Previous Prev Day Next DayNext

Revised Common Lectionary (Complementary)

Daily Bible readings that follow the church liturgical year, with thematically matched Old and New Testament readings.
Duration: 1245 days
Nova Versão Internacional (NVI-PT)
Version
Salmos 34:9-14

Temam o Senhor,
    vocês que são os seus santos,
pois nada falta aos que o temem.
10 Os leões[a] podem passar necessidade e fome,
mas os que buscam o Senhor de nada têm falta.

11 Venham, meus filhos, ouçam-me;
eu lhes ensinarei o temor do Senhor.
12 Quem de vocês quer amar a vida
e deseja ver dias felizes?
13 Guarde a sua língua do mal
e os seus lábios da falsidade.
14 Afaste-se do mal e faça o bem;
busque a paz com perseverança.

Jó 13:1-19

13 “Meus olhos viram tudo isso,
meus ouvidos o ouviram
    e entenderam.
O que vocês sabem, eu também sei;
não sou inferior a vocês.
Mas desejo falar ao Todo-poderoso
e defender a minha causa
    diante de Deus.
Vocês, porém, me difamam
    com mentiras;
todos vocês são médicos
    que de nada valem!
Se tão-somente ficassem calados,
mostrariam sabedoria.
Escutem agora o meu argumento;
prestem atenção à réplica
    de meus lábios.
Vocês vão falar com maldade
    em nome de Deus?
Vão falar enganosamente a favor dele?
Vão revelar parcialidade por ele?
Vão defender a causa a favor de Deus?
Tudo iria bem se ele os examinasse?
Vocês conseguiriam enganá-lo
    como podem enganar os homens?
10 Com certeza ele os repreenderia
    se, no íntimo, vocês fossem parciais.
11 O esplendor dele
    não os aterrorizaria?
O pavor dele não cairia sobre vocês?
12 As máximas que vocês citam
    são provérbios de cinza;
suas defesas não passam de barro.

13 “Aquietem-se e deixem-me falar,
e aconteça comigo o que acontecer.
14 Por que me ponho em perigo
e tomo a minha vida
    em minhas mãos?
15 Embora ele me mate,
    ainda assim esperarei nele;
certo é que defenderei[a]
    os meus caminhos diante dele.
16 Aliás, será essa a minha libertação,
pois nenhum ímpio ousaria
    apresentar-se a ele!
17 Escutem atentamente
    as minhas palavras;
que os seus ouvidos
    acolham o que eu digo.
18 Agora que preparei a minha defesa,
    sei que serei justificado.
19 Haverá quem me acuse?
    Se houver, ficarei calado e morrerei.

João 4:7-26

Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: “Dê-me um pouco de água”. (Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.)

A mulher samaritana lhe perguntou: “Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber?” (Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos.[a])

10 Jesus lhe respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva”.

11 Disse a mulher: “O senhor não tem com que tirar água, e o poço é fundo. Onde pode conseguir essa água viva? 12 Acaso o senhor é maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, bem como seus filhos e seu gado?”

13 Jesus respondeu: “Quem beber desta água terá sede outra vez, 14 mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”.

15 A mulher lhe disse: “Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água”.

16 Ele lhe disse: “Vá, chame o seu marido e volte”.

17 “Não tenho marido”, respondeu ela.

Disse-lhe Jesus: “Você falou corretamente, dizendo que não tem marido. 18 O fato é que você já teve cinco; e o homem com quem agora vive não é seu marido. O que você acabou de dizer é verdade”.

19 Disse a mulher: “Senhor, vejo que é profeta. 20 Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar”.

21 Jesus declarou: “Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém. 22 Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus. 23 No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. 24 Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”.

25 Disse a mulher: “Eu sei que o Messias (chamado Cristo) está para vir. Quando ele vier, explicará tudo para nós”.

26 Então Jesus declarou: “Eu sou o Messias! Eu, que estou falando com você”.

Nova Versão Internacional (NVI-PT)

Biblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI® Copyright © 1993, 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.