Revised Common Lectionary (Complementary)
Salmo 96
1 Cantem ao Senhor um novo cântico;
cantem ao Senhor, todos os habitantes da terra!
2 Cantem ao Senhor, bendigam o seu nome;
cada dia proclamem a sua salvação!
3 Anunciem a sua glória entre as nações,
seus feitos maravilhosos entre todos os povos!
4 Porque o Senhor é grande
e digno de todo louvor,
mais temível do que todos os deuses!
5 Todos os deuses das nações
não passam de ídolos,
mas o Senhor fez os céus.
6 Majestade e esplendor estão diante dele,
poder e dignidade, no seu santuário.
7 Dêem ao Senhor, ó famílias das nações,
dêem ao Senhor glória e força.
8 Dêem ao Senhor
a glória devida ao seu nome,
e entrem nos seus átrios trazendo ofertas.
9 Adorem o Senhor
no esplendor da sua santidade;
tremam diante dele todos os habitantes da terra.
14 Depois o rei virou-se e abençoou toda a assembléia de Israel, que estava ali em pé. 15 E disse:
“Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, que com sua mão cumpriu o que com sua própria boca havia prometido a meu pai Davi, quando lhe disse: 16 ‘Desde o dia em que tirei Israel, o meu povo, do Egito, não escolhi nenhuma cidade das tribos de Israel para nela construir um templo em honra ao meu nome. Mas escolhi Davi para governar Israel, o meu povo’.
17 “Meu pai Davi tinha no coração o propósito de construir um templo em honra ao nome do Senhor, o Deus de Israel. 18 Mas o Senhor lhe disse: ‘Você fez bem em ter no coração o plano de construir um templo em honra ao meu nome; 19 no entanto, não será você que o construirá, mas o seu filho, que procederá de você; ele construirá o templo em honra ao meu nome’.
20 “E o Senhor cumpriu a sua promessa: Sou o sucessor de meu pai Davi, e agora ocupo o trono de Israel, como o Senhor tinha prometido, e construí o templo em honra ao nome do Senhor, o Deus de Israel. 21 Providenciei nele um lugar para a arca, na qual estão as tábuas da aliança do Senhor, aliança que fez com os nossos antepassados quando os tirou do Egito”.
A Preocupação de Paulo com a Fidelidade dos Coríntios
11 Espero que vocês suportem um pouco da minha insensatez. Sim, por favor, sejam pacientes comigo.[a] 2 O zelo que tenho por vocês é um zelo que vem de Deus. Eu os prometi a um único marido, Cristo, querendo apresentá-los a ele como uma virgem pura. 3 O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo. 4 Pois, se alguém lhes vem pregando um Jesus que não é aquele que pregamos, ou se vocês acolhem um espírito diferente do que acolheram ou um evangelho diferente do que aceitaram, vocês o toleram com facilidade. 5 Todavia, não me julgo nem um pouco inferior a esses “super-apóstolos”. 6 Eu posso não ser um orador eloqüente; contudo tenho conhecimento. De fato, já manifestamos isso a vocês em todo tipo de situação.
Biblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI® Copyright © 1993, 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.