Revised Common Lectionary (Complementary)
Louvor a Deus
96 Cantem ao SENHOR uma nova canção;
que todo o mundo cante ao SENHOR.
2 Cantem ao SENHOR, falem sempre bem dele,
anunciem todos os dias a sua salvação.
3 Proclamem entre as nações a sua glória,
contem a todos os povos as suas obras maravilhosas.
4 O SENHOR é grande e digno de louvor;
é mais temível do que todos os deuses.
5 Os deuses das outras nações são apenas ídolos;
mas o SENHOR fez os céus.
6 Na sua presença, há esplendor e sua majestade,
no seu santo templo há poder e beleza.
7 Louvem o SENHOR, ó famílias das nações!
Deem glória e honra ao SENHOR!
8 Louvem o nome do SENHOR;
levem ofertas ao seu templo.
9 Louvem ao SENHOR no seu belo templo;
que toda a terra trema diante dele.
23 Também mandou fazer um par de querubins de madeira de oliveira no Lugar Santíssimo. Cada um media ao redor de cinco metros de altura. 24 Cada asa dos querubins media dois metros e vinte e cinco centímetros até a ponta. 25 Ao todo, as duas asas mediam quatro metros e meio. 26 Os dois querubins mediam quatro metros e meio de altura, e eram idênticos. 27 Colocou os dois querubins no meio do templo. As suas asas se estendian até serem tocadas as pontas e as pontas tocavam a parede. 28 Revestiu os querubins de ouro.
29 Toda a parede interior dos quartos internos e externos foi esculpida com estátuas de querubins, palmeiras e flores abertas. 30 Também o chão dos espaços internos e quartos externos os revestiu de ouro.
31 Para a entrada do Lugar Santíssimo fez portas de madeira de oliveira. Havia cinco batentes que se encaixavam como degraus ao redor das portas. 32 Fez duas portas de madeira de oliveira e nelas esculpiu querubins, palmeiras e flores abertas, e todas foram revestidas de ouro. 33 Assim também fez com a porta da entrada do templo. Os batentes eram de madeira de oliveira, mas divididos em quatro lados. 34 As duas portas eram de pinho e giravam sobre dobradiças fixas. 35 Esculpiu as portas com estátuas de querubins, palmeiras e flores abertas, e revestiu de ouro cada figura esculpida.
36 Fez o pátio de três filas de pedras, uma sobre a outra, a última com vigas de cedro cortado. 37 No quarto ano do reinado de Salomão, durante o mês de zive, foram colocadas as bases do templo do SENHOR. 38 O templo foi acabado no mês de bul, o oitavo mês, do ano décimo primeiro do seu reinado. A construção do templo durou sete anos e ficou assim como tinha sido planejado.
Ajudando as pessoas a serem amigas de Deus
11 Portanto, uma vez que sabemos o que quer dizer temer ao Senhor, nós tentamos convencer as pessoas a aceitarem a verdade. Deus nos conhece completamente e espero que vocês também nos conheçam completamente. 12 Não estamos falando bem de nós mesmos para vocês novamente. Pelo contrário, estamos lhes dando uma oportunidade de terem orgulho de nós. Assim, vocês vão ter o que responder para aqueles que se orgulham das coisas que podem ser vistas, e não se importam com o que está no coração. 13 Pois, se enlouquecemos, é para Deus; e se temos juízo, é para o bem de vocês. 14 O amor que Cristo tem por nós nos domina, pois determinamos isto: um morreu por todos, portanto todos morreram. 15 E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas vivam para aquele que morreu e ressuscitou por todos.
16 De agora em diante, nós não consideramos ninguém da maneira como o mundo considera. É verdade que antes considerávamos a Cristo como o mundo considera, mas agora já não é assim que pensamos. 17 E assim, se alguém está em Cristo, isso significa que há uma nova criação. As coisas velhas já passaram; tudo é novo![a]
© 1999, 2014, 2017 Bible League International