Revised Common Lectionary (Complementary)
Louvor e ação de graças
Cântico para a dedicação do templo. Salmo de Davi.
30 SENHOR, eu o louvarei porque me tirou do perigo.
Eu o louvarei porque não deixou que os meus inimigos se alegrassem da minha desgraça.
2 SENHOR, meu Deus, pedi a sua ajuda
e o Senhor me curou.
3 O SENHOR me tirou da morte[a];
estava já no túmulo e o Senhor me fez viver.
4 Cantem louvores ao SENHOR todos os que lhe são fiéis,
louvem o seu santo nome.
5 A sua ira só dura um instante, mas a sua bondade dura toda a vida.
O choro vem de noite, mas a alegria vem de manhã.
6 Eu pensava que estava muito seguro,
que nada poderia me vencer.
7 Pensava isso, ó SENHOR, porque enquanto é bom comigo,
me deixa firme como uma montanha.
Mas quando se desvia de mim,
fico cheio de medo.
8 Pedi ajuda ao SENHOR,
implorei a sua compaixão.
9 Disse ao Senhor: Se eu morrer,
se descer à sepultura, não ganhará nada com isso.
Se eu virar pó, não poderei louvá-lo mais,
nem falar das coisas boas que faz.
10 SENHOR, ouça a minha oração, tenha compaixão de mim.
Ajude-me, SENHOR!
11 Então mudou a minha tristeza em dança.
Tirou as minhas roupas de luto e me vestiu de alegria.
12 Assim, ó SENHOR, meu Deus, eu o louvarei com todo o meu ser,
eu o louvarei para sempre.
Davi permite que Absalão regresse
14 Joabe, filho de Zeruia, sabia que o rei Davi sentia muita falta de Absalão. 2 Então mandou buscar uma mulher esperta de Tecoa e disse à mulher:
—Vista-se de luto e não ponha nenhum perfume em você. Finja que está muito triste e chorando há vários dias por alguém que morreu. 3 Vá falar com o rei e diga a ele o que eu vou lhe dizer.
Então Joabe disse à mulher o que ela deveria dizer. 4 Quando a mulher de Tecoa foi ver o rei, ajoelhou-se, rosto em terra, e disse:
—Ajude-me, ó rei!
5 O rei lhe perguntou:
—O que lhe aconteceu?
A mulher disse:
—Sou viúva, o meu marido morreu. 6 Tinha dois filhos, um dia, eles lutaram no campo e não houve quem os pudesse separar, e um matou o outro. 7 Agora toda a família está contra mim e querem que lhes entregue o assassino para se vingarem da morte do irmão e, ao mesmo tempo, acabarem com o herdeiro. Assim destruirão a única possibilidade do meu marido vir a ter descendentes e do seu nome continuar existindo na terra.
8 Então o rei disse à mulher:
—Volte para casa, eu me encarregarei do seu caso.
9 Mas a mulher de Tecoa disse:
—Ó rei, meu senhor, toda a culpa vai cair sobre mim e sobre a minha família, pois o rei é inocente.
10 Então o rei disse:
—Se alguém ameaçar você, mande-o vir falar comigo, e ele nunca mais voltará a incomodá-la.
11 A mulher disse:
—Por favor, ó rei, invoque o nome do SENHOR, seu Deus, e prometa não deixar que me façam sofrer mais matando o meu filho pela morte do seu irmão.
Davi disse:
—Juro pelo SENHOR, Deus vivo, que nem um só cabelo do seu filho cairá por terra!
Paulo conta como foi sua conversão
6 Eu já estava a caminho e me aproximava da cidade de Damasco quando, por volta do meio-dia, de repente, uma luz forte vinda do céu brilhou ao meu redor. 7 Caí no chão e ouvi uma voz me dizer: “Saulo, Saulo, por que você me persegue?” 8 Então perguntei: “Quem é o senhor?” Ele disse: “Sou Jesus de Nazaré, a quem você persegue”. 9 Os homens que estavam comigo viram a luz, mas não entenderam o que a voz dizia. 10 Em seguida perguntei: “O que devo fazer, Senhor?” E o Senhor me respondeu: “Levante-se e vá para Damasco. Lá você será informado de tudo o que deve fazer”. 11 O brilho daquela luz tinha me deixado cego e, por isso, tive de ser guiado pela mão pelos meus companheiros até Damasco.
12 —Morava em Damasco um homem chamado Ananias[a]. Ele era muito religioso de acordo com a lei e muito respeitado por todos os judeus daquela região. 13 Ele veio ao meu encontro e, parando de frente para mim, disse: “Irmão Saulo, volte a enxergar!” E naquele mesmo instante eu voltei a enxergar e pude vê-lo. 14 Ele me disse: “O Deus de nossos antepassados escolheu a você para conhecer a vontade dele, para ver o Justo[b] e também para ouvir a voz da sua boca. 15 Pois você testemunhará a todos os homens a respeito de tudo o que viu e ouviu. 16 E agora, o que está esperando? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, confiando na salvação do Senhor[c]”.
17 —Eu voltei para Jerusalém e, quando estava orando no templo, tive uma visão. 18 E eu vi aquele que estava me dizendo: “Saia imediatamente de Jerusalém, pois este povo não aceitará o seu testemunho a meu respeito”. 19 Então eu disse: “Senhor, estas pessoas sabem que eu percorri sinagogas, colocando na prisão e açoitando os que acreditavam no senhor. 20 Elas sabem também que eu estava presente quando o sangue de Estêvão, a sua testemunha, foi derramado. E elas até sabem que eu aprovei aquele crime e que tomei conta das capas dos que o mataram”. 21 Mas ele me disse: “Vá, pois eu vou enviá-lo para muito longe, para povos que não são judeus”.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International