Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

Old/New Testament

Each day includes a passage from both the Old Testament and New Testament.
Duration: 365 days
Nova Versão Transformadora (NVT)
Version
1 Crônicas 7-9

Descendentes de Issacar

Os quatro filhos de Issacar foram: Tolá, Puá, Jasube e Sinrom.

Os filhos de Tolá foram: Uzi, Refaías, Jeriel, Jamai, Ibsão e Samuel. Cada um deles foi chefe de um clã. No tempo do rei Davi, o total de homens aptos para a guerra listados no registro desses clãs era de 22.600.

O filho de Uzi foi Israías. Os filhos de Israías foram: Micael, Obadias, Joel e Issias. Os cinco foram chefes de clãs. Todos eles tiveram muitas esposas e muitos filhos, por isso o total de homens disponíveis para o serviço militar entre seus descendentes era de 36.000.

O total de homens aptos para a guerra de todos os clãs da tribo de Issacar era de 87.000. Todos eles foram listados nos registros genealógicos.

Descendentes de Benjamim

Os três filhos de Benjamim foram: Belá, Bequer e Jediael.

Os cinco filhos de Belá foram: Esbom, Uzi, Uziel, Jerimote e Iri. Cada um deles foi chefe de um clã. O total de homens aptos para a guerra desses clãs era de 22.034, conforme listado nos registros genealógicos.

Os filhos de Bequer foram: Zemira, Joás, Eliézer, Elioenai, Onri, Jeremote, Abias, Anatote e Alemete. Cada um deles foi chefe de um clã. O total de homens aptos para a guerra e chefes desses clãs era de 20.200, conforme listado nos registros genealógicos.

10 O filho de Jediael foi Bilã. Os filhos de Bilã foram: Jeús, Benjamim, Eúde, Quenaaná, Zetã, Társis e Aisaar. 11 Cada um deles foi chefe de um clã. O total de homens aptos para a guerra desses clãs era de 17.200.

12 Os filhos de Ir foram: Supim e Hupim. O filho de Aer foi Husim.

Descendentes de Naftali

13 Os filhos de Naftali foram: Jazeel,[a] Guni, Jezer e Silém.[b] Todos eles foram descendentes de Bila, concubina de Jacó.

Descendentes de Manassés

14 Os descendentes de Manassés com sua concubina arameia foram: Asriel e Maquir, pai de Gileade. 15 Maquir se casou com uma mulher do clã de Hupim e Supim. A irmã de Maquir se chamava Maaca. Outro descendente de Manassés foi Zelofedade, que só teve filhas.

16 Maaca, esposa de Maquir, deu à luz um filho e lhe deu o nome de Perez. Seu irmão se chamava Seres. Os filhos de Perez foram: Ulão e Requém. 17 O filho de Ulão foi Bedã. Todos esses foram descendentes de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés.

18 Hamolequete, irmã de Maquir, deu à luz Isode, Abiezer e Maalá.

19 Os filhos de Semida foram: Aiã, Siquém, Liqui e Anião.

Descendentes de Efraim

20 Os descendentes de Efraim foram: Sutela, Berede, Taate, Eleada, Taate, 21 Zabade, Sutela, Ézer e Eleade. Estes dois foram mortos quando tentavam roubar o gado de moradores dos arredores de Gate. 22 Seu pai, Efraim, lamentou sua morte por muito tempo, e seus parentes vieram consolá-lo.

23 Depois, Efraim teve relações com sua esposa, e ela engravidou e deu à luz um filho. Efraim lhe deu o nome de Berias,[c] por causa da desgraça que sua família havia sofrido. 24 Sua filha se chamava Seerá. Ela construiu as cidades de Bete-Horom Baixa, Bete-Horom Alta e Uzém-Seerá.

25 Os descendentes de Efraim foram: Refa, Resefe, Telá, Taã, 26 Ladã, Amiúde, Elisama, 27 Num e Josué.

28 Os descendentes de Efraim habitavam no território que incluía Betel e seus povoados ao sul, Naarã a leste, Gezer e seus povoados a oeste, e Siquém e seus povoados ao norte, até Aiá e seus povoados. 29 Ao longo da divisa de Manassés, ficavam as cidades de Bete-Seã, Taanaque, Megido e Dor, com seus povoados. Os descendentes de José, filho de Israel,[d] habitavam nessas cidades.

