Revised Common Lectionary (Complementary)
Hê
33 SENHOR, ensine-me a andar nos seus decretos
e viverei sempre neles.
34 Dê-me entendimento para obedecer à sua lei
e para a cumprir de todo o coração.
35 Guie-me no caminho dos seus mandamentos,
porque é neles que encontro a felicidade.
36 Dê-me o desejo de ser obediente aos seus mandamentos,
em vez de querer ajuntar riquezas.
37 Tire da minha mente os pensamentos inúteis[a],
ajude-me a viver nos seus caminhos.
38 Cumpra a promessa que fez ao seu servo,
a promessa que faz aos que lhe obedecem.
39 Afaste de mim as ofensas que me fazem ter medo,
porque as suas ordens são boas.
40 Quero obedecer às suas instruções;
porque o Senhor é justo, deixe-me viver.
21 —Não maltratem, nem oprimam um imigrante, porque vocês também foram imigrantes no Egito.
22 —Não maltratem as viúvas, nem os órfãos. 23 Pois se os maltratarem e eles me pedirem ajuda, eu certamente os ajudarei. 24 Ficarei muito irritado e matarei vocês na guerra. As suas mulheres ficarão viúvas e os seus filhos, órfãos.
25 —Se emprestar dinheiro a algum pobre do meu povo, não seja como um usurário, não lhe cobre juros. 26 Se ele lhe entregar a sua manta como garantia de que vai lhe pagar, devolva-a antes do anoitecer, 27 pois se não tiver a sua manta para se proteger do frio, não vai ter com que se cobrir na hora de dormir. E, se ele me pedir ajuda, eu o ajudarei pois sou misericordioso.
A liberdade cristã
23 É verdade que “todas as coisas são permitidas”, mas nem todas são boas para nós. É verdade que “todas as coisas são permitidas”, mas nem todas contribuem para o nosso crescimento espiritual. 24 Ninguém deve buscar os seus próprios interesses, e sim os interesses dos outros.
25 Comam de toda a carne que é vendida no mercado, sem fazer qualquer pergunta sobre a origem dela por motivo de consciência, 26 porque, como dizem as Escrituras: “A terra e tudo o que nela há pertence ao Senhor”.(A)
27 Se alguém que não acredita no Deus que nós acreditamos convidar vocês para comer com ele, e quiserem ir, comam de tudo que for colocado diante de vocês. Não façam perguntas sobre a origem daquela comida por motivo de consciência. 28 Mas se alguém disser a vocês: “Esta comida foi oferecida ao meu deus”, neste caso não comam, por causa da pessoa que disse isso e também por motivo de consciência. 29 Eu estou me referindo à consciência dos outros, e não à de vocês. Mas por que a minha liberdade deveria ser limitada pela consciência dos outros? 30 Se eu agradeço a Deus pela comida que como, por que é que sou criticado se já agradeci a Deus por ela?
31 Portanto, se vocês estiverem comendo, ou bebendo, ou fazendo qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. 32 Nunca façam nada que possa levar os judeus, aqueles que não são judeus[a], ou a igreja de Deus a pecar. 33 Eu faço a mesma coisa. Procuro agradar a todos em tudo o que faço e não busco o meu próprio interesse. Procuro fazer o que é melhor para todos, e faço isso para que eles possam se salvar.
11 Sigam o meu exemplo, assim como eu sigo o exemplo de Cristo.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International