Revised Common Lectionary (Complementary)
Louvor a Deus
96 Cantem ao SENHOR uma nova canção;
que todo o mundo cante ao SENHOR.
2 Cantem ao SENHOR, falem sempre bem dele,
anunciem todos os dias a sua salvação.
3 Proclamem entre as nações a sua glória,
contem a todos os povos as suas obras maravilhosas.
4 O SENHOR é grande e digno de louvor;
é mais temível do que todos os deuses.
5 Os deuses das outras nações são apenas ídolos;
mas o SENHOR fez os céus.
6 Na sua presença, há esplendor e sua majestade,
no seu santo templo há poder e beleza.
7 Louvem o SENHOR, ó famílias das nações!
Deem glória e honra ao SENHOR!
8 Louvem o nome do SENHOR;
levem ofertas ao seu templo.
9 Louvem ao SENHOR no seu belo templo;
que toda a terra trema diante dele.
31 —Por exemplo, pode acontecer que alguém peque contra seu próximo e seja colocado sob juramento. Quando o caso chegar perante o altar deste templo, 32 ouça do céu. Faça justiça aos seus servos, condenando o culpado pelo mal que fez e reivindicando o inocente por fazer o bem. 33 Quando o seu povo pecar e por isso for derrotado em batalha pelo inimigo, se então o povo voltar para o Senhor e o honrar, orar e suplicar desde este templo, 34 ouça do céu e perdoe o pecado do seu povo Israel. Faça-os voltar para a terra que o Senhor deu aos seus antepassados. 35 Quando houver seca e faltar a chuva porque pecaram contra o Senhor, se eles orarem voltados para este lugar, louvando seu nome e abandonando seu pecado quando os castigar, 36 ouça do céu e perdoe o pecado dos seus servos, seu povo Israel. Ensine-lhes o bom caminho para que o sigam e dê a chuva que necessita a terra que o Senhor deu a eles como herança.
37 —Se houver fome, epidemia ou se as colheitas forem destruídas por qualquer tipo de praga, seja por mofo, por gafanhotos ou por vermes; ou quando o inimigo sitiar alguma cidade, ou em fim, se houver qualquer praga ou doença, 38 se alguém do seu povo Israel orar ou lhe suplicar, consciente da sua dor e sua aflição, levantando os braços para este lugar, 39 ouça do céu, onde o Senhor vive, e perdoe-o. Responda sua petição e dê a cada um conforme o que o Senhor sabe da sua vida e atitude. Porque só o Senhor conhece o coração de cada ser humano. 40 Desta maneira eles respeitarão o Senhor todos os dias que viverem na terra que deu aos nossos antepassados.
Jesus expulsa um demônio
(Mc 1.21-28)
31 Depois Jesus foi para Cafarnaum, cidade da Galileia. Ali ele ensinava o povo nos sábados. 32 Todos ficaram admirados com o seu ensino, pois ele ensinava como quem tem autoridade. 33 Estava na sinagoga um homem que tinha um demônio dentro de si e ele gritou bem alto:
34 —O que você quer de nós, Jesus de Nazaré? Você veio para nos destruir? Eu sei que você é o Santo de Deus!
35 Mas Jesus o repreendeu, dizendo:
—Cale-se e saia desse homem!
Então o demônio jogou o homem no chão no meio de todos e saiu dele sem o machucar. 36 Todos ficaram impressionados e começaram a comentar uns com os outros:
—Que ensino é este? Vocês viram com que autoridade e poder ele dá ordens aos demônios e eles saem?
37 E a sua fama se espalhou por toda região.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International