Descendentes de Aser

30 Os filhos de Aser foram: Imna, Isvá, Isvi e Berias. A irmã deles se chamava Sera.

31 Os filhos de Berias foram: Héber e Malquiel, pai de Birzavite.

32 Os filhos de Héber foram: Jaflete, Somer e Hotão. A irmã deles se chamava Suá.

33 Os filhos de Jaflete foram: Pasaque, Bimal e Asvate.

34 Os filhos de Somer foram: Aí,[e] Roga, Jeubá e Arã.

35 Os filhos de Helém,[f] irmão de Somer, foram: Zofa, Imna, Seles e Amal.

36 Os filhos de Zofa foram: Suá, Harnefer, Sual, Beri, Inra, 37 Bezer, Hode, Samá, Silsa, Itrã[g] e Beera.

38 Os filhos de Jéter foram: Jefoné, Pispa e Ara.

39 Os filhos de Ula foram: Ará, Haniel e Rizia.

40 Cada um desses descendentes de Aser foi chefe de um clã. Eram todos homens escolhidos, guerreiros valentes e líderes de destaque. O total de homens disponíveis para o serviço militar era de 26.000, conforme listado nos registros genealógicos.

Descendentes de Benjamim

O primeiro filho de Benjamim foi Belá, o segundo, Asbel, o terceiro, Aará, o quarto, Noá, e o quinto, Rafa.

Os filhos de Belá foram: Adar, Gera, Abiúde,[h] Abisua, Naamã, Aoá, Gera, Sefufá e Hurão.

Os filhos de Eúde, chefes dos clãs que habitavam em Geba, foram deportados para Maanate. Os filhos de Eúde foram: Naamã, Aías e Gera. Gera, que os exilou, foi o pai de Uzá e Aiúde.[i]

Depois que Saarim se divorciou de suas esposas Husim e Baara, teve filhos na terra de Moabe. Hodes, sua esposa, deu à luz Jobabe, Zíbia, Messa, Malcã, 10 Jeús, Saquias e Mirma. Todos esses filhos foram chefes de clãs.

11 Husim, esposa de Saarim, deu à luz Abitube e Elpaal. 12 Os filhos de Elpaal foram Héber, Misã, Semede (que construiu as cidades de Ono e Lode, com seus povoados), 13 Berias e Sema. Todos eles foram chefes de clãs que habitavam em Aijalom; eles expulsaram os moradores de Gate.

14 Aiô, Sasaque, Jeremote, 15 Zebadias, Arade, Éder, 16 Micael, Ispa e Joá foram os filhos de Berias.

17 Zebadias, Mesulão, Hizqui, Héber, 18 Ismerai, Izlias e Jobabe foram filhos de Elpaal.

19 Jaquim, Zicri, Zabdi, 20 Elienai, Ziletai, Eliel, 21 Adaías, Beraías e Sinrate foram filhos de Simei.

22 Ispã, Héber, Eliel, 23 Abdom, Zicri, Hanã, 24 Hananias, Elão, Antotias, 25 Ifdeias e Penuel foram filhos de Sasaque.

26 Sanserai, Searias, Atalias, 27 Jaaresias, Elias e Zicri foram filhos de Jeroão.

28 Esses foram os chefes dos clãs, conforme listados em seus registros genealógicos; todos moravam em Jerusalém.

A família de Saul

29 Jeiel,[j] pai de[k] Gibeom, morava em Gibeom. Sua esposa se chamava Maaca, 30 e seu filho mais velho, Abdom. Os outros filhos de Jeiel foram: Zur, Quis, Baal, Ner,[l] Nadabe, 31 Gedor, Aiô, Zacarias[m] 32 e Miclote, que gerou Simeão.[n] Todos moravam com suas famílias, próximos uns dos outros, em Jerusalém.

33 Ner gerou Quis.

Quis gerou Saul.

Os filhos de Saul foram: Jônatas, Malquisua, Abinadabe e Isbosete.[o]

34 O filho de Jônatas se chamava Mefibosete.[p]

Mefibosete gerou Mica.

35 Os filhos de Mica foram: Pitom, Meleque, Tareia e Acaz.

36 Acaz gerou Jadá.[q]

Os filhos de Jadá foram: Alemete, Azmavete e Zinri.

Zinri gerou Moza.

37 Moza gerou Bineá.

Bineá gerou Refaías.[r]

Refaías gerou Eleasá.

Eleasá gerou Azel.

38 Azel teve seis filhos: Azricão, Bocru, Ismael, Searias, Obadias e Hanã. Todos esses foram filhos de Azel.

39 Eseque, irmão de Azel, teve três filhos: o primeiro se chamava Ulão, o segundo, Jeús, e o terceiro, Elifelete. 40 Todos os filhos de Ulão foram guerreiros valentes e arqueiros habilidosos. Tiveram muitos filhos e netos, 150 ao todo.

Todos esses foram descendentes de Benjamim.

Todo o Israel foi listado nos registros genealógicos do Livro dos Reis de Israel.

