Old/New Testament
Sabedoria para a vida
7 Uma boa reputação vale mais que perfume caro,
e o dia da morte é melhor que o do nascimento.
2 É melhor ir a funerais que ir a festas;
afinal, todos morrem,
e é bom que os vivos se lembrem disso.
3 A tristeza é melhor que o riso,
pois aperfeiçoa o coração.
4 O sábio pensa na morte com frequência,
enquanto o tolo só pensa em se divertir.
5 É melhor ouvir a repreensão do sábio
que o elogio do tolo.
6 O riso do tolo some depressa,
como espinhos que estalam no fogo;
isso também não faz sentido.
7 A extorsão transforma o sábio em tolo,
e os subornos corrompem o coração.
8 Terminar algo é melhor que começar;
a paciência é melhor que o orgulho.
9 Não se ire facilmente,
pois a raiva é a marca dos tolos.
10 Não viva saudoso dos “bons e velhos tempos”;
isso não é sábio.
11 A sabedoria é ainda melhor quando acompanhada do dinheiro;
ambos são proveitosos debaixo do sol.
12 Tanto sabedoria como dinheiro dão proteção,
mas somente a sabedoria preserva a vida.
13 Aceite o modo como Deus faz as coisas;
afinal, quem é capaz de endireitar o que ele fez torto?
14 Desfrute a prosperidade enquanto pode,
mas, quando chegarem os tempos difíceis,
reconheça que ambos vêm de Deus;
lembre-se de que nada é garantido nesta vida.
Os limites da sabedoria humana
15 Vi de tudo nesta vida sem sentido, incluindo justos que morrem cedo e perversos que têm vida longa. 16 Portanto, não seja justo nem sábio demais! Por que destruir a si mesmo? 17 Tampouco seja perverso demais. Não seja tolo; por que morrer antes da hora? 18 Preste atenção a estas instruções, pois quem teme a Deus evita os dois extremos.[a]
19 A sabedoria torna o sábio mais poderoso que dez líderes de uma cidade.
20 Não há uma única pessoa na terra que sempre faça o bem e nunca peque.
21 Não escute a conversa alheia às escondidas; pode ser que ouça seu servo falar mal a seu respeito. 22 Pois você sabe que muitas vezes você mesmo falou mal de outros.
23 Sempre me esforcei para que a sabedoria guiasse meus pensamentos e ações. Disse a mim mesmo: “Serei sábio”, mas não adiantou. 24 A sabedoria está sempre distante e é difícil de encontrar. 25 Procurei por toda parte, decidido a encontrar sabedoria e entender a razão dos acontecimentos. Resolvi provar a mim mesmo que a perversidade é tolice, e a insensatez, loucura.
26 Descobri que a mulher sedutora[b] é mais amarga que a morte. Sua paixão é um laço, e suas mãos são correntes. Quem agrada a Deus escapará dela, mas o pecador será pego em sua armadilha.
27 “Esta é a minha conclusão”, diz o Mestre. “Descobri isso depois de analisar a questão por todos os ângulos. 28 Embora tenha procurado repetidamente, ainda não encontrei o que busco. Entre mil homens, somente um é sábio; mas entre as mulheres não achei uma sequer! 29 Foi isto, porém, que descobri: Deus criou os seres humanos para serem justos, mas eles buscaram todo tipo de maldade.”
8 Como é maravilhoso ser sábio,
analisar e interpretar as coisas!
A sabedoria ilumina o rosto
e abranda a dureza das feições.
Obediência ao rei
2 Obedeça ao rei, como jurou a Deus que faria. 3 Não procure evitar seu dever, nem se junte aos que tramam o mal, pois o rei faz o que bem entende. 4 Suas ordens têm respaldo em seu grande poder. Ninguém pode resistir a elas nem as questionar. 5 Quem obedece às suas ordens não será castigado. Quem é sábio encontrará o tempo e o modo apropriado de fazer o que é certo, 6 pois há um tempo e um modo para tudo, mesmo em meio às dificuldades.
7 Aliás, como é possível evitar o que não se sabe que acontecerá? 8 Ninguém pode impedir o próprio espírito de partir.[c] Ninguém é capaz de evitar o dia de sua morte; não há como fugir dessa batalha. E, diante da morte, a maldade certamente não livrará o perverso.
Os perversos e os justos
9 Pensei muito sobre tudo que acontece debaixo do sol, onde as pessoas têm poder para prejudicar umas às outras. 10 Vi perversos serem sepultados com honra; frequentavam o templo e hoje são elogiados[d] na mesma cidade em que cometeram seus crimes. Isso também não faz sentido. 11 Quando um crime não é castigado de imediato, as pessoas se veem incentivadas a fazer o mal. 12 Mas, ainda que alguém peque cem vezes e continue a viver por muito tempo, sei que aqueles que temem a Deus terminarão em situação melhor. 13 Os perversos não prosperarão, pois não temem a Deus. Seus dias, como as sombras do anoitecer, não se prolongarão.
14 Há mais uma coisa que não faz sentido em nosso mundo. Nesta vida, justos muitas vezes são tratados como se fossem perversos, e perversos, como se fossem justos. Isso não faz sentido algum!
15 Recomendo, portanto, que as pessoas aproveitem a vida, pois a melhor coisa a fazer neste mundo é comer, beber e alegrar-se. Assim, terão algo que os acompanhe em todo o árduo trabalho que Deus lhes dá debaixo do sol.
