Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

Old/New Testament

Each day includes a passage from both the Old Testament and New Testament.
Duration: 365 days
Nova Versão Transformadora (NVT)
Version
Salmos 120-122

Cântico para os peregrinos a caminho de Jerusalém.

120 Em minha angústia, clamei ao Senhor,
e ele respondeu à minha oração.
Livra-me, Senhor, dos mentirosos
e dos enganadores.
Ó língua mentirosa, o que Deus fará com você?
Como aumentará seu castigo?
Ele a atravessará com flechas afiadas
e a queimará com brasas vivas.

Como sofro na distante Meseque!
É doloroso viver entre os moradores de Quedar!
Estou cansado de habitar
entre os que odeiam a paz.
Procuro a paz,
mas, quando falo de paz, eles querem guerra!

Cântico para os peregrinos a caminho de Jerusalém.

121 Olho para os montes e pergunto:
“De onde me virá socorro?”.
Meu socorro vem do Senhor,
que fez os céus e a terra!

Ele não deixará que você tropece;
aquele que o protege não cochilará.
Aquele que guarda Israel
não cochila nem dorme.

O Senhor é seu protetor!
O Senhor está ao seu lado,
como sombra que o abriga.
O sol não lhe fará mal de dia,
nem a lua, de noite.

O Senhor o guarda de todo mal
e protege sua vida.
O Senhor o guarda em tudo que você faz,
agora e para sempre.

Cântico para os peregrinos a caminho de Jerusalém; salmo de Davi.

122 Alegrei-me quando me disseram:
“Vamos à casa do Senhor”.
Agora estamos aqui,
junto às suas portas, ó Jerusalém.
Jerusalém é cidade bem construída,
com muros firmes e compactos.
Todas as tribos de Israel, o povo do Senhor,
sobem para cá.
Vêm para dar graças ao nome do Senhor,
conforme a lei requer.
Aqui estão os tronos de onde se pronunciam julgamentos,
os tronos da dinastia de Davi.

Orem pela paz de Jerusalém;
sejam prósperos todos que amam esta cidade.
Que haja paz dentro de seus muros
e prosperidade em seus palácios.
Em favor de minha família e amigos, direi:
“Que você tenha paz, ó Jerusalém!”.
Em favor da casa do Senhor, nosso Deus,
buscarei o seu bem.

1 Coríntios 9

Paulo abre mão de seus direitos

Acaso não sou livre como qualquer outro? Não sou apóstolo? Não vi Jesus, nosso Senhor, com meus próprios olhos? Não são vocês resultado de meu trabalho no Senhor? Mesmo que outros pensem que não sou apóstolo, certamente o sou para vocês. Vocês mesmos são prova de que sou apóstolo do Senhor.

Esta é minha resposta aos que questionam minha autoridade.[a] Acaso não temos o direito de receber comida e bebida por nosso trabalho? Não temos o direito de levar conosco uma esposa crente,[b] como fazem os outros apóstolos, e como fazem os irmãos do Senhor e Pedro?[c] Ou será que só Barnabé e eu precisamos trabalhar para nos sustentarmos?

Que soldado precisa pagar pelas próprias despesas? Que agricultor planta uma videira e não tem direito de comer de seus frutos? Que pastor cuida de um rebanho e não tem permissão de tomar de seu leite? Será que expresso apenas uma opinião humana ou a lei diz o mesmo? Pois está escrito na lei de Moisés: “Não amordacem o boi para impedir que ele coma enquanto trilha os cereais”.[d] Deus estava pensando apenas nos bois quando disse isso? 10 Será que, na verdade, não estava se referindo a nós? Sim, essas palavras foram escritas a nosso respeito e, portanto, quem ara e quem trilha o cereal deve ter a esperança de receber uma parte da colheita.

11 Se plantamos sementes espirituais entre vocês, não temos direito a uma colheita material? 12 Se vocês sustentam outros que pregam a vocês, não temos ainda mais direito de receber o mesmo sustento? Mas nunca fizemos uso desse direito. Preferimos suportar qualquer coisa a fim de não sermos obstáculo para as boas-novas a respeito de Cristo.

13 Vocês não sabem que os que trabalham no templo se alimentam das ofertas levadas ao templo, e os que servem diante do altar recebem uma parte dos sacrifícios oferecidos no altar? 14 Da mesma forma, o Senhor ordenou que os que anunciam as boas-novas vivam pelas boas-novas. 15 Contudo, nunca usei de nenhum desses direitos. Não escrevo isso para sugerir que desejo agora começar a fazê-lo. De fato, prefiro morrer a perder o privilégio de me orgulhar de pregar sem cobrar nada. 16 E, no entanto, não posso me orgulhar de anunciar as boas-novas, pois sou impelido por Deus a fazê-lo. Ai de mim se não anunciar as boas-novas!

17 Se o fizesse por minha própria iniciativa, mereceria pagamento. Mas não tenho escolha, pois Deus me confiou essa responsabilidade. 18 Qual é, então, minha recompensa? É a oportunidade de anunciar as boas-novas sem cobrar nada de ninguém, de modo a não desfrutar os direitos que tenho por anunciar as boas-novas.

19 Embora eu seja um homem livre, fiz-me escravo de todos para levar muitos a Cristo. 20 Quando estive com os judeus, vivi como os judeus para levá-los a Cristo. Quando estive com os que seguem a lei judaica, vivi debaixo dessa lei. Embora não esteja sujeito à lei, agi desse modo para levar a Cristo aqueles que estão debaixo da lei. 21 Quando estou com os que não seguem a lei judaica,[e] também vivo de modo independente da lei para levá-los a Cristo. Não ignoro, porém, a lei de Deus, pois obedeço à lei de Cristo.

22 Quando estou com os fracos, também me torno fraco, pois quero levar os fracos a Cristo. Sim, tento encontrar algum ponto em comum com todos, fazendo todo o possível para salvar alguns. 23 Faço tudo isso para espalhar as boas-novas e participar de suas bênçãos.

24 Vocês não sabem que, numa corrida, todos competem, mas apenas um ganha o prêmio? Portanto, corram para vencer. 25 O atleta precisa ser disciplinado sob todos os aspectos. Ele se esforça para ganhar um prêmio perecível. Nós, porém, o fazemos para ganhar um prêmio eterno. 26 Por isso não corro sem objetivo nem luto como quem dá golpes no ar. 27 Disciplino meu corpo como um atleta, treinando-o para fazer o que deve, de modo que, depois de ter pregado a outros, eu mesmo não seja desqualificado.

Nova Versão Transformadora (NVT)

BÍBLIA SAGRADA, NOVA VERSÃO TRANSFORMADORA copyright © 2016 by Mundo Cristão. Used by permission of Associação Religiosa Editora Mundo Cristão, Todos os direitos reservados.