Revised Common Lectionary (Complementary)
A justiça de Deus
Ao diretor do coro. Poema de Davi, quando Doegue, o edomita, foi dizer a Saul que Davi se encontrava na casa de Abimeleque.
52 Ó guerreiro, por que se orgulha do mal que faz?
Você só desonra a Deus[a].
2 A sua língua só planeja o mal aos outros,
é como navalha afiada, cheia de mentiras.
3 Ama mais o mal do que o bem,
gosta mais de mentir do que de dizer a verdade. Selah
4 Ama as discórdias,
só diz mentiras.
5 Por isso, Deus o destruirá para sempre.
Ele pegará você e o expulsará da sua tenda;
ele o tirará do mundo dos vivos. Selah
6 Os justos verão isso e respeitarão a Deus;
eles vão rir de você, dizendo:
7 “Vejam o que aconteceu a este homem
que não procurou a proteção de Deus.
Este tolo confiou nas suas riquezas,
e procurou ser forte fazendo mal aos outros”.
8 Mas eu sou como uma oliveira verde no templo de Deus.
Confio no amor fiel de Deus para todo o sempre.
9 Sempre o louvarei pelo que fez.
Anunciarei a todo o seu povo que o Senhor é bom.
[b]
O discurso de despedida
24 Josué reuniu todas as tribos de Israel em Siquém. Convocou todos os líderes, os chefes, os juízes e os oficiais. Todos compareceram diante de Deus[a]. 2 Então Josué disse a todo o povo a mensagem do SENHOR, o Deus de Israel:
—Há muito tempo, os seus antepassados, Tera e os seus filhos, Abraão e Naor, viviam no outro lado do rio Eufrates e adoravam outros deuses.
11 —Depois vocês atravessaram o rio Jordão e chegaram a Jericó. Os habitantes de Jericó lutaram contra vocês, assim como também fizeram os amorreus, os ferezeus, os cananeus, os heteus, os girgaseus, os heveus e os jebuseus. Eu fiz com que vocês vencessem todos eles. 12 Enviei um grande terror[a] diante de vocês e expulsei os dois reis amorreus. Não foi pela espada nem pelo arco que vocês os venceram. 13 Dei-lhes terras que vocês não cultivaram e cidades que não construíram. É nelas que vocês vivem agora. E é das vinhas e dos olivais que vocês não plantaram, que agora comem.
14 Então Josué disse ao povo:
—Portanto, agora obedeçam ao SENHOR e sirvam-no com sinceridade e lealdade. Joguem fora os deuses que os seus pais serviam no outro lado do rio Eufrates e no Egito e sirvam ao SENHOR.
15 —Se não quiserem servir ao SENHOR, escolham hoje a quem vão servir: os deuses que os seus antepassados serviam no outro lado do rio Eufrates ou os deuses dos amorreus em cuja terra vocês vivem. Mas eu e a minha família serviremos ao SENHOR.
16 Então todo o povo respondeu:
—Nunca deixaremos o SENHOR para servir outros deuses! 17 Pois foi o SENHOR, nosso Deus, quem nos tirou, a nós e aos nossos antepassados, da terra do Egito onde éramos escravos. Foi ele quem realizou aqueles grandes milagres que nós vimos. Foi ele quem nos protegeu durante toda a viagem e ao passarmos pelas terras das nações. 18 Também foi o SENHOR que expulsou diante de nós todas as nações e os amorreus que viviam nesta terra. Por tudo isso, nós também serviremos ao SENHOR, porque ele é o nosso Deus.
19 Então Josué avisou o povo:
—Vocês não vão poder servir ao SENHOR, porque ele é Deus santo! Ele é um Deus zeloso! Ele não perdoará a sua rebelião e os seus pecados. 20 Se vocês abandonarem o SENHOR e servirem os deuses das nações, então ele se voltará contra vocês. E mesmo depois de ter feito tanto bem a vocês, ele os castigará e destruirá.
21 Então o povo disse a Josué:
—Não! Nós serviremos ao SENHOR!
22 Então Josué perguntou ao povo:
—Vocês mesmos são testemunhas de que escolheram servir ao SENHOR.
E eles responderam:
—Sim, somos testemunhas.
23 Josué continuou:
—Então, joguem fora todos os deuses estrangeiros que vocês têm e dediquem-se com todo o coração ao SENHOR, o Deus de Israel.
24 E todas as pessoas disseram a Josué:
—Serviremos o SENHOR, nosso Deus, e faremos o que ele mandar.
25 Naquele dia, Josué fez uma aliança com o povo em Siquém e lhes deu normas e leis. 26 E Josué as escreveu no livro da Lei de Deus. Depois pegou uma grande pedra e a colocou debaixo do carvalho que estava no santuário do SENHOR. 27 E disse ao povo:
—Vejam, esta pedra ficará como testemunha contra vocês, pois ouviu tudo o que o SENHOR nos disse. Se vocês negarem o SENHOR, ela será testemunha contra vocês.
28 Depois Josué despediu o povo, e cada um foi para a terra que lhe foi dada.
Todos somos culpados
9 Então o que se conclui? Que nós os judeus temos vantagem sobre os outros?
De maneira nenhuma!
Como já dissemos, todos os homens são igualmente pecadores; tanto os que são judeus como os que não são judeus. 10 Como dizem as Escrituras:
“Não há ninguém sem pecado. Ninguém!
11 Não há ninguém que entenda,
ninguém que busque a Deus.
12 Todos se afastaram,
todos ficaram sem qualquer valor.
Não há ninguém que faça o bem.
Ninguém!(A)
13 Suas bocas são como túmulos abertos;
usam a língua para mentir.(B)
O que dizem é como veneno de cobras!(C)
14 As suas bocas estão cheias de maldições e amargura.(D)
15 Estão sempre prontos para matar
16 e para onde quer que vão causam ruína e miséria.
17 Não conhecem o caminho da paz.(E)
18 Não têm nenhum temor por Deus”.(F)
19 Sabemos que tudo o que a lei diz se aplica aos que estão debaixo dela: os judeus. Assim, ninguém poderá dar desculpas, e todo mundo ficará debaixo do julgamento de Deus. 20 Não há homem nenhum que, por fazer o que a lei manda, possa ser declarado justo diante de Deus.[a] A lei simplesmente mostra o nosso pecado.
Como Deus declara o homem justo
21 Mas agora nos foi revelada a maneira como Deus nos declara justos sem a lei,[b] embora a lei e os profetas já a tivessem anunciado. 22 Deus declara o homem justo por meio da fé que ele tem em Jesus Cristo.[c] Ele declara justas todas as pessoas que creem em Cristo, porque Deus não faz distinção entre quem é judeu e quem não é judeu,
© 1999, 2014, 2017 Bible League International