Os exilados que voltaram

O povo de Judá foi exilado na Babilônia por causa de sua infidelidade. Os primeiros exilados a regressar a suas propriedades em suas respectivas cidades foram os sacerdotes, os levitas, os servidores do templo, além de outros israelitas. Alguns membros das tribos de Judá, Benjamim, Efraim e Manassés se estabeleceram em Jerusalém.

Uma das famílias a voltar foi a de Utai, filho de Amiúde, filho de Onri, filho de Inri, filho de Bani, descendente de Perez, filho de Judá.

Do clã dos silonitas, alguns dos que voltaram foram: Asaías, o mais velho, e seus filhos.

Do clã dos zeraítas, alguns dos que voltaram foram: Jeuel e seus parentes.

Ao todo, voltaram 690 famílias da tribo de Judá.

Da tribo de Benjamim, alguns dos que voltaram foram: Salu, filho de Mesulão, filho de Hodavias, filho de Hassenua; Ibneias, filho de Jeroão; Elá, filho de Uzi, filho de Micri; e Mesulão, filho de Sefatias, filho de Reuel, filho de Ibnias.

Todos esses homens foram chefes de clãs e estão listados nos registros genealógicos. Ao todo, voltaram 956 famílias da tribo de Benjamim.

Os sacerdotes que voltaram

10 Dos sacerdotes, alguns dos que voltaram foram: Jedaías, Jeoiaribe, Jaquim, 11 Azarias, filho de Hilquias, filho de Mesulão, filho de Zadoque, filho de Meraiote, filho de Aitube. Azarias era o principal encarregado da casa de Deus.

12 Outros sacerdotes que voltaram foram: Adaías, filho de Jeroão, filho de Pasur, filho de Malquias; e Masai, filho de Adiel, filho de Jazera, filho de Mesulão, filho de Mesilemite, filho de Imer.

13 Ao todo, voltaram 1.760 sacerdotes. Foram chefes de clãs e homens muito capazes. Eram responsáveis por servir na casa de Deus.

Os levitas que voltaram

14 Dos levitas, os que voltaram foram: Semaías, filho de Hassube, filho de Azricão, filho de Hasabias, descendente de Merari; 15 Baquebacar; Heres; Galal; Matanias, filho de Mica, filho de Zicri, filho de Asafe; 16 Obadias, filho de Semaías, filho de Galal, filho de Jedutum; e Berequias, filho de Asa, filho de Elcana, que morava na região de Netofate.

17 Dos guardas das portas, os que voltaram foram: Salum, Acube, Talmom, Aimã e seus parentes. Salum era o chefe dos guardas. 18 Antes dessa época, eram responsáveis pela Porta do Rei, do lado leste. Eram guardas das portas dos acampamentos dos levitas. 19 Salum era filho de Coré, descendente de Abiasafe,[s] do clã de Corá. Ele e seus parentes, os coraítas, eram responsáveis por guardar a entrada do santuário, como seus antepassados haviam guardado a entrada do tabernáculo.

20 Naquele tempo, Fineias, filho de Eleazar, era o encarregado dos guardas das portas, e o Senhor estava com ele. 21 Mais tarde, Zacarias, filho de Meselemias, foi o responsável por guardar a entrada.

22 Ao todo, havia 212 guardas das portas naquele tempo, e foram listados nos registros genealógicos de seus povoados. Os antepassados deles haviam sido nomeados por Davi e por Samuel, o vidente, porque eram homens de confiança. 23 Esses guardas das portas e seus descendentes, conforme suas divisões, eram responsáveis por guardar a entrada da casa do Senhor quando ela era uma tenda. 24 Os guardas das portas ficavam nos quatro lados: leste, oeste, norte e sul. 25 Seus parentes nos povoados vinham de tempo em tempo dividir essa responsabilidade com eles por períodos de sete dias.

26 Os quatro principais guardas das portas, todos levitas, eram oficiais de confiança, pois eram responsáveis pelas salas e pelos tesouros da casa de Deus. 27 Passavam a noite ao redor da casa de Deus, pois era seu dever guardá-la e abrir suas portas todas as manhãs.

28 Alguns dos guardas das portas foram nomeados para cuidar dos diversos objetos usados no culto. Conferiam tudo que era retirado e devolvido, para que nada se perdesse. 29 Outros eram responsáveis pela mobília, pelos utensílios do santuário e pelos suprimentos, como farinha da melhor qualidade, vinho, azeite, incenso e especiarias. 30 Eram os sacerdotes, porém, que misturavam as especiarias. 31 Matitias, levita e filho mais velho de Salum, o coraíta, era encarregado de assar os pães para as ofertas. 32 E alguns membros do clã de Coate eram encarregados de preparar os pães colocados sobre a mesa todos os sábados.

