa vida às instruções que vos temos dado sobre a forma de viver e de agradar a Deus, o que, aliás, já estão a fazer; mas continuem a progredir cada vez mais. 2 E vocês bem conhecem esses mandamentos que vos temos dado da parte do Senhor Jesus.
3 A vontade de Deus é que levem uma vida santa; que se afastem da imoralidade sexual. 4 Que cada um saiba manter a santidade na conduta sexual. 5 Que não se deixem arrastar pelas paixões sensuais como os pagãos que não conhecem a Deus. 6 Que ninguém engane o seu irmão nesta matéria, roubando-lhe a sua mulher, porque o Senhor não deixará certamente de castigar severamente esses comportamentos. Também já antes vos tínhamos garantido isso. 7 Porque Deus não nos chamou para vivermos na imoralidade, mas na pureza. 8 Portanto, quem despreza estas normas, não é a homens que está a desobedecer, mas a Deus que vos dá o seu Espírito Santo.
O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.