Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

Read the New Testament in 24 Weeks

A reading plan that walks through the entire New Testament in 24 weeks of daily readings.
Duration: 168 days
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Romanos 2-3

Vocês também são pecadores

Se você, meu amigo, pensa que pode julgar os outros, está enganado. Porque quando você julga os outros está se condenando, pois você que está julgando pratica as mesmas coisas que condena. É Deus quem julga aqueles que praticam o mal; e nós sabemos que o seu julgamento é correto. E você, meu amigo, que julga os que fazem o mal, mas faz o mesmo que eles, pensa que vai escapar do julgamento de Deus? Ou será que você despreza a grande bondade de Deus, a sua tolerância e a sua paciência? Por acaso não sabe que a bondade dele devia levar você a mudar de atitude e de vida? Mas você é duro de coração e não quer mudar de atitude. Assim vai fazer com que o seu castigo seja cada vez pior; o castigo que o espera naquele dia de fúria, em que Deus revelará os seus julgamentos justos. “Ele retribuirá a todas as pessoas de acordo com o procedimento de cada um”.(A) Algumas pessoas nunca se cansam de fazer o bem. Elas vivem para a glória e honra de Deus e para uma vida que não pode ser destruída. Deus dará vida eterna a elas. Mas outras pessoas são egoistas. Elas rejeitam o que é certo e escolhem fazer o que é errado. Deus as punirá com toda a sua ira. Haverá aflições e sofrimentos para todos os que fazem o mal; primeiro para os judeus e depois para todos os que não são judeus. 10 Mas haverá glória, honra e paz para todos os que fazem o bem; primeiro para os judeus e depois para todos os que não são judeus. 11 Porque Deus trata a todos da mesma maneira.

12 Tanto as pessoas que têm a lei, como aquelas que nunca ouviram falar dela, têm a mesma culpa quando pecam. Aquelas que não têm a lei e são pecadoras, estarão perdidas; e também aquelas que têm a lei e são pecadoras, serão condenadas pela lei. 13 Porque não são aqueles que ouvem a lei que são justos diante de Deus, mas aqueles que praticam o que a lei diz é que são declarados justos. 14 (As pessoas que não são do povo judeu não têm a lei. Quando, porém, elas fazem o que a lei manda, sem nem mesmo conhecer a lei, então elas mesmas são a sua própria lei. 15 Elas mostram que a obra exigida pela lei está escrita nos seus corações. As suas próprias consciências provam isso e os seus pensamentos os acusarão ou os defenderão.) 16 Isto acontecerá no dia em que Deus, por meio de Jesus Cristo, julgar os segredos de todos, de acordo com as Boas Novas que anuncio.

Os judeus e a lei

17 Você diz que é judeu. Você confia na lei de Moisés e se gaba por estar junto de Deus. 18 Você conhece a vontade de Deus e sabe as coisas que têm importância porque foi educado na lei. 19 Você está convencido de que é um guia para os cegos e uma luz para os que caminham nas trevas. 20 Você pensa que é mestre dos ignorantes e professor daqueles que não sabem nada. Você pensa que sabe tudo e que tem toda a verdade porque você tem a lei. 21 Você ensina aos outros. Por que então não ensina a você mesmo? Você diz aos outros que não se deve roubar. Por que então você rouba? 22 Você diz que não se deve cometer adultério. Por que então você mesmo comete? Você odeia os ídolos. Por que então rouba os templos? 23 Você se orgulha da lei. Por que então desonra a Deus desobedecendo a essa mesma lei? 24 As Escrituras dizem: “Os que não são judeus insultam a Deus por culpa de vocês”(B).

25 Se você segue a lei, então a sua circuncisão tem valor; mas, se você não obedece à lei, é como se você nunca tivesse sido circuncidado. 26 Se um homem não é circuncidado mas mesmo assim obedece aos mandamentos da lei, não será ele contado como um homem circuncidado? 27 Vocês, que são circuncidados e têm a lei escrita mas a ela não obedecem, serão julgados por aqueles que obedecem a essa lei apesar de não serem fisicamente circuncidados. 28 Porque não é judeu quem o é apenas no seu corpo físico, pois a verdadeira circuncisão não é feita somente por fora do corpo. 29 Porém, um verdadeiro judeu é aquele que o é por dentro e a circuncisão verdadeira é aquela feita no coração. Ela é feita pelo Espírito e não pela lei escrita. O verdadeiro judeu recebe honra de Deus e não dos homens.