33 Os músicos, todos chefes de famílias levitas, moravam no templo. Eram isentos de outras responsabilidades, pois realizavam seu serviço dia e noite. 34 Todos esses homens moravam em Jerusalém. Eram chefes de famílias levitas, listados como líderes nos registros genealógicos.

Genealogia do rei Saul

35 Jeiel, pai de[t] Gibeom, morava na cidade de Gibeom. Sua esposa se chamava Maaca, 36 e seu filho mais velho, Abdom. Os outros filhos de Jeiel foram: Zur, Quis, Baal, Ner, Nadabe, 37 Gedor, Aiô, Zacarias e Miclote. 38 Miclote gerou Simeão. Todos moravam com suas famílias, próximos uns dos outros, em Jerusalém.

39 Ner gerou Quis.

Quis gerou Saul.

Os filhos de Saul foram: Jônatas, Malquisua, Abinadabe e Isbosete.[u]

40 Jônatas gerou Mefibosete.[v]

Mefibosete gerou Mica.

41 Os filhos de Mica foram: Pitom, Meleque, Tareia e Acaz.[w]

42 Acaz gerou Jadá.[x]

Os filhos de Jadá foram: Alemete, Azmavete e Zinri.

Zinri gerou Moza.

43 Moza gerou Bineá.

O filho de Bineá foi Refaías.

O filho de Refaías foi Eleasá.

O filho de Eleasá foi Azel.

44 Estes foram os seis filhos de Azel: Azricão, Bocru, Ismael, Searias, Obadias e Hanã. Todos esses foram filhos de Azel.

João 6:22-44

Jesus, o pão da vida

22 No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar viu que os discípulos haviam pegado o único barco dali e que Jesus não fora com eles. 23 Alguns barcos de Tiberíades se aproximaram do lugar onde o povo tinha comido os pães depois que o Senhor os abençoou. 24 Quando a multidão viu que nem Jesus nem os discípulos estavam ali, todos entraram nos barcos e atravessaram para Cafarnaum, a fim de procurá-lo. 25 Encontraram-no do outro lado do mar e lhe perguntaram: “Rabi, quando o senhor chegou aqui?”.

26 Jesus respondeu: “Eu lhes digo a verdade: vocês querem estar comigo não porque entenderam os sinais, mas porque lhes dei alimento. 27 Não se preocupem tanto com coisas que se estragam, como a comida, mas usem suas energias buscando o alimento que permanece para a vida eterna, o qual o Filho do Homem pode lhes dar. Pois Deus, o Pai, colocou em mim seu selo de aprovação”.

28 “Nós também queremos realizar as obras de Deus”, disseram eles. “O que devemos fazer?”

29 Jesus lhes disse: “Esta é a única obra que Deus quer de vocês: creiam naquele que ele enviou”.

30 Eles responderam: “Se deseja que creiamos no senhor, mostre-nos um sinal. O que o senhor pode fazer? 31 Afinal, nossos antepassados comeram maná no deserto! As Escrituras dizem: ‘Moisés lhes deu de comer pão do céu’”.[a]

32 Jesus disse: “Eu lhes digo a verdade: não foi Moisés quem lhes deu pão do céu. É meu Pai quem dá o verdadeiro pão do céu a vocês. 33 O verdadeiro pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”.

34 “Senhor, dê-nos desse pão todos os dias”, disseram eles.

35 Jesus respondeu: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome. Quem crê em mim nunca mais terá sede. 36 Mas vocês não creram em mim, embora me tenham visto. 37 Contudo, aqueles que o Pai me dá virão a mim, e eu jamais os rejeitarei. 38 Pois desci do céu para fazer a vontade daquele que me enviou, e não minha própria vontade. 39 E esta é a vontade de Deus: que eu não perca um sequer de todos que ele me deu, mas que ressuscite todos no último dia. 40 Pois é a vontade de meu Pai que todo aquele que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”.

41 Então os judeus começaram a criticá-lo, pois ele havia afirmado: “Eu sou o pão que desceu do céu”. 42 Diziam: “Este não é Jesus, filho de José? Conhecemos seu pai e sua mãe. Como ele pode dizer: ‘Desci do céu?’”.

43 Jesus, porém, respondeu: “Parem de me criticar. 44 Pois ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer a mim; e no último dia eu o ressuscitarei.

Nova Versão Transformadora (NVT)

BÍBLIA SAGRADA, NOVA VERSÃO TRANSFORMADORA copyright © 2016 by Mundo Cristão. Used by permission of Associação Religiosa Editora Mundo Cristão, Todos os direitos reservados.