Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

Revised Common Lectionary (Complementary)

Daily Bible readings that follow the church liturgical year, with thematically matched Old and New Testament readings.
Duration: 1245 days
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
1 Reis 8:22-23

22 Então Salomão, de pé perante o altar do SENHOR, em presença de toda a congregação de Israel, levantou os seus braços para o céu 23 e disse:

—SENHOR, Deus de Israel, não há nenhum outro Deus como o Senhor acima nos céus nem aqui, embaixo na terra. O Senhor fez a aliança com seu povo porque o ama. O Senhor mantém a sua aliança e o seu amor fiel com as pessoas que o servem de todo o coração.

1 Reis 8:41-43

41 —Que aconteça a mesma coisa quando um estrangeiro que não é do seu povo Israel vier de um país distante por causa do seu nome. 42 Os povos conhecerão o seu grande nome, a sua mão forte e braço poderoso. Quando esse estrangeiro se aproximar e orar neste templo, 43 ouça-o do céu, onde vive, e conceda tudo o que pedir, para que todas as nações do mundo conheçam seu nome e o respeitem como faz seu povo Israel. Assim eles saberão que seu nome é invocado neste templo que construí.

Salmos 96:1-9

Louvor a Deus

96 Cantem ao SENHOR uma nova canção;
    que todo o mundo cante ao SENHOR.
Cantem ao SENHOR, falem sempre bem dele,
    anunciem todos os dias a sua salvação.
Proclamem entre as nações a sua glória,
    contem a todos os povos as suas obras maravilhosas.

O SENHOR é grande e digno de louvor;
    é mais temível do que todos os deuses.
Os deuses das outras nações são apenas ídolos;
    mas o SENHOR fez os céus.
Na sua presença, há esplendor e sua majestade,
    no seu santo templo há poder e beleza.

Louvem o SENHOR, ó famílias das nações!
    Deem glória e honra ao SENHOR!
Louvem o nome do SENHOR;
    levem ofertas ao seu templo.
Louvem ao SENHOR no seu belo templo;
    que toda a terra trema diante dele.

Gálatas 1:1-12

Introdução

De Paulo, o apóstolo. Não foram homens que me escolheram para ser apóstolo, nem fui enviado por homens. Quem me fez apóstolo foram Cristo Jesus[a] e Deus Pai, o Deus que ressuscitou a Jesus dos mortos. Esta carta é também de todos os irmãos que estão comigo, e é dirigida para as igrejas da região da Galácia[b].

Que a graça e a paz de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês. Jesus ofereceu a si mesmo pelos nossos pecados para nos libertar deste mundo mau em que vivemos. Assim Jesus fez a vontade de Deus, nosso Pai. A Deus seja dada a glória para sempre! Amém.

Só há uma versão das Boas Novas

Estou admirado de vocês estarem abandonando tão depressa aquele que os chamou por meio da graça de Cristo, e estarem aceitando uma versão diferente das Boas Novas. A verdade é que não há outra versão das Boas Novas, mas algumas pessoas estão deixando a vocês confusos e querem mudar as Boas Novas sobre Cristo. Mas qualquer um que lhes anuncie uma versão das Boas Novas diferente daquela que lhes temos anunciado, que seja amaldiçoado; não importando que sejamos nós mesmos ou um anjo vindo do céu. Pois assim como já lhes disse, agora repito: se alguém anunciar uma versão das Boas Novas diferente daquela que vocês receberam, que seja amaldiçoado.

10 Será que eu estou tentando conseguir a aprovação dos homens ou a de Deus? Por acaso eu estou procurando agradar aos homens? Se eu estivesse agradando aos homens, não seria um servo de Cristo.

A autoridade de Paulo vem de Deus

11 Irmãos, quero que vocês saibam que as Boas Novas que lhes anunciei não são de origem humana, 12 pois não as recebi e nem as aprendi de homem nenhum. Foi Jesus Cristo que as revelou a mim.

Lucas 7:1-10

Jesus cura o servo de um oficial romano

(Mt 8.5-13; Jo 4.43-54)

Assim que Jesus acabou de dizer tudo o que ele queria que as pessoas ouvissem, foi para Cafarnaum. Lá vivia um oficial romano que tinha um servo que estava morrendo e a quem ele tinha muito apreço. Quando ouviu falar a respeito de Jesus, enviou alguns líderes dos judeus até ele para pedir que salvasse a vida do seu escravo. Os líderes chegaram até Jesus e insistiram em que ele fosse até lá, dizendo:

—Esse homem merece a sua ajuda, pois ele construiu a nossa sinagoga mostrando que ama muito o nosso povo.

Jesus, então, foi com eles. Eles não estavam muito longe da casa quando o oficial enviou alguns amigos com este recado para Jesus:

—Senhor, não se incomode de vir até aqui, pois eu não sou digno de que o senhor entre na minha casa. Não sou digno nem de ir falar com o senhor pessoalmente. Mas dê apenas uma ordem e o meu servo ficará curado. Pois eu também tenho superiores que me dão ordens e soldados a quem eu dou ordens. Eu digo a um: “Vá”, e ele vai; e digo a outro: “Venha”, e ele vem. Da mesma forma, digo ao meu servo: “Faça isto”, e ele faz.

Quando Jesus ouviu isto, ficou admirado e, virando-se para a multidão que o seguia, disse:

—Digo a vocês que nem mesmo entre o povo de Israel achei alguém com tanta fé!

10 Quando aqueles que tinham sido enviados voltaram para casa, encontraram o escravo curado.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International