Então que vantagem há em ser judeu? Qual é a utilidade da circuncisão?

Muita, sob todos os aspectos. Primeiro porque foi aos judeus que Deus entregou as suas palavras.

Que acontece se alguns judeus não foram fiéis a Deus? Será que isso vai impedir que Deus seja fiel?

De maneira nenhuma! Deus continuará a ser fiel mesmo que todos sejam falsos. Como dizem as Escrituras:

“Você será provado justo pelas suas palavras,
    e vencerá quando for julgado”.(C)

Mas se ao fazermos o mal, mostramos mais claramente a justiça de Deus, poderemos nós dizer que Deus é injusto por nos castigar? (Falo em termos humanos.)

De maneira nenhuma! Se Deus não pudesse nos castigar, como ele poderia julgar o mundo?

Alguém pode dizer: “Mas se a minha falsidade serve para que a verdade de Deus seja mais gloriosa, por que sou julgado como pecador?” Isto é o mesmo que dizer: “Devemos fazer o mal para que venha o bem”. Há pessoas que nos acusam de ensinarmos isso.

Tais pessoas estão erradas e deveriam ser condenadas.

Todos somos culpados

Então o que se conclui? Que nós os judeus temos vantagem sobre os outros?

De maneira nenhuma!

Como já dissemos, todos os homens são igualmente pecadores; tanto os que são judeus como os que não são judeus. 10 Como dizem as Escrituras:

“Não há ninguém sem pecado. Ninguém!
11 Não há ninguém que entenda,
    ninguém que busque a Deus.
12 Todos se afastaram,
    todos ficaram sem qualquer valor.
Não há ninguém que faça o bem.
    Ninguém!(D)
13 Suas bocas são como túmulos abertos;
    usam a língua para mentir.(E)
O que dizem é como veneno de cobras!(F)
14     As suas bocas estão cheias de maldições e amargura.(G)
15 Estão sempre prontos para matar
16     e para onde quer que vão causam ruína e miséria.
17 Não conhecem o caminho da paz.(H)
18     Não têm nenhum temor por Deus”.(I)

19 Sabemos que tudo o que a lei diz se aplica aos que estão debaixo dela: os judeus. Assim, ninguém poderá dar desculpas, e todo mundo ficará debaixo do julgamento de Deus. 20 Não há homem nenhum que, por fazer o que a lei manda, possa ser declarado justo diante de Deus.[a] A lei simplesmente mostra o nosso pecado.

Como Deus declara o homem justo

21 Mas agora nos foi revelada a maneira como Deus nos declara justos sem a lei,[b] embora a lei e os profetas já a tivessem anunciado. 22 Deus declara o homem justo por meio da fé que ele tem em Jesus Cristo.[c] Ele declara justas todas as pessoas que creem em Cristo, porque Deus não faz distinção entre quem é judeu e quem não é judeu, 23 pois todas as pessoas pecaram e portanto estão afastadas da glória de Deus. 24 Mas elas são declaradas justas de um modo gratuito, pela graça de Deus. Isto acontece porque, por meio de Jesus Cristo, elas são libertadas do pecado. 25-26 Com a morte de Cristo, Deus o apresentou como um sacrifício que traz o perdão dos pecados através da fé. Com este sacrifício, Deus provou que ele é justo mesmo quando, em tempos passados, teve paciência com os homens e não lhes deu o castigo que seus pecados mereciam. Com este sacrifício, Deus também provou que ele é justo nos tempos presentes, quando ele perdoa os homens. Por causa deste sacrifício, Deus se mantém justo e, ao mesmo tempo, declara justos aqueles que têm fé em Jesus.

27 O que aconteceu então com o orgulho humano?[d]

Foi eliminado!

Será que ele foi eliminado pela obediência à lei?

Não! É pela fé em Cristo. 28 Assim, cremos que o homem é declarado justo pela fé, e não por obedecer a lei.

29 Não é verdade que Deus é somente Deus dos judeus?

Você não acha que ele também é Deus de todos os que não são judeus?

Acho que sim, que ele também é Deus de todos os que não são judeus?

30 Então concordamos que há um só Deus! Por causa da sua fidelidade ele vai libertar do pecado tanto aos judeus[e] como também aos que não são judeus[f].

31 Será que, quando seguimos a fé, estamos destruindo a lei?

De maneira nenhuma! A fé nos faz ser o que a lei verdadeiramente quer que sejamos.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International