16 Enquanto procurava sabedoria e observava os fardos pesados que as pessoas carregam aqui na terra, vi que, dia e noite, sua atividade não cessa. 17 Percebi que ninguém é capaz de descobrir tudo que Deus faz debaixo do sol. Nem mesmo os mais sábios conseguem compreender tudo, embora afirmem o contrário.
A morte chega para todos
9 Dediquei-me também a investigar isto: embora os justos e os sábios, e também suas ações, estejam nas mãos de Deus, ninguém sabe o que os aguarda, se amor ou ódio. 2 No fim, todos têm o mesmo destino, seja a pessoa justa ou perversa, boa ou má,[e] cerimonialmente pura ou impura, religiosa ou não.[f] Ocorre o mesmo à pessoa de bem e ao pecador; aquele que faz promessas a Deus é tratado como o que teme fazê-lo.
3 É uma grande tragédia que todos debaixo do sol tenham o mesmo destino. Além disso, o coração das pessoas está cheio de maldade. Elas seguem seu próprio caminho de loucura, pois não há nada adiante, senão a morte. 4 Só para os vivos há esperança. Como dizem: “Melhor ser um cão vivo que um leão morto”.
5 Os vivos pelo menos sabem que vão morrer, mas os mortos nada sabem. Já não têm recompensas para receber e caem no esquecimento. 6 Amar, odiar, invejar, tudo que já fizeram ao longo da vida passou há muito tempo. Já não participam de coisa alguma que acontece debaixo do sol. 7 Portanto, coma sua comida com prazer e beba seu vinho com alegria, pois Deus se agrada disso. 8 Vista roupas elegantes e use perfume.
9 Viva alegremente com a mulher que você ama todos os dias desta vida sem sentido que Deus lhe deu debaixo do sol, pois essa é a recompensa por todos os seus esforços neste mundo. 10 Tudo que fizer, faça bem feito, pois quando descer à sepultura[g] não haverá trabalho, nem planos, nem conhecimento, nem sabedoria.
11 Observei outra coisa debaixo do sol. Aquele que corre mais rápido nem sempre ganha a corrida, e o guerreiro mais forte nem sempre vence a batalha. Às vezes os sábios passam fome, os sensatos não enriquecem, e os instruídos não alcançam sucesso. Tudo depende de se estar no lugar certo na hora certa.
12 Ninguém é capaz de prever quando virão os tempos difíceis. Como peixe na rede ou pássaro na armadilha, as pessoas caem em desgraça de modo repentino.
Considerações sobre a sabedoria e a insensatez
13 Outro exemplo de sabedoria me impressionou enquanto eu observava como as coisas funcionam debaixo do sol. 14 Havia uma cidade pequena, com poucos habitantes, e um grande rei veio com seu exército e a cercou. 15 Um homem sábio, mas muito pobre, usou sua sabedoria para salvar a cidade. Depois, porém, ninguém se lembrou de lhe agradecer. 16 Por isso, pensei: embora a sabedoria seja melhor que a força, o sábio é desprezado quando é pobre. Suas palavras logo são esquecidas.
17 É melhor ouvir as palavras calmas da pessoa sábia
que os gritos do rei tolo.
18 É melhor ter sabedoria que armas de guerra,
mas um só pecador destrói muitas coisas boas.
Conselhos finais de Paulo
13 Esta é a terceira vez que irei visitá-los. “Os fatos a respeito de cada caso devem ser confirmados pelo depoimento de duas ou três testemunhas.”[a] 2 Em minha segunda visita, já adverti aqueles que estavam em pecado. Agora, como naquela ocasião, volto a adverti-los e também os demais de que, da próxima vez, não os pouparei.
3 Eu lhes darei todas as provas que desejarem de que Cristo fala por meu intermédio. Ele não é fraco ao tratar com vocês. Ao contrário, é poderoso entre vocês. 4 Embora ele tenha sido crucificado em fraqueza, agora vive pelo poder de Deus. Nós também somos fracos, como Cristo foi, mas, quando tratarmos com vocês, estaremos vivos com ele e teremos o poder de Deus.
5 Examinem a si mesmos. Verifiquem se estão praticando o que afirmam crer. Assim, poderão ser aprovados. Certamente sabem que Jesus Cristo está entre vocês;[b] do contrário, já foram reprovados. 6 Minha expectativa é que, uma vez que se examinarem, reconheçam que não fomos reprovados.
7 Oramos a Deus para que vocês não façam o que é mau, não para que pareça que fomos aprovados em nosso serviço, mas para que façam o que é certo, mesmo que pareça que fomos reprovados ao repreendê-los. 8 Pois não podemos resistir à verdade, mas devemos sempre defendê-la. 9 Ficamos alegres quando estamos fracos, se isso ajudar a mostrar que, na realidade, vocês estão fortes. Oramos para que sejam restaurados.
10 Escrevo-lhes essas coisas antes de visitá-los, na esperança de que, ao chegar, não precise tratá-los severamente. Meu desejo é usar a autoridade que o Senhor me deu para fortalecê-los, e não para destruí-los.
Saudações finais de Paulo
11 Irmãos, encerro minha carta com estas últimas palavras: Alegrem-se. Cresçam até alcançar a maturidade. Encorajem-se mutuamente. Vivam em harmonia e paz. Então o Deus de amor e paz estará com vocês.
12 Saúdem uns aos outros com beijo santo. 13 Todo o povo santo lhes envia saudações.
14 [c]Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês.
BÍBLIA SAGRADA, NOVA VERSÃO TRANSFORMADORA copyright © 2016 by Mundo Cristão. Used by permission of Associação Religiosa Editora Mundo Cristão, Todos os direitos reservados.